Instrumentos Musicais DIY

Você sabia que pode fazer instrumentos musicais com coisas que você tem em casa? Confira essas ideias e divirta-se com as crianças!

Musicalizar é introduzir a criança no universo sonoro, e de certa forma prepará-la para o universo musical quando mais tarde ela for aprender a tocar um instrumento musical ou cantar em coro ou solo.

A iniciação da música na vida da criança traz muitos benefícios, um deles é que ela desenvolve os dois hemisférios do cérebro, ativando os neurônios, incentivando o desenvolvimento motor e social, auxiliando no processo da aquisição da linguagem e do desenvolvimento cognitivo.

Portanto o que se observa é que crianças que tem acesso ao universo musical desde cedo, são crianças mais sociáveis, mais atentas, comunicam-se melhor, ficam menos estressadas, são mais concentradas, aprendem a cooperar, esperar e interagem melhor.

E assim como a musicalização, tocar instrumentos musicais também traz muitos benefícios para a criança, ela se beneficia com concentração, disciplina, autoestima, persistência, coordenação motora, além de se autoregular emocionalmente por intermédio da música. Ou seja, crianças que são mais agitadas, se tornam mais calmas, crianças mais desatentas se tornam mais atentas, etc. Só é preciso ter cuidado para se certificar da idade adequada para o aprendizado de cada instrumento musical.

Mas existem instrumentos musicais que podem ser usados a vontade, sem medo de errar, e melhor ainda podem ser fabricados em casa mesmo, assim a criança passa pelo processo de execução do projeto e depois de usufruir e se deleitar em seu próprio instrumento musical.

Confira agora essa seleção de Instrumentos Musicais DIY

1. Violão de Caixa de Papelão

Instrumentos Musicais DIY
https://www.youtube.com/watch?v=r85QowWW5dc

Os materiais que você irá precisar são:

  • 3 moldes de um violão pequeno;
  • 2 moldes apenas do corpo de um violão pequeno;
  • Papelão velho, porém resistente;
  • Cola quente;
  • Tocos de lápis;
  • Estilete;
  • Furadeira;
  • Elástico de borracha.

Como fazer:

Com o molde do violão (que você pode encontrar na internet), faça os contornos no papelão de preferência para os mais grossos, pois são mais resistentes. Faça dois moldes do corpo e três moldes de violão com corpo, braço e um furo no centro. Com a cola quente, una as duas peças completas do violão. 

Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade. Abaixo do círculo no centro, desenhe uma linha reta e quatro pontos. Com o estilete, faça uma abertura rasa nessa linha e cole o pedaço de lápis. Façaos furos nos pontos já traçados. Agora é a vez de cuidar da parte superior. Pegue o pedaço de lápis menor para colar no braço do violão. Siga o mesmo procedimento: trace a linha e os pontos e use estilete e furadeira para definir os cortes. Use as tiras de elástico para fazer as cordas. Prenda quatro tiras em um clipe e passe-as através dos furos, deixando os dois clipes nas extremidades e escondidos na parte de trás, Use a cola quente para colar o clipe no papelão, mas tenha cuidado para não passar cola na tira de borracha. Passe cola quente em toda essa parte traseira do violão e cole mais uma peça completa de violão de papelão.Em seguida, cole as duas peças do corpo de violão para dar mais resistência e durabilidade. Pressione todas as camadas para que fiquem bem firmes. E está pronto para o seu filho se divertir bastante.

(Fonte de Pesquisa: https://comofazeremcasa.net) 

2. Tambor de lata e bexiga

dicas Instrumentos Musicais DIY
https://www.fragmaq.com.br/blog/confira-passo-passo-instrumentos-musicais-reciclados/

Com uma lata vazia, grãos e uma bexiga é possível criar um tambor. Primeiro reserve uma lata vazia de tamanho médio ou grande, higienize ela e depois peça a criança para decorar a lata, pode ser com tinta ou colagem, customizando o tambor. Após a secagem, coloque um punhado de grãos ( milho, feijão, arroz, etc.) dentro da lata, corte uma bexiga e tampe a lata com o pedaço da bexiga cortada, prendendo bem com fita adesiva ou elásticos. As baquetas podem ser duas colheres de pau ou outros dois paus como gravetos aparados sem pontas.

