Quartos

Ideias para criar um cantinho da leitura para seus filhos

Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a leitura, mais o hábito da leitura fará parte de suas vidas. Ao contrário do que se pensa o hábito de ler não começa quando a criança é alfabetizada, ele deve começar desde a gestação e seguir por toda a infância, pois é através da leitura que a criança vai distinguindo vozes e sons, enriquecendo seu vocabulário e trabalhando sua imaginação.

Os livros devem estar desde cedo ao alcance das mãos dos bebês, para que eles possam ir explorando e se familiarizando com esse novo universo dos livros. O ideal é adquirir livros que sejam de capa dura, com folhas grossas para não ocorrer de o bebê rasgar as folhas e depois as comer…kkkkk…bebês amam por tudo na boca. Existem muitos livros também que são sensoriais, chamando a atenção dos bebês que ainda não conseguem prender a atenção nos livros e histórias por muito tempo. Até os 6 meses o bebê provavelmente não irá entender muito do que está sendo lido para ele, mas não desanime, nessa fase o importante é que ele se familiarize com sua voz e se acostume a ver e tocar os livros. Com o passar dos meses ele irá se acostumar ao tempo da leitura e começará a apreciar esse momento e se fazer cada dia mais participante.

Uma idéia para ajudar a estimular a leitura para seus filhos é criar um espaço especialmente para isso no quarto deles ou em algum outro ambiente da casa. Da mesma forma que tem um espaço para os brinquedos e brincadeiras, é importante também ter um espaço que seja criativo e legal para as leituras, tornando esse momento um momento muito mais prazeroso e lúdico.

Algumas dicas para montar um cantinho da leitura:

  • Claridade: o espaço criado precisa ser bem iluminado, o ideal é perto de alguma janela ou entrada de luz natural, caso isso não seja possível, uma idéia muito charmosa é a utilização de luminárias ou luzinhas de natal, vai ficar um charme e seus filhos vão amar;
  • Estantes: todo o ambiente deve ser projetado para estimular a criança, portanto os livros precisam estar ao acesso de suas mãos. Uma estante baixa, prateleiras ou um cesto de livros precisam estar ao alcance das crianças para que eles possam pegar quando quiserem;
  • Conforto: quando vamos ler um livro procuramos um lugar confortável para apreciarmos a leitura correto? Pensando assim, é necessário que o espaço de leitura conte com um lugar confortável para seus filhos apreciarem a leitura. Portanto faço uso de almofadas, puffs, colchão, etc..para tornar o ambiente o mais agradável possível;
  • Silêncio: para ler um livro é necessário que o ambiente a nossa volta esteja em silêncio para não nos desconcentrarmos na leitura, então crie o espaço de leitura o mais longe possível de barulhos e sons externos;
  • Decoração: a leitura estimula a imaginação e o aprendizado, pode parecer bobagem mas a decoração faz diferença na hora de escolher entre ler um livro ou ver uma TV. Imagine-se você no lugar da criança, você gostaria de ler em um cadeira, uma mesa, no chão ou em lugar sem graça, sem atrativo nenhum? Se você tivesse a opção de ler em um puff, ou uma poltrona confortável em um lugar bem iluminado, que tivesse um bom visual, etc… não seria melhor? A verdade é que o lugar é nosso primeiro convite para entrar nesse universo de imaginação, principalmente se tratando de crianças, portanto a decoração está aliada a uma boa leitura, experimente!!!

O cantinho da leitura pode ser dentro do próprio quarto do seu filho, apenas divido por uma cortina, com um tapetinho gostoso no chão, o uso de almofadas, puffs…

Pode ser um estilo de cabaninha dentro do quarto, feito com tecidos pendurados no teto que vão até o chão, dentro você pode colocar um colchonete, almofadas, luzinhas para iluminar…

O espacinho de leitura pode ser dentro do quarto em um ambiente a parte, divido por uma estante ou sem divisão mas claramente demarcado pelos elementos da decoração como poltronas, puff, colchão, prateleiras de livros, quadros, bandeirolas, luminárias ou ainda essa ideia super bacana de uma poltrona de leitura em forma de roda….quanto mais lúdico for esse espaço mais convidativa será a leitura…

A cabana de leitura pode ser estilo de índio, com a estrutura em madeira…fica super divertido estimulando a imaginação.

Pode ser um outro ambiente da casa, não necessariamente dentro do quarto, olha essa ideia bacana de espaço de leitura, com quadrinhos, almofadas, uma cortina para separar o ambiente ….

O espaço de leitura pode contar com ideias sustentáveis como a utilização de paletes e pneus, olha que bacana as inspirações abaixo.

Na falta de espaço, que tal essa idéia de poltrona de leitura pendurada no teto?! Ou essas casinhas super charmosas na versão com colchão ou na versão com um puff e almofadas….

Depois dessas varias ideias lindas e bacanas não falta inspiração para você criar um espacinho de leitura para seus filhos…bóra lá!!!

Espero que tenham gostado!

Beijos.

 

 

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás