Os benefícios da música para bebês, e qual música para bebê dormir?

Você sabia que a audição do bebê já está formada à partir da 21° semana de gestação?! A partir dali o bebê passa a ouvir os sons externos e internos do útero, especialmente a voz da mamãe, que segundo estudos se sobressai a todos os outros ruídos que o bebê esteja ouvindo dentro da barriga.

Há estudos que relatam que músicas que a gestante escute durante a gestação, quando ouvidas após o bebê nascer, tendem a tranquilizar o bebê, pois ele reconhece o som e se acalma, é algo que ele reconhece e isso traz segurança em mundo completamente novo para ele.

Ouvir música contribui para o desenvolvimento dos bebês e das crianças no geral, porque a harmonia dos sons estimula a audição e a fala e também o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor. Além disso os benefícios do estímulo musical para o desenvolvimento infantil incluem:

  • Ajudar a relaxar;
  • Ajuda rno aprendizado e aperfeiçoamento da linguagem;
  • Fortalece o vínculo entre os pais e o bebê;
  • Ajuda a estimular a audição do bebê.

Música para bebê

A música deve estar sempre presente na vida da criança, começando pela gestação e deve caminhar por toda a vida com ela. Quanto mais cedo o bebê tiver contato com a música, mais familiarizado ele estará e consequentemente mais pontecial terá para aprender.

Os bebês recém-nascidos podem ser estimulados à determinados tipos de sons, como: som de chocalhos, instrumentos musicais, música clássica… esses sons estimulam a capacidade cognitiva do bebê, linguística, sensorial e emocional.

Você sabia que o som da máquina de lavar roupas, é um som reconfortante para o bebê? Pois ele é muito semelhante ao som do útero dentro da barriga da mãe. Então bóra, colocar a roupa para lavar e levar o bebê junto para apreciar o som da máquina de lavar roupas..kkk..

Quais atividades você pode oferecer para o seu filho?! Listei algumas para você começar:

Cante para ele! Já ouviu o ditado que diz: “quem canta seus males espanta”?! Então, faça uso desse ditado no seu dia-a-dia…cante para o seu bebê, cantar faz bem para você e para ele, não importa se sua voz é afinada ou não, se você está cantando no tom certo ou não, o importante é cantar, pode ser baixinho não precisa cantar alto (até porque pode assustar o bebê), o bebê se acalma com a voz da mamãe e se ela tem uma melodia ele vai parar para ouvir.

Coloque músicas para o bebê ouvir, não quis dizer vídeos (até porque a Sociedade de Pediatria Brasileira recomenda que a criança só tenha acesso às telas a partir dos 2 anos) mas música mesmo, coloque na caixa de som ou no celular, músicas para o bebê ouvir, ofereça músicas de qualidade.

Ouçam música clássica, há muitos benefícios em ouvir músicas clássicas. Há estudos que mostram que a música clássica é a melhor opção para a iniciação musical dos bebês, as composições são bem complexas, alternando ritmos e tempos diferentes.

Ofereça instrumentos musicais para ele manusear, explorar e brincar desde cedo, quanto mais contato com instrumentos e sons diferentes mas interesse ele vai ter para descobrir esse universo.

Se você sabe tocar algum instrumento musical, toque para ele. Além de ser um tempo em família, também estará treinando o “ouvido” do seu filho desde cedo para a música.

Ponha música para bebê dormir, ou cante para o bebê dormir, essa rotina de ouvir uma música antes de dormir, acalma o bebê. Toda as noites, crie essa rotina, de colocar uma musica para o bebe ouvir pode ser a mesma musica, pois bebês gostam de previsibilidade, então se você fizer todos os dias da mesma forma, ele vai entendendo que a hora de dormir está chegando, vai relaxando, se acalmando e deixando o ritmo da melodia ir silenciado a agitação dentro dele e a sua volta permitindo um sono mais tranquilo.


Aproveite e confira:


Fugindo das tradicionais músicas de ninar, selecionei algumas bandas para você explorar com o seu bebê para a hora de dormir:

Palavra Cantada

Fundada pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, é formada por melodias, letras e arranjos originais, de uma visão poética respeitando a sensibilidade das crianças. Sempre considerando a nossa cultura, através dos ritmos e instrumentos brasileiros. Ao todo são 15 CDS dos quais seis foram premiados.

As crianças e os papais se apaixonam pelas melodias tão bem arranjadas, as letras voltadas para a criança, com muita criatividade e alegria. Como a música POMAR e SOPA, muito divertidas e com uma melodia muito gostosa de ouvir. Para a hora de dormir, eles tem um CD especial chamado “Canções de Ninar”.

Três Palavrinhas

O projeto “Três Palavrinhas” nasceu com o foco de modernizar as canções que fazem parte do universo infantil dos cristãos brasileiros. Voltado especialmente para crianças de 0 a 7 anos de idade. As músicas falam do amor de Deus e passam mensagens com valores cristãos. Conheça o clássico “TRÊS PALAVRINHAS – HORA DE DORMIR” e depois percorra os cincos volumes da coleção.

Kitty Driemeyer

É uma cantora gaúcha, que lançou seu primeiro álbum de músicas infantis em 2004 “Conversa de bicho”, que por este recebeu o Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil. A maioria das músicas desse cd ela compôs com o intuito de transmitir noções musicais para as crianças através dos som dos bichos. Mais tarde lançou o cd “Vem Brincar na Rua”, um convite a todas as crianças pra se divertirem ouvindo música.

Vale a pena conferir, as músicas PIPOCA e Conversa de Bicho ( aqui em casa são SUCESSO)!!! Para hora de dormir experimente ouvir a música “Acalanto” do cd “Vem brincar na Rua”.

Músicas Clássicas de MOZART

De acordo com vários estudos realizando ao longo do século XX, identificou-se muitos benefícios de ouvir Mozart para as crianças. E um dos benefícios é que relaxa e consequentemente ajuda o bebê a dormir melhor pois algumas melodias do compositor são especialmente relaxantes.