O problema da chupeta – como tirar a chupeta do bebê?

Hoje temos participação da Dra. Débora Ayala. Especialista em Dentística Restauradoura e Implantodontia, é proprietária de uma clínica que leva seu nome, a Débora Ayala Estética e Odontologia Integrada, localizada nos Jardins. Confira:

Depois do escândalo com filha de David Beckham, onde o jogador de futebol foi criticado por deixar a filha Harper, de quatro anos, usar chupeta, a maioria das mamães fica em dúvida de deixar os filhos utilizarem após certa idade.

A dentista Debora Ayala quer ajudar a esclarecer dúvidas e explica que existem varias crianças com quatro ou cinco anos que continuam usando chupeta e não tem modificação na arcada dentária. “Depende do tempo que a criança usa a chupeta ao longo do dia. O normal é ir tirando a chupeta a partir dos quatro anos.  Uma criança dessa idade tem um poder de sugar muito forte. Se fizer esse exercício de sucção o dia todo, pode criar deformação nos dentes. Mas não podemos colocar a chupeta como um monstro por causa de esse tipo de noticias” adiciona a dentista.

Debora, que também é mãe, aposta em ir observando o  filho, ver se ele está com deformação nos dentes ou criando uma mordida cruzada e adverte que a chupeta é como uma muleta no momento de acalmar a criança. “O importante é que a chupeta não se torne um maleficio, com contaminações, podendo causar sapinhos na boca, e um meio de transporte de contaminação cruzada. Quanto mais o filho for independente e confiante e menos precisar da chupeta, melhor”. Sempre o importante é consultar um especialista para ir orientando da melhor forma possível.

Para conseguir tirar a chupeta, Debora sugere algumas técnicas:

  1. Faça um acordo com a criança. Libere a chupeta em alguns momentos como hora do sono, e proíba em outros por exemplo, quando estiver na escola.
  2. Peça para seu filho tirar a chupeta antes de falar, explicando que é impossível compreender o que ele fala.
  3. Não desista nas primeiras tentativas e mantenha-se firme.
  4. Não volte atrás. Converse com a criança e explique que esta está crescendo e não precisa mais da chupeta.