Mindfulness para crianças: 8 Exercícios Para Crianças (testados e aprovados)

Antes de tudo… Você já deve ter ouvido falar em Mindfulness, mas você sabe o que é?

É a prática da atenção plena, é uma busca de estar 100% no momento presente e naquilo que se está vivendo, tem se mostrado uma ferramenta excepcional tanto para melhorar o desempenho acadêmico como para desenvolver a inteligência emocional dos jovens e em muitas escolas é uma prática que já vem1 acontecendo (nos Estados Unidos e na Europa, o número de escolas que dedica algumas horas por semana ao ensino da técnica é cada vez maior, no Brasil ainda são bem poucos, mas deve aumentar).

Descansar a mente, ou apenas “focar”, é algo que fazemos com cada vez menos nesse mundo conectado, ocupado e multitarefa em que vivemos. De todo o tempo que passamos acordados, quase a metade – 47% – é gasta com dispersão, segundo um estudo da Universidade de Harvard publicado na revista Science.

É como se vivêssemos metade de nossas vidas no mundo da Lua, o que prejudica o aprendizado, as relações, o trabalho e a nossa vida de modo geral. Enfim, nos rouba a felicidade. As crianças, por incrível que pareça, também são vítimas dessa e desatenção.

Com a finalidade de ajudar as crianças a terem foco selecionei alguns exercícios que podem ajudar muito nesse processo.

exercícios de mindfulness para criancas
Mindfulness para crianças e adolescentes: as vantagens da meditação no dia a dia! Imagem: pexels

Exercícios de Mindfulness para crianças e adolescentes

Recordando objetos

Leve seu filho para um passeio em um local específico como um bosque, o caminho para o colégio, um trajeto de carro, uma rua…

Explique como a “brincadeira” vai funcionar. A criança deverá estar bem atento a tudo o que vê pelo caminho. Ao finalizar o passeio, peça-lhe que recorde 5 coisas que tenha visto. Que coisas eram (uma árvore, um animal, um prédio, um caminhão, uma cerca…)? Como era cada coisa?

Motive-o a perceber as qualidades de cada uma dessas coisas recordadas, simplesmente apreciando as características que a formam.

Vejo você

Essa é uma atividade que motiva o desenvolvimento da emoção. Uma ferramenta maravilhosa para despertar a empatia e criar vínculos afetivos.

O jogo deve ser realizado em duplas, um de frente para o outro. Durante um tempo, temos de olhar nos olhos um do outro sem perder o contato. Manter o olhar atento é o foco de concentração.

Jogo do silêncio

Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho. Convide-o a estar em silêncio, tal como as montanhas ou as flores. Peça que feche os olhos e se mantenha tranquilo e atento até que se termine o tempo.

Se a criança é pequena ela ainda não terá muita noção do tempo. Por isso, para que compreenda a atividade, sugerimos que você deixe visível um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio, um timer de cozinha ou até o microondas.

Nas primeiras vezes a criança não se concentrará muito, não porque não tenha a capacidade, já que é capaz de brincar com o mesmo brinquedo por vários minutos repetindo as mesmas ações. O que passa é que, nesse caso, ela está ativa. E agora a atividade é bem tranquila, então a criança deve se habituar a esse novo tipo de atividade também.

Quietinho feito um sapo

Quietinho feito um sapo é o título do livro mais famoso sobre mindfulness para crianças. Através desse exercício, a criança aprenderá a ser mais paciente, relaxar e manter a calma, além de compreender a importância da postura e da respiração correta para a prática da meditação.

Primeiramente, explique a seu filho que a rã é um animal que pode dar grandes saltos, mas que também é capaz de estar bem quieta, observando tudo o que passa a seu redor, sem reagir de imediato.

Mostre para a criança como respirar, fazendo um par de respirações profundas com muita calma. Convide-a a brincar de ser uma rã. Mostre como a barriga se enche quando entra ar e se esvazia quando sai o ar.

Durante um tempo curto de apenas 1 minuto, vocês devem estar sentados, respirando como a rã, quietos, notando apenas como a barriga se enche e se esvazia.

Cheire e conte

Esse é um exercício de mindfulness muito eficaz contra a ansiedade. Entregue à criança algo aromático. Pode ser, por exemplo, um gomo de laranja ou limão, um sabonete ou alguma erva aromática, como o hortelã. Peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. Ensine a criança a focar sua atenção em apenas um dos sentidos.

O que falta aqui?

Esse é um excelente exercício de Mindfulness para trabalhar a observação e a memória das crianças.

Para realizar essa atividade são necessários 10 objetos do cotidiano. Mostre os objetos à criança durante 10 segundos. Ela deve observar, em silêncio, cada um dos objetos. Em seguida, peça que tape os olhos com as mãos e retire uma das coisas. Em seguida peça que abra os olhos e que diga “O que falta aqui?”.

Somente é necessário que perceba se a criança foi capaz de estar atenta ao que faltava.

Uma variação desse jogo é “O que você escuta?” é bastante similar, só que com sons.

Boletim meteorológico

Sentados comodamente, peça que seu filho feche os olhos e busque descobrir como se sente. Peça para ele comparar as suas emoções ao tempo. Pergunte a ele: Que tempo está fazendo dentro de você?

Peça que ele observe se o sol brilha e se sente relaxado, ou está para chover, ou, quem sabe, está a ponto de ocorrer uma tormenta. Peça-lhe que note, de forma amável e curiosa, o tempo que faz dentro dele, dizendo simplesmente o que há. Os estados de ânimo mudam segundo muda o tempo. Uma tormenta é passageira, logo ensine-o a observar como ela passa por si só. Ensine a criança que isso faz parte da vida.

Rotina de gratidão

As crianças devem se fazer conscientes de tudo de bom que ocorreu durante o dia. É preciso que se dê conta das coisas boas e simples que acontecem todos os dias. Um exemplo é a proposta do pote da gratidão para desenvolver a gratidão nas crianças. Todos os dias a família deve se reunir e ter um momento para dizer pelo que é grato, escrevam em papelzinho e coloquem no pote (se seu filho ainda não escreve, escreva para ele). Você pode ver mais ideias de como ensinar gratidão à crianças aqui: Dicas para ensinar gratidão às crianças (árvore, livro, jogo e mais)

Fonte: criando com apego