Ideias de atividades de coordenação motora grossa

Desde o nascimento, a criança está em constante desenvolvimento, podemos observar que ao passar dos dias, meses, ela vai adquirindo pouco a pouco o controle do seu corpo e desenvolvendo habilidades motoras, sociais, cognitivas que são essenciais para o seu crescimento.

Dentre essas habilidades, podemos ressaltar a coordenação motora que é a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento, de forma ampla ou minuciosa.

De forma ampla temos a coordenação motora grossa, que utiliza os músculos maiores responsáveis pelas habilidades de correr, pular, subir e descer escadas, chutar, pedalar, arremessar, etc.

De forma minuciosa temos a coordenação motora fina, que envolve os músculos dos dedos, das mãos, ao redor dos olhos e boca responsáveis pelas habilidades de escrever, pintar, rasgar, colar, costurar, etc.

O domínio das habilidades motoras é fundamental para as crianças, para seu desenvolvimento e consequentemente também para sua alfabetização. Isso mesmo, a coordenação motora grossa e fina contribuem conjuntamente no processo de alfabetização.

Como trabalhar a coordenação motora com as crianças?

Primeiramente proporcione à elas tempo ao livre, MUITOO tempo ao ar livre, as crianças principalmente na idade de 0-6 anos precisam brincar, e esse brincar é brincar livremente, correr, pular, explorar o mundo a sua volta, é dessa forma que a criança irá “aprender” nessa faixa etária, através do BRINCAR.

O movimento e as atividades físicas são os principais estímulos que o cérebro da criança precisa, por isso proporcione a ela muito tempo para brincar livre.

Benefícios da coordenação motora:

  • Estimula o desenvolvimento cerebral da criança;
  • Ajuda a desenvolver a coordenação motora fina;
  • Estimula as relação interpessoais;
  • Gastam energia;
  • Cooperam com uma boa saúde.

Juntamente com o tempo ao ar livre, podemos oferecer também algumas atividades dirigidas para ajudar à criança a explorar ao máximo a sua capacidade motora e cognitiva.


Aproveite e confira:


Circuito de obstáculos

Coordenação Motora
Coordenação Motora com obstáculos. Imagem: Tempo Junto

Esse é muito legal e você usar o que tiver em casa, basta usar a criatividade. Você pode usar almofadas como obstáculos, ou fazer um caminho no chão com giz ou fita adesiva, indicando o caminho a seguir e ao longo do caminho você irá colocando obstáculos como uma cadeira para a criança passar por cima, uma corda esticada para a criança passar por baixo, um bambolê para ela pular dentro ou fora, a brincadeira rola solta conforme a criatividade, as crianças vão amar, vai render muita diversão e muita energia gasta!

Siga a linha

Coordenação Motora
Imagem: comoeducarseusfilhos

Desenhe uma linha no chão, com giz, ou com uma fita adesiva, faça uma linha reta e peça a criança para ir caminhando um pé atrás do outro pela linha. Comece com a linha reta, depois vá fazendo variações, como uma linha torta, linha em zigue-zague, andar de lado pela linha, andar de costas, ou ainda andar vendado, aumentando assim o nível de dificuldade da brincadeira.

Estátua musical

Brincadeiras musicais. Imagem: Me Põe na História

É a brincadeira da estátua, você pode criar uma playlist com músicas infantis, e dance com a criança livremente, quando a música parar, a criança tem que parar na exata posição que estava dançando.

Tênis de bexiga

Brinquedos que ajudam na coordenação motora. Imagem: alunoon

Crianças amam bexigas, só o fato de brincar de “bater” na bexiga sem deixar ela cair no chão já dá muita brincadeira, mas aprimorando essa brincadeira você pode usar raquetes e simular um jogo de tênis só que ao invés da bolinha, usando a bexiga. Bom realizar essa brincadeira em um lugar que tenha bastante espaço.

Desenho com os pés

Coordenação Motora
Que tal desenhar com os pés? Imagem: artbarblog

Em vez de desenhar com as mãozinhas, experimente pedir que as crianças façam desenhos com os pés, coloque um papel na parede, e ponha elas deitadas no chão de frente para a parede e peça a elas que desenhem livremente com os pés, para isso você pode usar tinta (para os menores) e lápis, canetinha para os maiores. Vai render boas risadas, dá até para fazer um concurso no final de qual desenho ficou mais engraçado.

Entrar e sair de dentro de uma caixa de papelão

Ideias com caixa de papelão. Imagem: cornerstoneconfessions

Nunca subestime uma caixa de papelão, ela pode fazer milagres. Crianças não precisam de muito para se divertir, parece clichê mas não é, uma caixa de papelão para a mente de uma criança pode se tornar muita coisa, desde um barco, casa, carro, avião, etc. Estimula a criatividade e a coordenação motora pois a criança precisa entrar e sair da caixa de papelão, e o movimento de entrar e sair sem cair requer habilidade.

Corrida de saco

Coordenação Motora
Corrida de saco. Imagem: imagem: NaEscola

Que criança não ama correr?! Experimente pedir que ela corra dentro de um saco. Faça uma competição de correr dentro do saco, elas vão amar.

Teia de aranha

Ajudando a desenvolver a coordenação motora. Imagem: Sempre Família

Coloque fitas espalhadas pelo corredor (melhor um lugar estreito, mas você pode adaptar), disponha as fitas como teia de aranha, e peça a criança para passar pelas fitas sem esbarrar nelas, estilo missão impossível.

Corrida de pinguim

Coordenação Motora
Ideias de brincadeiras de coordenação motora. Imagem: theottoolbox

Nessa brincadeira elas terão que andar ou correr com uma bola no meio das pernas (quanto maior a bola melhor), elas irão parecer pinguins andando desengonçadamente!