Livros Infantis sobre sentimentos (luto, medo, ciúmes, nojo, gratidão, amor…)

Existem alguns assuntos que são difíceis de explicar, de conversar ou de entender o que a criança está sentindo né, muitas vezes nem elas conseguem expressar bem o que estão sentindo. Por isso adoro usar livros infantis, eu e minha filha mais velha conversamos muito após cada leitura de livros, além de conversar sobre o que aconteceu na história, conversamos sobre os sentimentos dos personagens, o que poderia ter sido diferente, etc.

Por isso hoje selecionei alguns livros infantis que podemos conversar sobre sentimentos com nossos filhos:

  • “A parte que falta” e “A parte que falta encontra o grande O” – Editora Companhia das Letrinhas

O primeiro livro “A parte que falta”se tornou sucesso depois que a Jout Jout Prazer falou sobre o livro no seu canal e até chorou. O tema é um raio X da natureza humana. Vivemos numa época de excessos, todo mundo quer mais, quer alguma coisa, mas a falta sempre continua. O autor fala desse problema que está muito presente na nossa geração, que é a falta. Como o livro é para crianças, ele fala disso de um jeito lúdico e sensível. E esse livro apesar do foco ser as crianças, ele também é um ótimo livro para adultos pois “a falta” é um problema com que todos sofremos. Adoro esses livros que falam tanto com crianças como com adultos, que são escritos de uma forma sensível sobre temas importantes da vida. Esses dois tem pouco texto, desenhos com traços simples, de leitura rápida e sem pintura. Ótimo para conversar com as crianças sobre esse desejo de sempre querer algo mais e também sobre amor-próprio.

Esses livros são da editora Companhia das Letrinhas e você pode comprar aqui: A parte que falta e A parte que falta encontra o grande O

livro-infantil-a-parte-que-falta
Livro Infantil sobre a falta que sentimos: A parte que falta e A parte que falta encontra o grande O
  • Madeline Finn e Bonnie – Lisa Papp – Editora Salamandra

Madeline é uma menina que não gosta de ler, nada. Ler em voz alta na escola é pior ainda, ela se atrapalha na hora da leitura e seus colegas riem dela. Na escola a professora de Madeline dá um adesivo para quem lê bem em sala de aula, mas a garota não consegue ganhar nenhum e lógico fica triste sempre que isso acontece. Certo dia, sua mãe decide levá-la à biblioteca e Madeline se depara com algo inusitado: vê crianças lendo histórias para… cachorros! E o bom é que ela poderia ler para Bonnie, uma linda cadela branca que parecia um urso polar. Madeline adora a ideia e percebe que o bichinho não dá importância nenhuma quando ela erra, bem diferente de seus colegas de classe. Nesse livro podemos acompanhar as angústias de uma criança que está começando a ler e que vai ganhando confiança ao longo de suas leituras para Bonnie, até que chega o dia de ler na sala de aula novamente. Certamente, os pequenos que estão em fase de alfabetização irão se identificar com Madeline. Aqui em casa esse livro foi sucesso, ótima história sobre um momento delicado para as crianças e com belas ilustrações .

Esse livro é da editora Salamandra e você pode comprar “Madeline Finn e Bonnie” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-sobre-sentimentos
Livro Infantil sobre Bullying: Madeline Finn e Bonnie
  • Lina e o Balão – Komako Sakai – Editora Pequena Zahar

Singelo e profundo, com ilustrações delicadas e um enredo simples, ótimo livro para os pequenos.

Num passeio, Lina ganha um balão amarelo, que para não perder leva para casa amarrado no dedo. Em casa sua mãe tem uma ideia para o balão não ficar alto, pendura um talher na cordinha, e assim Lina não desgruda do balão, que de brinquedo passa a companheiro de brincadeiras: comidinha, coroas de flores… Mas um vento forte carrega o balão, que fica preso em uma árvore! Lina fica muito triste, chora; tinha planos com o balão para a hora de dormir…. Mas a mamãe promete que no dia seguinte pegará uma escada para alcançar o balão amarelo, e Lina se acalma. E quando olha da cama, pela janela, lá está o balão.

Esse livro foi publicado pela Pequena Zahar e você pode comprar “Lina e o Balão” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-dicas-lina-e-o-balao
Livro Infantil sobre perda: Lina e o Balão
  • A bolha de Maju – Karina Picon – Editora Boa Nova

Você já teve vontade de entrar em uma bolha para se proteger de tudo aquilo que lhe causa dor? E para nós que somos mães as vezes queremos colocar nossos filhos em uma bolha para não serem machucados por esse mundo. Mas a vida não é assim, eles precisam aprender a encarar e superar seus medos, fracassos e problemas.

