A Importância da Leitura Infantil: Encante seu Filho com Histórias

A leitura tem um papel vital no desenvolvimento infantil, estimulando a imaginação, a linguagem e a criatividade, além de fortalecer os laços familiares. Neste artigo, iremos explorar a importância da leitura para as crianças e apresentar cinco etapas para se tornar um excelente contador de histórias.

A Crise da Leitura Infantil

A leitura para crianças parece estar se tornando um hábito cada vez mais raro. Uma pesquisa da Reading is Fundamental (RIF), indicou que os contos de “era uma vez” estão cada vez mais distantes da realidade das crianças. O estudo, que entrevistou mil pais, descobriu que apenas 33% deles leem histórias para seus filhos antes de dormir, enquanto 50% afirmam que seus filhos preferem passar o tempo com TV, tablets e videogames.

Criança Lendo

Benefícios da Leitura para Crianças

Os benefícios da leitura para crianças são imensos. Lucas, um menino de dois anos, é um exemplo vivo disso. Apesar de ainda não saber escrever, Lucas surpreendeu sua família ao reconhecer vários animais durante uma visita ao zoológico – animais que ele já tinha visto em livros. Sua mãe, Jussara Ribeiro, observa: “Percebo que as crianças se tornam mais criativas, desenvolvem escrita, conseguem ter muitas ideias…”

Além de estimular a imaginação e a curiosidade, a leitura pode ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto oral quanto escrita. A psicóloga Frinéa Brandão explica que as histórias também minimizam a solidão, pois despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação.

O Poder das Histórias

As histórias têm o poder de ajudar as crianças a entenderem suas próprias realidades e a descobrirem mais sobre si mesmas. A Casa do Contador de Histórias, em Curitiba (PR), utiliza essa estratégia para ajudar crianças com problemas físicos e emocionais. Eles criam um “cardápio da alma”, que contém situações semelhantes às que a criança está vivendo. Através da história, a criança pode rever sua situação, projetar-se no personagem e encontrar soluções internas.

Pai e Bebê

Como Estimular a Leitura Infantil

Frinéa afirma que nunca é cedo demais para começar a instigar a imaginação da criança. Desde a hora da papinha até as festas de Páscoa e Natal, os pais estão sempre contando histórias para seus filhos. A escolha de um livro adequado para a idade da criança é fundamental para manter o interesse dela.

Levar a criança à livraria para que ela escolha livremente o que quer ler também faz parte do estímulo à leitura. Além disso, quanto mais os pais estiverem presentes nos momentos de leitura, mais prazeroso será para a criança.

5 Passos para se Tornar um Bom Contador de Histórias

  1. Vontade: O simples desejo de ler para o seu filho já é um grande passo.
  2. Interpretação: Alguns pais gostam de interpretar os personagens, outros são mais contidos. O importante é se divertir.
  3. Criação de um clima de magia: Um bom contador de histórias torna a leitura ainda mais especial.
  4. Disposição e entrega: Com um pouco de esforço, é possível criar uma atmosfera mágica em casa.
  5. Prática: Quanto mais você ler, melhor se tornará na contação de histórias.

A leitura é um presente maravilhoso que você pode dar ao seu filho – um presente de conhecimento, imaginação e amor. Então, por que não pegar um livro e começar a ler hoje?

Fonte: Revista Crescer

close