Natal – Receitas simples e com amor para a ceia

Se você é daquelas que ama ceias de natal com seus pratos requintados e cheios de complexidade no preparo, mas passa longe da cozinha para não passar vergonha, estamos no mesmo time.

Devo admitir que sou uma péssima cozinheira. Péssima não, mediana. Quando vou preparar algo mais elaborado, tenho 50% de chance de acerto e 50% de chance de fracasso. As comidas triviais saem “ok”, mas no natal, todo mundo resolve dar uma caprichada, não é mesmo?

Então, sentada no meu caderno com “receitas simples mas que fazem sucesso”, vou dar três dicas simples para você participar da ceia de natal com dignidade!

Entradinha de Sucesso para a ceia de natal – Pão italiano recheado

Ingredientes:

Um pão italiano redondo (do dia anterior, conservado dentro de uma sacola para ficar macio)

Queijo gorgonzola picado

Cebola picadinha e alho à gosto

1 caixa de creme de leite

Modo de preparo:

Corte uma tampa no topo do pão, cave um buraco sem perfurar a base e tentando retirar pedaços inteiros do miolo e reserve tudo.

Depois, doure a cebola e o alho e em seguida acrescente o queijo gorgonzola picadinho e o creme de leite (não costumo usar a lata inteira, depende do tamanho do pão e da consistência em que você prefere o creme. Eu prefiro mais concentrado para não ficar escorrendo demais). Misture e desligue o fogo.

O creme de leite não pode ficar muito tempo ao fogo, por isso o processo de uniformizar o queijo e o creme de leite deve ser rápido. Meche bem, amiga!

Coloque o pão no centro de um suplá, despeje o creme dentro e coloque a tampa de pão. Os pedaços que você retirou podem ser colocados em volta do pão junto com outras tiras de pão e torradinhas crocantes.

Sirva em seguida para o creme continuar quentinho.

Imagem: 2wired2tired
Imagem: 2wired2tired

Acompanhamento de personalidade – Arroz negro de natal

Ingredientes:

Arroz negro

Cebola e alho picadinhos à gosto

Tempero à gosto

Sal à gosto

Presunto parma em lascas

Champignon à gosto

Modo de preparo:

O preparo do arroz negro é bem simples, mas como ele precisa de um pouco mais de tempo para cozinhar, deixe ele imerso na água enquanto você corta a cebola e o alho e desfia o presunto parma.

Depois seque e coloque na panela com 3 vezes a medida de arroz para água (1 xícara de arroz + 3 xícaras de água) e seu tempero. Deixe que a água seque completamente e experimente para ver se ele está no ponto. Mesmo bem cozidinho, ele é mais durinho que o arroz simples.

Junte a cebola e o alho que você fritou separado e as lascas de presunto parma. Esse arroz pode ser servido também como salada, mas nessa opção prefiro não colocar a cebola e alho fritos, talvez a cebola picadinha in natura.

Imagem: Desafios Gastronômicos
Imagem: Desafios Gastronômicos

O arroz negro também combina muito com frutos do mar. Se você quiser fazer algo ainda mais refinado, use salmão defumado (mas prepare seu coração para o preço dos produtos importados!).

Sobremesa junta tudo de bom – Panetone Recheado

Tá bom, não é nenhuma receita de outro mundo. É definitivamente um “junta tudo de bom que fica melhor ainda”. Mas o meu lema de cozinheira de meia tigela é: Que seja simples ou que seja encomendado!

Ingredientes:

Um panetone simples (você pode escolher de chocolate ou de frutas cristalizadas)

Sorvete

Kit kat

Nutella

Castanhas trituradas

O que tiver na despensa

O que você mais gostar

e AMOR!

Modo de preparo:

Chame seu filho para ajudar, ele vai adorar! Aliás, se você quiser convidá-lo para outras receitinhas, dá uma olhada nesta ceia de natal especial para crianças, elas vão adorar!

Faça um buraco no meio do panetone para colocar o recheio, preservando a tampa superior e uma espessura para as paredes suportarem o recheio.

Quebre o kit kat ou Bis e reforce o fundo do panetone. Em seguida coloque o sorvete (é preciso trabalhar com ele bem gelado, tá?), cerejas picadas (sem o caldo), mais uma camada de kit kat e tampe com a tampa reservada, enrole no papel filme e deixe no freezer até a hora de servir.

Quando for servir, esquente a nutella (no pote mesmo) no microondas para ficar mais mole e quentinha e sirva junto.

Imagem: Guia de Bolso da Cozinha
Imagem: Guia de Bolso da Cozinha

Com essas três receitas simples, você não vai precisar fazer o pavê e ficar escutando aquela velha piadinha do seu tio “é pá vê ou pá comê”, sabe? Nem vai fazer feio para sua sogra ou mãe que vai fazer um peru recheado de ouro e diamantes! São receitas gostosas que todos vão adorar, você não acha? E a bebida para harmonizar? Já pensou à respeito? Conte para gente!

close