Linda na gravidez: cuidados para as gestantes

Ficar grávida não é desculpa para deixar de se cuidar, não é mesmo? Cabelos, unhas, pele. Durante a gravidez, as mulheres ainda desejam se sentir bonitas. Saiba como ficar ainda mais linda durante a gravidez.

Cuidados especiais durante a gravidez

  • Cabelos

As tinturas de cabelo estão proibidas. Isso porque os produtos químicos passam pela corrente sanguínea, e a mamãe tem uma “conexão direta” com o seu bebê. A amônia, por exemplo, é extremamente tóxica para o feto.

No primeiro trimestre, a atenção quanto ao uso de produtos para os cabelos deve ser redobrada. Após os três primeiros meses, o descolorante pode ser liberado pelo seu médico, porém jamais se deve aplicá-lo próximo à raiz. Sempre o mais longe possível. Lembre-se de que a amônia é uma substância nociva se absorvida pelo organismo da gestante.

A henna e o tonalizante podem ser utilizados durante a gravidez, desde o início, desde que não sejam utilizados com muita frequência.

Deixe os alisamentos e escovas da moda de lado durante a sua gestação. Deixe os químicos para depois e, no lugar, aproveite para se preocupar mais com a nutrição dos fios e fazer uma hidratação saudável, como máscaras capilares naturais.

Mas tenha sempre em mente que a mulher gestante deve se atentar aos rótulos de todos os produtos que utiliza. Se o cabeleireiro não souber, você mãe deve estar informada do que pode ou não usar. Converse sempre com o seu médico. E isso vale para os cuidados com cabelos, unhas e tudo o que usar mesmo.

  • Unhas

As unhas das mulheres crescem mais rápido durante a gravidez. Se você precisa cortá-las com mais frequência do que antes, pode culpar o seu metabolismo.

Querida gravidinha, você pode sim frequentar a sua manicure de costume. Pode pintar e deixar as unhas coloridas, tirar cutículas (cutilar as unhas) e tudo mais. A sua preocupação deve ser apenas a de todas nós, simples mulheres mortais: o cuidado com a higiene no salão.

Aquele mesmo cuidado contra hepatite, HIV, entre outras doenças que surgem no compartilhamento de instrumentos mal esterilizados deve ser o seu, em dobro, já que você carrega uma nova vida.

  • Pele

Nós já deixamos algumas dicas aqui sobre como cuidar das áreas mais afetadas pelo esticamento da pele durante a gravidez, para evitar estrias. Mas não é só isso. Além de hidratar todo o corpo para receber melhor as mudanças ocorridas nesse momento, a gestante pode e deve cuidar da sua beleza de outras formas.

A pele da mulher grávida tem maior tendência ao aparecimento de manchas. Por isso, se você é adepta de esfoliantes que contêm ácido, é melhor rever o uso e pensar em substituir os produtos que vêm usando.

Sua pele está mais sensível, e você precisa ter cuidado com os produtos químicos que vai utilizar. Verifique com o seu dermatologista o que você pode ou não usar, para não descuidar da beleza e nem arriscar sua saúde.

Ácido salicílico é outro ingrediente que não deve ser utilizado por gestantes. A substância encontrada especialmente em produtos cosméticos voltados para o tratamento de peles com acne deve ser suspensa durante a gestação.

O uso de filtro solar para sair de casa é essencial. Se a sua pele enquanto gravidinha tem mais risco de apresentar manchas, não o dispense nunca. E, depois que tiver o bebê, não dispense de qualquer forma. Todas devemos usar proteção solar sempre. Evita câncer de pele, manchas, insolação e o envelhecimento precoce.

  • Dieta

Dieta é sempre um assunto delicado, especialmente para as mulheres gestantes. Cada mulher tem uma necessidade, cada organismo responde de uma forma. Por essa razão, o seu nutricionista é a pessoa que deve dar o veredito final depois de te examinar, conhecer seu histórico médico, para poder dizer o que você deve ou não consumir durante a gravidez.

De uma coisa temos total certeza: frutas, verduras e legumes são excelentes para o bom funcionamento do seu organismo. Um corpo bem nutrido vai oferecer os nutrientes necessários para o bebê. Uma dieta livre de gorduras ruins, açúcares e excesso de sal te fará muito bem.

 

Você tem dicas especiais de beleza durante a gravidez para outras mães? Compartilhe conosco. Vamos adorar ter informações novas.

Quer saber mais sobre gestação? Confira o post que tem o objetivo de te ajudar a ter uma gestação tranquila.

 

 

close