Nesse livro conhecemos a Maju, uma menina que resolve criar uma bolha ao seu redor para não sofrer mais. Mas ao longo da história ela entende que não é bom essa bolha que ela criou para se proteger, ela precisa interagir com o mundo ao seu redor, e aprender a transformar seus medos em coragem.

Esse livro foi lançado pela editora Boa Nova e você pode comprar “A bolha da Maju” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-medo
Livro Infantil sobre medo e insegurança: A Bolha de Maju
  • O menino que colecionava lugares – Jader Jane – Editora Mediação

Nesse livro conhecemos a história de um menino que tinha muito medo de esquecer dos lugares por onde andava. Então, um dia, ele ganhou uma velha lata de sua avó e pensou em guardar pedaços dos lugares por onde andava dentro dela. E ele tinha um jeito especial de fazer isso…

Esse livro é bem colorido e rende várias conversas sobre viagens e passeios e como podemos guardar lembranças do lugares que estivemos, lógico que tudo fica dentro da gente, na nossa memória, mas crianças pequenas logo esquecem daquelas férias inesquecíveis (kkkkk) então é bom ter alguma forma de guardar memórias do lugar, uma das formas mais simples são fotos, outra forma é comprar alguma lembrancinha do lugar.

Esse livro é da Editora Mediação (ISBN: 978-85-7706-094-8, 1ª ed. e tem 40 páginas), você pode comprar “O menino que colecionava lugares” no próprio site da editora aqui.

livro-infantil-o-menino-que-colecionava-lugares
Livro Infantil sobre medo: O Menino que colecionava lugares

Aproveite esse tema confira: Project Life – um álbum de fotos de scrapbook mais rápido e simples de fazer

  • Milly, Molly e As Sementes de Jimmy – Gill Pittar – Editora Geração Editorial

Nesse livro as meninas vão enfrentar a perda do colega Jimmy, ele ficou doente e acabou morrendo. Nesse livro temos a professora de Milly e Molly conversando com os alunos sobre a morte de Jimmy, a tristeza que fica na sala, o período de luto e depois uma surpresa que vai ajudar as crianças a lidarem com a perda de Jimmy.

A série de livros Milly, Molly foi escrita para promover a aceitação da diversidade e valores sadios para a educação do caráter.

Esse livro faz parte de uma coleção lançada pela Geração Editorial e você pode comprar “Milly, Molly e As Sementes de Jimmy” na Amazon clicando aqui e também pode comprar a coleção Milly e Molly (com 8 volumes) aqui.

livro-infantil-sobre-morte
Livro infantil sobre a morte: Milly, Molly e as sementes de Jimmy
  • O menino e o oceano – Max Lucado – Editora Hagnos

Linda forma de explicar sobre o amor de Deus nesse livro!!! “O amor de Deus é como o oceano, meu filho,” disse a mãe. “Está sempre aqui. É sempre profundo. Nunca acaba. O amor de Deus é pra lá de especial.”

Nesta doce história que envolve um menino, seus pais e as maravilhas da criação. Da vasta extensão do oceano às grandiosas alturas das montanhas, Max Lucado (adoro os livros do Max Lucado) nos conduz em uma viagem de descoberta e agradecimento à medida que nos mostra uma criação que expressa o amor inigualável do Criador.

Esse livro foi lançado pela editora Hagnos e você pode comprar “O menino e o oceano” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-sobre-o-amor-de-deus
Livro Infantil sobre o amor de Deus: O menino e o oceano
  • Adivinha quanto eu te amo – Sam McBratney – Editora Martins Fontes

Esse livro é um dos preferidos da Isabela. Livro em pop-up, onde o filhote começa a mostrar o tamanho do seu amor pelo seu papai e o papai responde comparando seu amor com coisas maiores ainda.

Isabela adora livros interativos, então gosta muito de ficar movendo os personagens dessa história, o coelho estica, abre os braços, gira… e adorou o coelhinho mostrando o tamanho do seu amor.

Esse livro gera muitos momentos de conversas sobre o tamanho do amor do papai e da mamãe por ela, e o tamanho do amor dela pela gente. Ótimo livro para conversar sobre amor com crianças. Aqui em casa todos adoramos.

Esse livro foi lançado pela Editora Martins Fontes e tem também em outros formatos. Você pode comprar Adivinha Quanto Eu Te Amo na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-adivinha-o-quanto-eu-te-amo
Livro Infantil sobre o amor dos pais: Adivinha quanto eu te amo
  • Tromba Tromba – David Mckee – Editora Pequena Zahar

Vamos falar sobre preconceito! Uma história simples sobre elefantes brancos e elefantes pretos que se odeiam e resolvem guerrear até se matarem. Os elefantes que não estavam de acordo com a guerra se abrigam.
Por muito tempo não se vê mais elefantes sobre a terra até que os netos daqueles elefantes que se abrigaram durante a guerra aparecem, e olha só, eles são cinzas! E eles se dão bem… mas lógico que tem que aparecer algum motivo bobo pra começarem outra briga né? Agora é os de orelhas grandes se estranhando com os de orelhas pequenas…
Ótimo livro para conversar sobre preconceito, diferenças, tolerância e violência com as crianças.

Esse livro foi lançado pela editora Zahar e você pode comprar “Tromba Tromba”na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-preconceito
Livro Infantil sobre preconceito: Tromba Tromba
  • O livro da Gratidão – Todd Parr – Editora Panda Books

Aproveitando para incentivar a leitura nos pequenos e também ensinar sobre gratidão. Que tal usar um livro infantil que fale sobre o assunto?

Aqui em casa usamos O livro da gratidão de Todd Parr, o livro tem desenhos bem coloridos que as crianças adoram, além de muito bom humor.

O livro nos faz pensar nas coisas simples do nosso dia a dia, mas que fazem a diferença, para sermos gratos por tudo, não só por coisas grandes que acontecem como viagens ou presentes que recebemos, mas sim pelo nosso cabelo que nos faz únicos, pela comida que nos deixa forte, pela roupa que serve, pelo jardim onde podemos ver animais e plantas e por muito mais.

Esse livro foi lançado pela editora Panda Books e você pode comprar “O Livro da Gratidão” pela Amazon clicando aqui.

livro-da-gratidao-livros-infantis
Livro infantil sobre gratidão: O livro da Gratidão
  • É meu – Tracey Corderoy – Editora Ciranda Cultural

E agora algo bem comum no meio das crianças, egoísmo…

Esse livro é da Coleção Toque e Sinta, então sempre onde aparece o tigre de pelúcia ele tem a textura de pelúcia, isso faz com que as crianças fiquem procurando o tigre para ficarem passando a mão.

Lulu e Nino são amigos e gostam de brincar juntos. Mas um dia o pequeno Nino não quer emprestar o seu tigre de pelúcia preferido para Lulu. (Isso quase nunca acontece na vida real né mamães?).

Mas depois eles descobrem que dividir os brinquedos com os amigos é muito mais gostoso que brincar sozinho.

Esse livro é da editora Ciranda Cultural e você pode comprar “É meu” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-toque-e-sinta
Livro infantil sobre egoísmo: É meu
  • Bonifácio, o porquinho – Marilia Pirillo – Editora WMF Martins Fontes

Que tal conversarmos sobre nojo? Nesse livro acompanhamos a história do porquinho Bonifácio… ele tem nojo de lama, não gosta de brincar no chiqueiro, não gosta de sujar… mas ele é um porco e sua família não entende como ele pode ser assim. Ele até quis aprender a nadar no riacho…

Mas um dia Bonifácio descobre como é bom brincar sem medi de se sujar e depois é só tomar um banho gostoso.

Esse livro foi lançado pela editora WMF Martins Fontes e você pode comprar “Bonifácio, o porquinho” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-sobre-nojo
Livro infantil sobre nojo: Bonifácio, o porquinho
  • O Escuro – Lemony Snicket – Editora Companhia das Letrinhas

Esse livro fala sobre o medo, medo do escuro, que o escuro está sempre por perto, atrás da porta, dentro do armário… E Luca, o menino dessa história vai descobrir que existe uma solução para o seu grande medo do escuro.

Livro com história simples, curta, ótimo para crianças mais pequenas, e trata do escuro com uma solução bem prática, é só ligar a luz e pronto! Acabou o escuro!

Esse livro foi lançado pela Companhia das Letrinhas e você pode comprar ” O Escuro” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-sobre-medo-do-escuro
Livro Infantil sobre medo do escuro: O escuro
  • Coleção Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz – Ruth Rocha e Otavio Roth – Editora Salamandra

Vou começar indicando essa coleção linda. Na década de 90, o escritor Otávio Roth criou dois livros, chamados “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e “Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, agora, mais de vinte anos depois, a autora Ruth Rocha (que já lançou vários livros com Otávio Roth) resolveu propor uma nova leva de livros que agora formam a coleção “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz” que reúne o melhor dos pequenos prazeres da vida, e dois livros são inéditos de autoria de Ruth Rocha.

São tantas coisinhas que deixam a gente feliz né? Como por exemplo… ter alguém para abraçar, passarinhos na janela, acordar com cafuné, começar um caderno novo, brigadeiro na panela, cheirinho de mato molhado, fazer um amigo feliz e muito mais. Todas essas pequenas coisas reunidas nessa coleção! Super recomendo.

Essa coleção foi lançada pela editora Moderna e você pode comprar essa coleção na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-sobre-felicidade
Coleção de livros infantis: Coisinhas à toa que deixam a gente feliz

Gostou das dicas de livros infantis de hoje?

Confira mais livros aqui -> Dicas de literatura infantil