Massagem para bebês, um momento de conexão

Você tem um santo remedinho para cólica? Eu tenho um para indicar.

E um santo remedinho para acalmar o bebê? Eu tenho um para indicar.

E um santo estímulo para seu bebê? Eu tenho um ótimo!

E que tal um remedinho para confortar seu bebê? Eu tenho esse para indicar também.

E todos eles tem apenas um nome? Sim, tem também. Massagem para bebês!

Você pode achar que massagem para bebês seja uma coisa recente, que trouxeram da Índia com um nome bem exótico para dar crédito aos seus efeitos, como é o caso da Shantala. Mas a massagem para bebês é bem mais antiga que nossas avós.

A Shantala é de fato uma técnica indiana, ensinada de mãe para filha à milhares de anos e gerações, mas esse nome foi dado por um médico francês chamado Frederick Leboyer à técnica descrita em um livro, que aprendeu depois de  passar alguns meses na Índia. O nome foi uma homenagem à mulher indiana que o ensinou, Shantala.

Mas nossas mães faziam massagens em nós quando éramos bebês muito antes dessa técnica chegar ao Brasil, não é mesmo? Quem não conhece por exemplo a massagem para cólicas, que consiste em deitar o bebê de barriga para cima e esticar e contrair a perninha fazendo uma leve compressão ritmada na barriga do bebê?

Imagem: Revista Kayros
Imagem: Revista Kayros

Ela é muito efetiva e muitas vezes percebemos o efeito (leia-se “Gases saindo”) no momento da massagem. É possível também fazer movimentos circulares com a perna para atrair atenção do bebê e fazer com que ele permita que a massagem continue no momento de sua dor.

Reflexologia como massagem para bebês

A reflexologia é uma massagem que consiste em apertar pontos nos pés que correspondem aos demais orgãos do corpo humano. Assim, ela previne doenças e atua no relaxamento do corpo.

Também é muito usada nos bebês, que curtem muito o momento. Através da imagem abaixo é possível identificar os pontos de atuação da massagem. Ela também ajuda na circulação sanguínea e na liberação de ácido úrico do organismo, mas seria necessário ter um conhecimento maior da técnica ou, procurar um massagista especialista para atingir esses objetivos mais complexos.

Imagem: Bella Spa Urbano
Imagem: Bella Spa Urbano

Shantala: A conhecida massagem para bebês

A Shantala é a massagem para bebês mais conhecida, e engloba todo o corpo. O ideal é iniciar a massagem à partir do primeiro mês de vida do bebê e mantê-la o maior tempo possível.

As clínicas de assistência pediátrica normalmente oferecem cursos à partir de duas horas explicando os principais movimentos, mas você também pode encontrar cursos virtuais, dicas em sites de massagem e muitos livros.

O ideal é fazer a massagem com o bebê totalmente despido, por isso é importante escolher um ambiente totalmente fechado e quente. O óleo mineral também ajudará a deslizar e fazer os movimentos com os membros dos bebês.

Uma massagem realmente orientada trará muitos benefícios do bebê, como o fortalecimento da relação afetiva com a mãe, o conhecimento do corpo e dos sentidos, relaxamento e muito mais. E isso é muito importante nos primeiros meses de vida do bebê e da mamãe que está se descobrindo nesta nova etapa da vida. E junto com o descobrimento, vem algumas dúvidas e inseguranças.

Neste post AQUI falamos sobre alguns mitos e verdades sobre os cuidados com o recém-nascido. E a forma de manusear o bebê nos primeiros meses é algo que sempre nos causa dúvida, e por isso vale muito à pena a leitura para saber os mitos e verdades dos primeiros cuidados se você está interessada em massagem para bebês como a Shantala.

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest