Natal – receitas fáceis para fazer com as crianças (criando memórias)

A certeza que temos que um ano passou voando, é quando você vai no shopping, no supermercado ou nas lojas em geral e nota as decorações de Natal enfeitando tudo. Nesse momento você exclama para si mesmo, “Já é quase NATAL!!!!”.

Pois é, está chegando a época do ano das confraternizações, de reunir toda a família, de tirar férias, de decorar a casa, época de presentes, de celebrações, de amizade, que as demonstrações de amor estão no ar.

E as crianças mais do que ninguém aproveitam muito essa época, em parte pela sua inocência, elas curtem tudo, todo o movimento e envolvimento que se tem nas preparações para esse grande dia.

Envolver os filhos dá um toque mais leve em tudo, tanto para eles que se sentem parte e úteis de tudo que está acontecendo, e também para nós que lembramos que as coisas não precisam ficar perfeitas (nossa tendência de adultos) apenas precisam ser bons momentos para se viver, para guardar memórias boas de tempos que um dia irão passar.

Então nesse Natal vamos construir memórias juntos com os nossos filhos, pois os presentes, esses é certo que irão com o tempo ser esquecidos, jogados em um canto, substituído por outros, irão quebrar, irão amassar… é só fazer um teste: você se lembra dos presentes que ganhou de Natal quando era criança?

Provavelmente assim como eu você não se lembre de nenhum, mas com certeza você deve ter em sua memória, lembranças dos Natais com sua família e amigos, das brincadeiras, das comidas, das pessoas, das decorações, dos amigos secretos, daquele tio engraçado que mexia com todo mundo, daquela tia que cozinhava bem, das brincadeiras com os primos correndo pela casa, se você buscar na sua própria memória não irá se lembrar de presentes e sim de pessoas, de momentos.

Então não percamos tempo e dinheiro com tantos presentes caros que irão passar logo na próxima moda, vamos investir tempo com nossos filhos, criando memórias que se forem boas eles irão querer repetir com seus filhos e nada melhor do que criar memórias cozinhando.

Cozinha aproxima, cozinha cativa pelo olhar, pelo tato, pelo gosto, pelo cheiro, ela explora os sentidos e guarda na memória não só o olhar, mas o gosto, o cheiro daquele momento, então vou repartir com vocês algumas receitas fáceis de fazer com as crianças agora no Natal, que podem ser repetidas ao longo do ano, e podem virar grandes memórias em família.

Confira agora 3 receitas fáceis de Natal:

A clássica bolachinha de Natal:

receitas fáceis de natal
Imagem: elo7

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo ;
  • 1 xícara de chá de manteiga á temperatura ambiente;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento.

Modo de preparo:

Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até ficar um creme fofo e esbranquiçado, após acrescente o ovo e bata por mais um pouco. Junte a baunilha e misture na velocidade baixa da batedeira. Em um bowl separado peneire a farinha de trigo e adicione o fermento químico, após vá acrescentando a farinha com o fermento ao poucos na mistura da batedeira. Você vai misturar em torno de 2 xícaras de farinha, reserve 1 xícara para enfarinhar a massa.

Retire a massa da batedeira, e coloque sobre uma mesa enfarinhada e acrescente o restante de farinha que sobrou ( em torno de 1 xícara) até a massa desgrudar das mãos. Deixe a massa descansar por 20 minutos na geladeira, depois abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada, e com o auxílio de cortadores corte os biscoitos no formato que desejar e coloque em uma assadeira com papel manteiga e leve para assar por uns 12 a 15 minutos em 180ºC, quando estiver dourado embaixo retire e deixe esfriar. Não esqueça de tomar cuidado com o forno, nessa parte do processo é importante que o adulto supervisione ou no caso de crianças pequenas que o adulto realize, para evitar qualquer acidente.

Essa receitinha super fácil e barata de fazer você pode dar de presente para os coleguinhas da aula do seu filho, para a família, comerem juntos no café, o legal é se divertir fazendo as bolachinhas.


Aproveite e confira:


Broas de Natal:

Imagem: SAPO Lifestyle

Ingredientes:

  • 250 gramas de açúcar;
  • 250 gramas de manteiga amolecida;
  • 400 gramas de farinha;
  • 5 gemas de ovo;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo:

Em um bowl, bata as gemas com o açúcar e misture juntamente com a manteiga. Vá adicionando a canela e a farinha aos poucos, mexendo sempre. Quando a massa estiver uniforme, você pode começar a montar as broas. Com uma travessa previamente untada com farinha e manteiga, leve as broas ao forno. As broas irão crescer, então ao colocá-las na travessa, deixe um espacinho entre cada uma. Pincele as broas com as gemas de ovo e leve ao forno. Retire quando estiverem douradinhas. Não esqueça de tomar cuidado com o forno, nessa parte do processo é importante que o adulto supervisione ou no caso de crianças pequenas que o adulto realize, para evitar qualquer acidente.

(receita extraída do blog boutique infantil)

Bolinhos de canela:

Imagem: Tudo Receitas

Ingredientes:

  • 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 100 gramas de açúcar;
  • 1 ovo;
  • canela.

Modo de preparo:

Em uma tigela misture o açúcar, a manteiga, a farinha de trigo e o ovo. Molde os bolinhos com o formato que preferir. Em um prato despeje a canela e role os bolinhos sobre a mesma até ficarem cobertos. Coloque os bolinhos em uma forma untada e polvilhada com farinha. Leve para assar em 180ºC até os bolinhos estarem dourados. Não esqueça de tomar cuidado com o forno, nessa parte do processo é importante que o adulto supervisione ou no caso de crianças pequenas que o adulto realize, para evitar qualquer acidente.

Gostou dessas receitas fáceis de Natal? Tem algumas receitas fáceis para indicar? Deixe aqui nos comentários!

close