Lanches Saudáveis para as crianças

Conforme as crianças vão crescendo, as necessidades alimentares também vão mudando e portanto é necessário entender do que o seu filho precisa para que ele possa crescer de forma saudável.

  • até os 6 meses de idade: o bebê precisa manter uma dieta exclusiva de leite materno ou nos casos de restrições de fórmula, que seria o substituto do leite materno;
  • dos 6 meses até 1 ano de idade: o bebê precisa receber alimentos ricos em ferro, além de frutas e legumes, quanto mais oferta e variedade melhor pois o bebê está em desenvolvimento tanto de crescimento quanto de alimentação. Importante não oferecer açúcar para as crianças antes dos dois anos de idade;
  • do 1 ano até os 2 anos de idade: a criança já podem comer praticamente todos os alimentos e portanto quanto mais variedade deles, melhor o hábito alimentar da criança, que está com seu paladar em formação e assim ajuda a criança a ser menos seletiva;
  • Dos 2 a 8 anos de idade: as crianças estão em pleno desenvolvimento, e gastam muita energia nesse período pois estão extremamente ativas, é muito importante manter uma alimentação saudável, uma rotina de refeições ( café da manhã, almoço e janta) e os lanches que são ofertados entre essas refeições principais;
  • Dos 8 aos 12 anos: nessa fase as crianças voltam a se tornar seletivas, uma vez que estão maiores, elas escolhem o que comem baseado no que gostam ou não. Dessa forma, as crianças que tiveram uma trajetória em casa de alimentação saudável, provavelmente terão menos dificuldades nesse período.

Portanto é muito importante que a criança ao longo de todo o seu desenvolvimento tenha uma alimentação adequada com os nutrientes necessários para o seu crescimento e também para que estabeleça bons hábitos alimentares. Uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários precisa incluir:

  • proteínas;
  • carboidratos;
  • sais minerais;
  • vitaminas;
  • fibras;
  • gorduras boas.

Muitos pais, mantém uma alimentação equilibrada nas refeições principais: café da manhã, almoço e janta, mas acabam “errando” ao ofertar entre as refeições principais, lanches “não saudáveis”, como: alimentos industrializados, cheios de conservantes, aditivos e muito açúcar. O problema desses lanches é que além de serem pobres em nutrientes ainda acabam atrapalhando as refeições principais, por exemplo tirando a fome e a motivação de comer algo saudável.

Alguns itens que NÃO devem ser ofertados como lanches para as crianças:

  • alimentos fritos;
  • itens industrializados e processados;
  • salgadinhos;
  • refrigerantes;
  • biscoitos recheados;
  • doces açucarados e com pouco valor nutricional.

E como opção a esses itens acima, abaixo temos algumas boas opções de lanches saudáveis para as crianças:

https://blog.academia.com.br/lanches-saudaveis-para-escola/

Frutas no palito: para as crianças que gostam e as que não gostam muito de frutas, é sempre atrativo ofertar as frutas em palitinhos ou cortados em forma de bichinhos, elas se divertem e se alimentam bem;

Salada de frutas: além de ser servida como sobremesa, também pode ser servida como opção de lanche. Convide as crianças para o preparo da salada de frutas e elas se animarão para experimentar o que elas mesmas fizeram;

Picolé de Frutas: para os dias quentes de verão, uma opção muito saborosa são os picolés de frutas feitos em casa, podendo ser feito com as frutas batidas, ou com água de coco e frutas picadas, além de refrescante é uma opção saudável.

Chips de batata-doce: essa receita pode ser feita na fritadeira elétrica ou no forno, basta descascar a bata-doce (ou não para quem prefere comer com casca), lavar, e cortar em fatias finas, após regar com um fio de azeite de oliva e colocar para assar no forno ou na fritadeira elétrica. Fica sequinho, crocante, saboroso e saudável.

Biscoitinhos de aveia e mel:

https://cooknenjoy.com/biscoito-de-aveia-e-mel/

Confere a receita abaixo:

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de mel;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 xícara (de chá) de aveia
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de chá) de fermento para bolo

Modo de Preparo

Em uma tigela coloque o mel, o açúcar mascavo, a manteiga e o ovo e misture bem. Depois junte a aveia e a farinha de trigo e misture novamente. Por último acrescente o fermento. Com duas colheres vá colocando porções de massa em uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno médio pré-aquecido (cerca de 180 graus) por uns 15 minutos. Esse tempo varia muito de um forno para outro então, assim que o biscoito dourar em baixo pode tirar que está pronto.

Receita: https://www.aquinacozinha.com/

Palitinhos de vegetais: assim como os palitinhos de frutas, os palitinhos de vegetais também chamam a atenção da criança, algumas opções são de cenoura, pepino, tomate cereja e pode acrescentar até um pedacinho de queijo que fica muito saboroso.

Frutas secas e oleaginosas: além de serem saudáveis, pois são ricas em gorduras boas que trazem energia mas sem causar males a saúde, elas trazem uma sensação de saciedade para o organismo, ajudando a diminuir a fome entre as refeições. Opções: uvas passas, tâmaras, castanhas, nozes, etc.

Sanduíches: podem ser feitos de muitos tamanhos (grandes ou minis), de muitos formatos (quadrados, triângulos, estrelas, etc) e também de muitos sabores, são ótimas opções saudáveis de lanches. Opte por pães integrais e queijos brancos, adicione muita salada como alface, cenoura ralada, pepinos, beterraba ralada, etc. Para alternar o queijo, pode-se optar por outra proteína como atum, frango desfiado, etc.

Iogurte: o iogurte é uma bebida láctea, muito benéfica para a saúde intestinal da criança, mas dê preferência para os iogurtes naturais sem adição de açúcar. Ele pode ser servido com frutas, mel, frutas secas e oleaginosas, ou batido com frutas também fica saboroso e nutritivo.

Cookies e bolinhos caseiros: cookies e bolos podem ser consumidos pelas crianças mas sem excessos, opte sempre pelas opções feitas em casa, os alimentos feitos em casa são muito melhores que os comprados, que são cheios de conservantes, corantes e aditivos. Convide seu filho para preparar junto, além de terem um tempo gostoso juntos ainda poderão saborear receitas caseiras preparadas por vocês.

Pipoca: uma opção de lanche saudável, barato, fácil de fazer e muito atrativo para as crianças. A pipoca é uma opção extremamente versátil para os lanches das crianças. Na preparação fuja das pipocas de microondas pois são repletas de sal e aditivos, faça a opção caseirinha com milho de pipoca, e utilize pouco óleo e sal.