3. Xilofone de água

ideias de Instrumentos Musicais
https://lunetas.com.br/musica-e-cores-aprenda-a-fazer-um-xilofone-a-base-de-agua/

Um instrumento musical divertido, bonito e super fácil de fazer. Você irá precisar de 7 copos do mesmo tamanho de preferência transparentes, água e corante alimentício (ou guache diluído em água).Você precisa alinhar os copos um ao lado do outro, e colocar quantidades diferentes de água em cada um, começando pelo primeiro 25ml, depois 50ml, 75ml, 100ml, 125ml, 150ml e 175ml. Após em cada copo com água adicione os corantes, de preferência cada copo com uma cor, visualmente fica bonito e a criança consegue associar com a cor ao som emitido. Com uma colher bata nos copos para produzir som, e observe que o som varia de acordo com a mudança de copo, pelas quantidades de água diferente.

4. Gaita de palito de picolé

https://br.pinterest.com/pin/167336942374527564/

Você vai precisar de:

  • 2 palitos de picole dos largos;
  • 2 elásticos de borracha;
  • 1 tira de papel do mesmo tamanho dos palitos;
  • 2 pedaços de palitos de dente da mesma largura do palito de picolé.

Faça um “sanduiche” com os palitos de picolé, a tira de papel tem que ir no meio entre os palitos de picolé. Enrole um elástico em cada uma das extremidades. Depois deslize os palitos para dentro do elástico de cada lado. E está pronta a gaita de picolé.

5. Pau (garrafa) de chuva

instrumentos musicais diy
Imagem: Cintia Arteira

A garrafa de chuva funciona como um instrumento de percussão. Os materiais necessários para sua confecção são:

  • rolo de papelão (pode ser aqueles que vem o papel alumínio enrolado);
  • grãos de arroz;
  • tesoura;
  • arame de artesanato.

Comece pedindo a criança que decore o rolo de papel como preferir. Coloque o arame dentro e os grãos de arroz. Feche as extremidades com papel e elástico. E está pronto o pau de chuva.

6. Sinos dos ventos (Wind Chimes)

Instrumentos Musicais
Imagem: happy hooligans

Não sei se você tem em casa ou já viu na casa de alguém aquelas instrumentos, em geral de metal, que ficam pendurados ao ar livre e que produzem som quando o vento toca neles. Dá para fazer um assim com gravetos!

Os materiais necessários serão:

  • gravetos;
  • lixa;
  • Tinta acrílica artesanal;
  • verniz artesanal;
  • ganchos;
  • fio (linha, barbante).

Retira-se a casca dos galhos, e lixa-se os gravetos. Depois peça para as crianças pintarem os gravetos de acordo com as cores do arco-íris, fica lindo! Para uma melhor conservação do instrumento uma vez que ele fica exposto as intempéries, é importante passar verniz. Após a secagem, coloca-se os ganchos em uma das extremidades do graveto, e no gancho coloca-se o fio que irá pendurar cada um dos gravetos individualmente em um graveto maior que será a base do sino dos ventos, depois é só pendurar no teto e deixar o vento correr para a música acontecer.

7. Chocalho

https://www.educlub.com.br/garrafa-sensorial-o-que-e-objetivo-e-como-fazer-uma/

Você irá precisar de garrafinhas de refrigerantes pequenas, depois de higienizá-las, coloque grãos dentro (arroz, milho, feijão, etc.) e vede bem o bocal para não correr o risco da criança abrir. E está pronto um chocalho caseiro, os bebês amam esses!


Aproveite e confira


8. Pandeiro de guizo

https://br.pinterest.com/pin/824229169286735107/

Você irá precisar de dois pratos descartáveis de papelão (dê preferência para os mais firmes), una ambos os pratos com cola quente, depois faça furos ao redor para inserir guizos ou sinos pequenos. Este é outro instrumentos que os pequenos amam.

9. Castanhola

https://www.tempojunto.com/2014/09/26/como-fazer-instrumentos-musicais-com-criancas/

Um instrumento musical muito fácil de confeccionar em casa, basta ter tampinhas de metal (aquelas de cerveja ou refrigerante), e pedaços de papelão. Corte um retângulo de papelão com as pontas ovaladas, e dobre no meio, depois cole em cada extremidade da parte de dentro do papelão com cola quente as tampinhas, duas para cada pedaço de papelão. E está pronta a brincadeira.