Linha nigra na barriga durante a gravidez (precisa se preocupar?)

Gestação é igual a uma bomba de hormônios, e pense esses hormônios à mil circulando pelo seu organismo só podem acabar acarretando muitas alterações hormonais não?! Alguns desses efeitos a gestante sente diretamente no seu corpo ao longo da gravidez, eles podem até trazer algum benefício (como o crescimento dos cabelos, unhas mais fortes, etc) outras alterações já não são tão ovacionadas assim. Por isso é importante ficar atenta a cada sintoma, a cada alteração corporal para que o médico que está realizando o seu pré-natal possa fazer o acompanhamento adequado.

Por conta das alterações hormonais muitas gestantes relatam o surgimento de manchas durante a gestação como o cloasma no rosto, estrias e a linha nigra, são manchas muito comuns na gestação tanto que cerca de 70% a 90% das gestantes apresentam uma ou mais delas.

Mas hoje vamos falar um pouco mais sobre uma dessas manchas em específico, aquela linha escura que surge na barriga da gestante, dividindo sua barriga em duas partes, conhecida como linha nigra ou linha púrpura que é de surgimento exclusivo da gestação.

Algumas mulheres ficam preocupadas com o surgimento dela, se perguntam se o seu aparecimento pode estar ligado a alguma doença ou complicação da gravidez, se ela vai permanecer após a gestação, dúvidas a mil…

Então, na verdade a linha nigra sempre esteve presente ali na sua barriga, mas ela só não era tão perceptível para você, mas ela vai se tornando visível ao longo da gestação. Ela aparece geralmente entre a 14º e 16º de gestação, mas pode aparecer mais tarde também. No início ela é bem suave parecendo uma sombra, que vai escurecendo aos poucos até ficar a típica linha divisória na barriga da grávida. Em algumas gestantes a linha é mais suave e em outras é mais escura e marcada, mas isso é um fator que depende de cada mulher.

Essa linha pode aparecer apenas na parte posterior ao umbigo, bem como em toda a extensão abdominal da mulher desde o término da linha torácica até a pelve, e ela mede em torno de 1cm de largura, mas esse valor também pode variar de gestante para gestante.

Mas afinal porque a linha nigra aparece?

Essa linha escura na barriga, conhecida como linha nigra ocorre devido ao aumento do estrogênio e também pela distensão abdominal para acomodar o crescimento do útero e do bebê. O estrogênio eleva a produção hormônio melanocítico estimulante (MSH), esse hormônio junto a distensão abdominal faz acumular a pigmentação nessa área divisória e aí a linha aparece. A hiperpigmentação ocorre também em outras regiões do corpo onde a pele é esticada, devido ao aumento de volume em certas áreas do corpo.

Ao mesmo tempo, o aumento da melanina também faz com que outras regiões do corpo escureçam, como manchas no rosto (cloasma), na pele ao redor dos seios (aréolas), nas axilas ou até mesmo na virilha.

A linha nigra na gravidez não apresenta qualquer risco para a mãe ou o bebê. Trata-se de algo natural que ocorre durante a gestação. Porém, saiba que alguns estudos têm relacionado uma linha negra muito escura com baixa concentração de ácido fólico no organismo da mãe. Por isso, você pode conversar com seu médico e checar a concentração de ácido fólico em seu organismo se acredita que sua linha está muito escura.

(Informações extraída do texto “Linha Nigra: linha escura na barriga durante a gestação” do site Clinica Dom Guanella)


Aproveite e confira:


Cuidados para se ter com a linha nigra:

Mesmo sendo um efeito natural da gestação, ainda assim é importante que se tenha uma série de cuidados que a gestante deve ter por conta da linha nigra. Abaixo alguns deles:

  • Evite exposição solar: principalmente nos horários de pico (10h às 16h) mas caso precise se expor ao sol use bastante protetor solar, de preferência com fatores de alta proteção;
  • Hidrate bem a sua pele: use, diariamente, um bom creme hidratante, para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto.
  • Hidrate seu corpo: Ingira muitos líquidos ao longo do dia, mas principalmente beba muita água!
  • Cuide bem da sua alimentação: aproveite para enriquecer o seu cardápio com alimentos integrais e ricos em ácido fólico e cálcio, como grão de bico, brócolis e feijão.

Portanto, não deixe de tomar todos os cuidados indicados para manter a linha nigra bem tratada durante a gravidez e favorecer o seu rápido desaparecimento no pós-parto.

Quando ela desaparece?

A linha nigra tende a sumir até 12 semanas após o parto e sem precisar de ajuda de nenhuma medicação, somente com a baixa gradativa dos hormônios do pós parto, uma vez que seu surgimento é devido as alterações hormonais. Mas para ajudar no desaparecimento da linha nigra após a gestação use cremes esfoliantes pelo menos duas vezes na semana na região, pois estes ajudam na renovação da pele do local fazendo assim com que a linha nigra desapareça com maior facilidade.

Também é importante fazer uso durante toda a gestação de ácido fólico, para evitar que a linha nigra perdure por muito mais tempo após a gravidez. Pois o ácido fólico tem propriedades que podem fazer com que o hormônio melanócito aumente com menor velocidade e menor quantidade.

close