Nutricionista analisa o Rótulo Nutrellinhas integral

É importante ficar de olho na alimentação das crianças dentro e fora de casa. Por isso, conversamos com a nutricionista materno-infantil Ana Carolina Terrazzan. Ela citou alguns cuidados na hora de olhar a tabela nutricional dos alimentos, principalmente os integrais. “De uma maneira geral, os pais devem ficar realmente atentos aos rótulos. Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. “E há produtos no mercado que se dizem integrais, porém que contém como primeiro ingrediente a farinha branca”.

Analisamos o rótulo da nova Nutrellinhas integral, junto à profissional. Descobrimos que o primeiro ingrediente (em maior quantidade) é a farinha integral, que contém fibra de aveia e farinha integral de arroz.

Outros pontos importantes a serem analisados no rótulo são: o índice de sódio e a quantidade de fibras que são fundamentais para a boa alimentação de seu filho. Ana Carolina ressaltou que “Os pais devem ficar atentos a quantidade de porções que seu filho irá consumir. Para crianças de 2 anos à adolescentes de 15 anos o nível máximo de ingestão é de 2g/dia de sódio, segundo a OMS.”

Segundo a nutricionista, os tipos de farinha da Nutrellinhas conferem uma quantidade interessante de fibra para a porção de 50g. Um bom teor de fibras é superior a 2,5 gramas. No caso das bisnagas integrais, as fibras possuem acima disso, contabilizando 3 gramas. Outro aspecto que chamou a atenção é a quantidade de proteína na embalagem que equivale a 4,9 gramas.

A nutricionista também comentou que uma excelente escolha, seria enriquecer o recheio das bisnagas. Optar por pastinhas de cenoura, de azeitona, usar ricota temperada, entre outras. É importante evitar embutidos como o presunto, por exemplo, pois possui muita gordura.

Outra questão que vale lembrar é que na maioria dos rótulos o valor considerado para determinar 0% VD (valor diário) é para uma dieta de 2000kcal, ou seja uma deita para adolescentes e  adultos. Enquanto, por exemplo, para crianças entre 3 e 5 anos, seria esperado uma dieta de 1200-1300 kcal (média geral, sem levar em considerações as especificidades de cada criança!).