Nomes Japoneses femininos e seus significados

Se vocês gostam de nomes curtos, os nomes japoneses são ótimos pois além de sonoros, curtos, eles tem vastos significados, pois os japoneses acreditam que o nome carrega um significado sobre a pessoa a quem o possui e isso determina o seu caráter.

Está aí uma parte da maternidade que os pais amam, escolher o nome para o bebê, que também é uma grande responsabilidade, afinal esse será o nome que a criança carregará por toda a vida.

Os nomes japoneses também costumam corresponder a certas qualidades das crianças, por exemplo, se uma criança ri muito ou tem cabelos escuros, isso pode se refletir em seu nome. 

Geralmente os nomes japoneses podem ser divididos em masculinos e femininos, e os femininos normalmente terminam com a sílaba “ko”, que significa criança, ou “mi” que significa beleza, bem como “yo”, “na” e “ka”. No passado da cultura japonesa o significado do nome da criança era de grande importância e houve uma longa tradição encima disso. Hoje em dia os japoneses escolhem cada vez mais nomes com um toque agradável, mesmo que seu significado seja mais vago, não tão específico.

A maioria dos nomes japoneses é escrito usando caracteres kanji (que são ideogramas que têm seu próprio significado), o Japão regula as leis de nomes com os caracteres kanji, para facilitar a leitura e a escrita por outros.

Imagem: Curso de Babá

Então veja algumas sugestões de nomes japoneses e seus significados:

Sakura
Sakura é um dos nomes femininos mais populares no Japão e significa “flor de cerejeira”, “excelente florescimento”.

Aiko
É um nome de origem japonesa formado a partir da junção dos elementos “ai” e “ko“, sendo que “ai” quer dizer “amor”, portanto o significado fica: “filha amada” ou “criança amada”.

Yoko
É uma transcrição do japonês Youko, que combina dois elementos “yo” e “ko”, onde o primeiro “yo” pode ter dois significados “radiante” ou “oceano”, portanto a combinação dos dois ideogramas fica: “criança radiante” ou “oceano infantil”.

Emi
Emi é a junção dos elementos “e” que siginifica “benção“ , “graça divina” e do elemento “mi” que significa beleza, portanto o significado de todo o nome fica: “abençoada com a beleza” ou “sua beleza é uma graça divina” ou “beleza pintada”​.

Nara
Nara tem significados diferentes em línguas diferentes, em japonês ela significa “a que está mais próxima”, “carvalho”, “a que achata, torna plano”.

Keiko
Keiko é resultado da junção dos kanjis “kei” e “ko”, sendo que “kei” significa “benção, congratulação, alegria, felicidade, valente, honra“ e “ko” significa “criança ou filha” portanto o significado do nome fica : ” criança ou filha abençoada” ou “criança ou filha alegre” ou “criança ou filha feliz” ou “criança ou filha valente”.


Aproveite e confira:

[Ebook Gratuito] Gravidez Semana a Semana – Tudo o que você precisa saber!

Baixe Grátis Aqui Lista de Enxoval do Bebê Completa

Como escolher nomes para bebês? (tudo que você tem que pensar)


Saionara
Saionara trata-se de uma variante da palavra “Sayonara” de origem japonesa que significa “adeus”, “até logo” ou “tchau”.

Mina
Mina, em japonês decorre da junção dos elementos “mi”, que significa “beleza”, e “na”, que significa “maçã vermelha” portanto o significado do nome fica: “bela maçã vermelha”.

Naomi
Naomi é formado a partir da união dos elementos “nao”, que significa “honesto, reto e “mi”, que quer dizer “beleza”, e portanto o significado do nome fica: “aquela que é bonita e honesta” ou “a honestidade bela”.

Ayumi
Esse nome feminino de origem japonesa é composto pelos kanjis “a”, que significa “Ásia”, “yu”, que quer dizer “razão”, “causa”, e “mi”, que é “beleza”, então ele pode adquirir o sentido de: “razão da beleza asiática” ou “motivo da Ásia ser bela”.

Yumi
Yumi é um nome de origem japonesa predominantemente feminino e é a junção dos elementos “yu”, que significa “abundância”, e “mi“, que significa “beleza”, do qual resulta o significado: “beleza abundante”ou “mulher extremamente bela”.

Sayuri
O Kanji “yuri” significa lírio, ao passo que o kanji “sa” tanto significa “pequeno” como “rápida ou adiantada” sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “pequeno lírio” ou “lírio que nasce adiantado”.

Mahina
De origem japonesa, seu significado resulta da junção dos elementos “ma”, que significa “genuíno, verdadeiro”, e “hina”, que significa “pássaro jovem, pintinho”, sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “pássaro jovem e genuíno”.

Akemi
Enquanto o elemento “mi” significa “beleza”, “ake” pode significar “luminosidade”, “vermelho” ou “aurora”, sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “aquela que brilha lindamente” ou “linda luz” ou “brilho bonito” ou “bela aurora”.

Hinata
Hinata é um dos nomes mais usados no Japão. É um nome feminino que, de acordo com as opções de kanji significa “lugar ao Sol” ou “local ensolarado” ou “em direção ao Sol”.

Saori
Esse nome apresenta variados significados, mas alguns são incertos, o mais comum é a partir dos elementos “sa” que significa “areia” ou “sa” que é “rápida, adiantada” com “ori” que quer dizer “tecer”, sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “areia que junta, que tece” ou “tecelagem rápida, adiantada”. 

Hana
Hana tem várias origens e em cada origem um significado diferente, em japonês ela quer dizer “flor”.

Yuna
Yuna é a junção dos kanjis: “yu” que quer dizer “superioridade”, “gentileza” e “na” que significa “maçã vermelha”, sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “maçã vermelha superior” ou “maçã vermelha gentil”.

Himawari
O nome é composto pelos kanjis “hi” que significa “sol” e “mawari” que pode querer dizer “rotação, circulação”, referente ao fato de que quando os girassóis estão em fase de crescimento eles se inclinam em direção ao sol, após crescerem eles não se mexem mais. Sendo assim a combinação dos kanjis assume o significado de: “girassol que segue a direção do sol” ou “flor do sol”.

(www.dicionariodenomesproprios.com.br)

close