Lapbook – o que é? para que serve? e ideias de temas

Você já ouviu falar em Lapbook? A palavra Lapbook vem do inglês: “lap” colo e “book” livro, daí então o significado do seu nome: livro de colo. Esse “livro de colo” é então uma espécie de livro interativo construído pela própria criança a partir de um conteúdo proposto, podendo incluir colagens, ilustrações, dobraduras, desenhos, esquemas, informações, ou seja, tudo que a criança quiser inserir para melhor entendimento do tema de estudo proposto.

Na educação infantil o lapbook é uma ferramenta que você pode usar com suas crianças dentro dos temas que serão abordados em aula, as crianças amam essa interatividade e poder de uma forma visual e tátil abordar o conhecimento aprendido. Essa interatividade traz muita riqueza de informação para a criança.

Os lapbooks também são ótimos como ferramentas de revisão imediata, a criança relembra sobre o que aprendeu através desses livros interativos. Inclusive ela pode fazer uma coleção deles.

E para que serve o Lapbook?

Ele são uma ferramenta de ensino, usada para ampliar o conhecimento da criança sobre determinado assunto, de uma forma mais lúdica e criativa. Podendo serem usados em qualquer área de conhecimento, como para aprender sobre o corpo humano, sobre animais, sobre operações unitárias, pesos e medidas, alfabeto, sons e sílabas, localização no mundo, estações, pintores, etc.

Vantagens dos lapbooks na educação infantil:

  • Reforçar o que a criança aprendeu;
  • Estimular a criatividade com a construção;
  • Também são ferramentas de revisão imediata;
  • São pastas de estudos já prontas, fáceis de serem armazenadas;
  • Podem ser usadas como ferramentas de estudo em diversas unidades.

Como fazer um lapbook?

O ideal é que o primeiro lapbook seja feito de modo simples, ou seja uma folha dobrada em três partes que pode ser de cartolina, papeis de pasta de arquivo, ou qualquer outro papel com uma gramatura maior, que seja resistente para abrir e fechar como um livro. Depois da base do lapbook estar pronta, é hora da criança inserir ali dentro toda a informação e conhecimento sobre determinado assunto de forma criativa, ou seja, ela pode incluir pedaços de revista, de livros, envelopes com informações dentro, projetos colados, desenhos, adesivos, etc, Eles podem ser de qualquer tamanho e forma.

Dentro dos lapbooks também pode ser inseridos minibooks que podem ser de qualquer tamanho ou forma, podendo ser feitos de papel, de tecido ou impressos da internet. Aonde conterá informações que a criança coletou sobre o assunto abordado.

Os materiais que poderão ser usados para confeccionar os lapbooks são: cartolina, cola, tesoura, canetinha, lápis-de-cor, purpurina, papéis diversos, adesivos, etc. Podem ser criados gráficos no computador ou feitos a mão.

Podendo ser criado uma coleção de minibooks, representando cada um, um projeto, um ponto fundamental ou um conceito relativo ao estudo de determinada unidade, fato ou assunto diverso. E depois são colocados dentro de pastas de arquivo, para ficarem melhor organizados e armazenados.

Nenhum recurso deve ser usado até a exaustão, ou até a falta de interesse da criança, por isso não há necessidade de fazer um lapbook para cada coisa que a criança aprenda. O ideal é que ela use sempre e quando for interessante para ela, ou seja, é apresentado o primeiro projeto e depois ela fica livre para escolher quando quiser fazer sobre outros determinados assuntos que esteja aprendendo…

Exemplos de Lapbook:

lapbook
https://www.educlub.com.br/lapbook-o-que-e-para-que-serve-na-educacao-infantil/
  • Lapbook sobre o estudo da Lua. Então ele pode incluir fotos sobre a Lua tiradas de livros, revistas, impressa da internet, etc. Um minibook com o que a criança escreveu sobre sua pesquisa e aprendizado sobre a Lua. Um gráfico de balança para comparar a massa da Lua com a da Terra. Um minibook sobre as fases da Lua;
  • Lapbook sobre dinossauros, ou sobre um dinossauro específico como o Tiranossauro Rex. A criança mostra interesse em fazer sobre esse assunto e trabalhamos junto com ela, para reunir as informações e conhecimentos sobre o assunto de interesse. Um minibook com informações sobre ele, hábitos alimentares, habitat, peso, altura, etc. Um desenho de suas pegadas, uma foto impressa, recortada de uma revista ou um desenho feito a mão pela criança do Tiranossauro Rex.
  • Lapbook sobre consciência fonêmica, colar as letras do alfabeto em ordem alfabética de A a Z ocupando todos os 4 lados do lapbook, essa colagem pode ser feita de pedaços de revistas, livros, impressos da internet, etc. Depois a criança precisa colar adesivos diversos com itens que tenham em conta a letra inicial correspondente no alfabeto. Assim a criança estará classificando as palavras pelo som e não pela letra, ou seja, o objetivo desse lapbook é a classificação pela consciência fonêmica das letras.

Enfim essa ferramenta pedagógica permite uma conexão maior da criança com o conteúdo, pois aquilo que foi aprendido é sintetizado em um material concreto. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais significativa, agradável, mais importante, divertida para a criança.


Aproveite e confira:



Outros temas de interesse que podem ser feito no Lapbook:

  • Estações do ano;
  • Corpo Humano;
  • Cinco sentidos;
  • Artes (música, pintura, escultura…);
  • Bandeiras do mundo;
  • Dinossauros;
  • Planetas e sistema solar;
  • Pesos e medidas;
  • Vulcões;
  • Meios de transporte.
dicas lapbook
https://br.pinterest.com/elineide0562/lapbook/
ideias lapbook
https://studhistoria.com.br/exposicao-escolar/projeto-segunda-guerra-mundial-em-lapbook/
https://bilingualeducationactivities.wordpress.com/2016/07/04/lapbook-livro-de-dobras/
https://www.educlub.com.br/lapbook-o-que-e-para-que-serve-na-educacao-infantil/