Keep calm and DESFRALDE!

Se você acha que está na hora de fazer o desfralde do seu bebê, reuni aqui para você as melhores dicas para ter sucesso absoluto nesse momento tão importante para os pais e para os filhos.

Eu costumo dizer para minhas amigas que o processo de desfralde faz parte de outro muito maior, de independência na utilização do banheiro de forma em geral. Então, as dicas daqui vão seguir a idéia de que o banheiro vai ser um território a ser explorado e pode ter certeza que seu bebê vai adorar.

Você, a família e a escola também precisam estar em sintonia, mas sempre respeitando os sinais do bebê.

Quais os sinais para iniciar o desfralde?

Os sinais partem principalmente do bebê, mas para estimulá-los, comece usando exemplos para que ele possa comparar a forma como ele faz com o restante do mundo. Fique atenta também:

  • Quando a fraldinha ficar seca por mais tempo e fizer uma grande quantidade de xixi de uma vez só
  • Quando ele demonstrar claro desconforto em relação ao uso da fralda
  • Souber os nomes para xixi e cocô
  • Demonstrar interesse em fazer igual ao irmão mais velho ou aos pais
  • Gostar de ficar sem fralda
  • Pedir!

Não existe uma idade correta para iniciar o desfralde, mas normalmente ela ocorre por volta dos dois anos, quando a criança já consegue verbalizar e compreender conversas simples.

Se você já notou todos esses sinais e muitos outros, então anote nossas dicas!

“Keep Calm” – Mantenha a calma

O processo de desfralde sempre vai envolver alguns “acidentes”. Seja o xixi no carpete, na roupa de casamento ou em todas as cuecas ou calcinhas que você comprou!

Você e todos os envolvidos precisam manter a calma e não demonstrar nervosismo ou insatisfação. O bebê não pode ser pressionado, pois isso não facilitará as coisas.

Pergunte a seu bebê se ele gostaria de ficar sem fraldas

Envolva seu bebê na escolha do momento. Se ele quiser ficar sem fraldas, comemore e dê muitos beijos. Explique como vocês farão, que ele precisará ir ao banheiro como você para fazer o xixi no lugar certo.

Se ele disser não, não desanime. Diga apenas que vocês  vão decidir juntos em outro momento quando será a hora certa. Mas não prolongue muitos dias.

Compre um equipamento adequado!

O processo precisa ser adaptado às necessidades do bebê, e isso envolve o vaso sanitário em tamanho infantil! Existem várias opções no mercado, você precisa escolher a que mais se adapta à sua rotina e a seu filho ou filha.

Comemore cada xixi e cocô!

Para cada um feito no lugar certo, faça uma festa! Cante “we are the champions” ou a música do Ayrton Senna, mas não deixe de comemorar! Quando ele fizer errado, não critique. Mas quando fizer certo, deixe claro o quanto ele te deixou satisfeito!

Libere um pouco a hora do banho

Como ele (ou ela) está dominando o banheiro, a hora do banho também precisa entrar no processo. Avise que a responsabilidade de lavar os pés e a barriguinha será dele. Com sua supervisão integral (afinal de contas, criança não fica sozinha no banho de jeito nenhum!), elogie os esforços e aproveite para falar das partes do corpo, para que servem e estimule ainda mais seu filho!

Mostre como se limpa!

As meninas precisam saber como se limpa da forma e direção correta, e os meninos também. Aliás, alguns meninos aprendem mais facilmente fazer suas necessidades sentados, para só depois começar a fazer em pé.

Isso acontece pois apesar de aprenderem a controlar a hora de ir ao banheiro, eles não conseguem compreender qual será o “produto” em cada ocasião. Então na dúvida, faz sentado mesmo!

Neste primeiro momento do processo de independência no uso do banheiro o bebê precisa assimilar o movimento e a forma correta de limpar, mas por mais algum tempo a limpeza ainda será de responsabilidade dos pais.

Outras dicas interessantes

  • A melhor época para começar o desfralde é no calor, aonde a criança pode ficar com pouca roupa.
  • Pouca roupa é sempre uma boa estratégia! Ou que a roupa seja pelo menos fácil de tirar.
  • A escola precisa estar envolvida no processo. Se todos os coleguinhas estiverem no mesmo momento de retirada, melhor ainda.
  • Compre cuecas lindas e divertidas! Apelar para as princesas e os heróis nesse momento pode ser muito positivo e o lúdico também pode ajudar. As princesas e os heróis vão ajudar a guardar o xixi e o cocô. E seu bebê precisará avisar você com antecedência para não molhar seus amigos queridos.
  • Observe a relação do consumo de líquido e da alimentação com as necessidades fisiológicas do seu filho. Passado algum tempo, pergunte se ele quer ir ao banheiro.

desfralde cueca tricae

desfralde calcinha tricae
Imagens: Tricaê

Outra coisa importante também é que o desfralde não deve ser feito exclusivamente pela escola ou só pela mãe. O pai é muito importante nesse momento, assim como na amamentação, aonde ele pode ajudar e muito!

Muitas mães ficam na dúvida também se devem tirar a fralda noturna ao mesmo tempo, se devem colocar a fralda quando forem sair de casa ou em algum restaurante, e isso tudo vai ser respondido pelo desenvolvimento do seu filho.

Se você continuar usando fraldas eventualmente, ele poderá ficar confuso durante um tempo, aumentando o período do processo de desfralde, mas ele também irá acontecer.

Então, Keep Calm and DESFRALDE!