O primeiro Natal que passamos juntinhos com nosso bebezinho é muito gostoso, cheio de novidades para os bebês pois é repleto de luzes, sons, rostos, emoções…uma verdadeira festa! Mas para os pais nem sempre tudo é tão lindo nessa época, isso porque os bebês saem completamente da rotina deles e experimentam muitas sensações novas juntas que acabam as vezes deixando o bebê cansado, agitado e assim dando mais trabalho para os pais o acalmarem. Pensando nisso reunimos algumas dicas para que todos possam aproveitar melhor esse momento tanto os pais como os bebês.

Cuidado com os sons

Recém-nascidos se assustam fácil com sons altos pois ainda têm a audição sensível por isso é bom na medida do possível deixar o bebê em um lugar menos exposto ao som alto. Cuidado com os fogos de artifício o bebê pode se assustar e ficar bem agitado, feche as janelas e portas para tentar abafar o som, jamais coloque algodão ou qualquer outra coisa do tipo no ouvido do bebê para abafar o som, é muito perigoso pois a criança pode retirá-lo sem querer e por na boca ou até mesmo o algodão entrar no ouvido no bebê e precisar ser retirado em hospital.

Cuidado com os estímulos demais

O Natal oferece muitas oportunidades sensoriais para as crianças de sons, cores, cheiros, etc…mas estímulos demais podem deixar a criança irritada, estressada, cansada. A moderação é sempre a melhor indicação, então é importante que o bebê faça parte das festividades mas sem exposição excessiva como ficar horas na frente da árvore de Natal vendo as luzinhas, ou ficar passando de colo em colo a noite toda, ou até mesmo

passar a noite em claro. Lembrando que bebês tem necessidades diferentes dos adultos, quanto mais nova a criança mais necessidade de horas de sono ela tem, tirar a criança completamente da sua rotina é prejudicial para ela e para os pais que posteriormente terão que lidar com um bebê difícil de acalmar pois bebês expostos a muita estimulação não conseguem dormir de jeito nenhum, se tornam difíceis de acalmar então todo cuidado é pouco.

Deixe a criança se sociabilizar coma  família, mostre a ela a árvore de Natal, as luzinhas, bebês adoram os barulhos dos embrulhos de presentes, deixe à participar desse momento em família mas ao primeiro sinal de sonolência da criança como: coçar os olhos, bocejos, choros, irritação, procure um cômodo mais calmo na casa e coloque o bebê para dormir. Assim todos ficarão felizes, o bebê que teve suas necessidades atendidas e os pais que poderão aproveitar mais da festa.

Aproveite para registrar!

Não deixe de registrar esse momento tão lindo e único. Pois é muito divertido registrar as carinhas que os bebês fazem ao serem expostos a sensações novas. Se não tiver como fazer fotos em estudio, não tem problema reunimos algumas idéias que você pode fazer em casa mesmo, o importante é registrar, torne esse um momento divertido em família.

pinterest
pinterest
pinterest
pinterest
pinterest

Veja mais temas relacionados:

Uma ceia de natal infantil e super divertida

Como arrasar nos presentes de Natal para crianças de 1 a 3 anos

Maternidade Insana: O Natal em família é sempre…

 

 

 

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe
Tags: natal

Conteúdo Recente

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás

Eternizando Momentos Preciosos: A Magia das Fotos de Família na Decoração

Em cada canto de nossa casa, existe a oportunidade de criar um santuário de memórias,…

% dias atrás

Matemática Divertida: 9 Dicas para Ensinar Matemática para Crianças

A matemática é uma parte essencial da vida, e quanto mais cedo as crianças se…

% dias atrás