Jogos Para Crianças: A Tecnologia Ajuda Ou Atrapalha?

Você mãe que tem acima de 28 anos, deve ter notado atualmente, uma grande mudança quanto à maneira que as crianças aproveitam a sua infância, não é verdade?

Hoje em dia, raramente se vê crianças brincando de pique-esconde, pega-pega, amarelinha, polícia e ladrão, entre outras brincadeiras que antigamente reuniam a criançada nas ruas, e que buscavam simplesmente uma diversão natural e espontânea.

E você, acredita que essa mudança tenha ocorrido devido ao crescimento tecnológico em que vivemos?

Saiba que é exatamente essa a resposta, a tecnologia tem evoluído de tal maneira que, nos deparamos hoje com crianças preguiçosas, desobedientes e sem ânimo para nem sequer procurar uma diversão agradável. E isso é sério, muito sério!

Hoje encontramos por aí jogos de bebê, jogos para crianças de várias idades e até para adultos, sem contar a imensidão de opções tecnológicas que estão sendo inseridas no nosso dia-dia, ou seja, estamos aos poucos nos tornando reféns da tecnologia.

Mas Enfim, Jogos Para Crianças Podem Atrapalhar o Desenvolvimento?

jogos-para-crianças-sedentarismo

Para responder à essa pergunta, vamos conhecer uma pesquisa realizada pela “Digital Diaries — AVG Technologies. Ela analisou a relação criança X tecnologia, entre idades de 2 a 5 anos e obteve dados impressionantes, Veja:

  • 76% sabem como ligar um notebook ou tablet;
  • 73% das crianças jogam jogos on-line;
  • 43% sabem como abrir um navegador;
  • 31% sabem o próprio endereço;
  • 15% sabem nadar;
  • 14% são capazes de amarrar o próprio sapato.

A diferença nas porcentagens são alarmantes, não acha? O que acontece é que as crianças estão adquirindo a habilidade de rápido aprendizado em relação à tecnologia, mas perdendo as principais habilidades de desenvolvimento motor.

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria, afirmam que, bebês entre 0 a 2 anos não devem ter contato algum a qualquer tipo de tecnologia, e crianças de 3 a 5 anos podem se interagir por no máximo 1 hora por dia. Ultrapassando esse tempo correm sérios riscos vitais a saúde.

Especialistas revelam também que, crianças que são expostas por muitas horas diante da TV, futuramente terão problemas com transtornos de atenção, crianças que tem um contato constante com tablets ou notebooks, podem apresentar um índice maior de baixa empatia (o que os impedem de fazer novos amigos), sedentarismo e depressão.

Quais Problemas Meu Filho Pode Enfrentar?

A realidade é que, com a comodidade de hoje, as crianças estão trocando os amigos reais pelos virtuais, trocando brincadeiras saudáveis com os amigos por vídeo games e pela internet.

Existem motivos reais para você regrar o uso excessivo a tecnologia, veja quais são eles:

Desenvolvimento Cerebral

Entre 0 a 2 anos o cérebro da criança é triplicado de tamanho e se desenvolve por meios de estímulos naturais. Acontece que ao expor precocemente um bebê à dispositivos tecnológicos, você estará retardando esse desenvolvimento natural. Impedindo o cérebro a progredir, causando sérios danos cerebrais como:

  • Déficit de Atenção;
  • Atrasos Cognitivos;
  • Dificuldade na fala ou na escrita;
  • Aumento de Impulsividade (desobediência);
  • Desempenho Escolar Negativo;
  • Privação do Sono;
  • Ansiedade, bipolaridade, depressão e comportamento problemático.

Obesidade Infantil

Segundo pesquisas 30% das crianças que possuem TV ou vídeo games em seu quarto, são suscetíveis a obesidade, diabetes e sedentarismo.

Vícios

Crianças com pais também adeptos a tecnologia, são mais suscetíveis a desenvolver um certo vício pelos dispositivos e jogos para crianças, e dificilmente os pais conseguirão acabar com esse vício. O que resultará em consequências citadas acima.

A grande verdade e também um ditado popular é: “Tudo que é em excesso faz mal”. Então seus filhos não irão desenvolver nenhum tipo de problema infantil, se você estipular regras para o uso das tecnologias. Jogos para crianças são saudáveis e divertidos até certo ponto, não proíba, apenas lhe dê uma boa explicação para isso.

É bom lembrar que nossas crianças são o futuro da nação e não haverá futuro se nossos pequenos forem escravos da tecnologia. Influencie seu filho a brincar com os amigos, a desenhar, dançar, pintar, criar novas brincadeiras, enfim, estimule a criatividade dele. Quem sabe assim em pouco tempo conseguiremos recuperar a verdadeira infância!

Para Mais Artigos Como Esse Acesse: