IMPORTANTE: O que não pode faltar no enxoval do bebê?

Chegou a hora de fazer as compras para o bebê, confira essa super lista com o que não pode faltar no enxoval do bebê!

Quando você descobre que está grávida um mundo de opções surge instantaneamente na sua frente, é quase um universo paralelo, então bem-vinda a maternidade!

Um universo a parte que com certeza você desconhecia antes de se tornar mãe, existem tantas opções, tantos utensílios, tantas marcas, tanto de tudo, que é SUPER normal se sentir perdida nesse monte de coisas.

As mães de segunda viagem, já passaram pela primeira experiência então já tem mais noção do que foi útil para elas e do que não foi, do que foi importante e do que não foi, do que faltou e do que sobrou, e claro sempre respeitando a máxima de que o que serve para mim pode não servir para você e seu bebê, pois cada família tem seu jeitinho de funcionar, suas logísticas, suas rotinas próprias, suas prioridades, enfim.

As mamães de primeira viagem, ainda não sabem o que será útil para elas ou não, do que irão gostar ou não, do que o bebê fará uso ou não… então para ajudar essas mamães que estão chegando agora para universo da maternidade, organizei alguns itens que no geral são úteis para a maioria das mães.

O que não pode faltar no enxoval do bebê:

Toalhas de Banho:

O que não pode faltar no enxoval do bebê?
Toalhas de banho para bebê. Imagem: Alto Astral

Sim bebês tem que ter suas toalhas de banho separadas dos demais membros da família, por questão de higiene e de impedir o contato com doenças de pele e outras alergias.

O ideal é ter mais de 3 toalhas de bebê, para ir revezando. Opte pelas as que tem capuz, pois ajuda na hora de tirar a criança do banho, protegendo a cabecinha de pegar frio, principalmente no inverno.

Termômetro:

itens que não podem faltar no enxoval do bebê
Itens que podem faltar no enxoval do bebê. Imagem: Danone Baby

Isso mesmo, se você não tem um, adquira um pois será bem útil. Bebês e crianças pequenas no geral tem muitos picos de febre, que é uma reação normal do organismo para evidenciar que algo não está bem.

Os melhores termômetros são os antigos, aqueles de mercúrio eles são ainda os mais confiáveis, mas existem outros muito bons no mercado, como os digitais, e até em forma de adesivo. Se informe qual poderá ser o mais adequado no seu caso, mas não deixe de ter um.

Kit de Higiene:

O que não pode faltar no enxoval do bebê?
Kit de higiene do enxoval do bebê. Imagem: Bebê Abril

Kit para cortar unhas, escova de cabelo com cerdas macias, cotonetes (não é para limpar o ouvido como nos adultos, por sinal nem sequer é recomendado esse tipo de higiene em bebês recém-nascidos, mas os cotonetes são para a limpeza do coto umbilical do bebê), garrafa térmica e algodão (eles são substitutos dos lenços umedecidos nas primeiras semanas), pomada anti-assaduras (tenha no começo uma, por prevenção, pois muitas crianças fazem alergias a determinados tipos de pomadas anti-assaduras e você não sabe como será a pele do seu bebê ainda, o que irá reagir ou não a pele delicada dele, então para evitar gastos desnecessários, compre uma para precaução e deixe para adquirir as demais após o nascimento pois com certeza a compra será mais certa) e sabonete líquido, opte pela versão de sabonete líquido ao invés do sabonete em barra, pois agride menos a pele do bebê, e dê preferência para as versões com pump pois facilita e muito na hora do banho, existem versões específicas para bebês recém-nascidos, com a opção cabelo e corpo, pois bebês recém nascidos não precisam de shampoo e condicionador ainda.


Aproveite e confira:


Meias:

dicas sobre o que não pode faltar no enxoval do bebê
O que não pode faltar no enxoval do bebê? Imagem: Bebê Abril

Sim meias são necessárias, pois o bebê recém-nascido “perde” muito calor pelas extremidades do corpo como pés e mãos, mesmo que você viva em uma região mais quente, ainda assim para as primeiras semanas será recomendado você usar meias nos pés do bebê.

Tenha várias, em torno de 4 ou 6 pares de meia. Uma observação, sapatos não são necessários, afinal bebês não andam, então se quiser comprar algum sapatinho que você achou lindo, ok! Mas não invista seu dinheiro nisso, porque de fato não é útil nos primeiros meses do bebê.

Fraldinhas de pano:

O que não pode faltar no enxoval do bebê?
Itens importante no enxoval do bebê. Imagem: Elena Queiróz

Não são para substituir as fraldas descartáveis, mas sim porque os bebês babam muito, regurgitam, etc. portanto você pode precisar limpar a boquinha do bebê com certa frequência ao longo do dia, e aí que entram as fraldinhas de pano.

Além de você poder usar ela na hora de fazer o bebê arrotar, como proteção do bebê da sua roupa, ou seja, você coloca a fraldinha por cima da sua roupa e escora o bebê para arrotar, protegendo a pele sensível da “sujeira” que sua roupa carrega! Essas fraldinhas são muito úteis, tenha várias, pode ser em torno de umas 6 ou mais, pois como são muito usadas também sujam com muita facilidade.

Lençóis e mantinhas:

Enxoval do bebê. Imagem: Magazine Luiza

Bebês precisam ser aquecidos, então mesmo que ele durma no carrinho, bebê conforto, etc. você irá precisar de cobertores ou mantinhas para aquecer o bebê. Opte pelos tecidos antialérgicos, fuja das opções de lã. Observação: bebês não precisam de travesseiro nos primeiros meses, ele se torna um item meramente ilustrativo.

Roupas:

Roupas essenciais no enxoval do bebê. Imagem: Móveis Henn

Sobre as roupas alguns itens que serão essenciais independente do clima e região, já que nos primeiros dias e semanas o bebê ficará mais reservado, longe das agitações do mundo cotidiano.

  • Bodies: de manga longa e curta, são coringas no vestuário do bebê pois protegem seu peitoral e não ficam “levantando” toda vez que pegamos o bebê no colo, coisas que acontece com as blusinhas e camisetinhas, como são peças separadas elas podem levantar deixando o bebê descoberto e permitindo que ele pegue vento e fique com frio. O que também é bom dos bodies é que eles abrem embaixo, facilitando a troca de fraldas;
  • Calças: as opções com pé para os primeiros meses são ótimas, porque não deixam que as meias se percam, sim você irá perceber que bebês perdem muitos pares de meia, justamente porque as meias ficam “desprotegidas” por fora da roupa;
  • Macacões: usados por cima das bodies e das calças (principalmente em climas mais frios), opte pelas opções com zíper, pois são mais fáceis de abrir na hora das trocas de fraldas e do banho.

close