O que servir no chá de bebê: Como preparar um cardápio delicioso

Planejar chá de bebê é uma delícia! Você tem o melhor de uma festa de adulto com o melhor de uma festa de criança, ou seja, tranquilidade para conversar e doces deliciosos para degustar!

Isso se você já não tiver outros filhos, né?! Aí esquece a parte da tranquilidade, fica só com os doces mesmo. De qualquer maneira, tenho certeza que você vai adorar essa festa, que reúne gente querida para celebrar sua gravidez!

Um momento assim merece um cardápio delicioso e em conta! Não precisa gastar “rios de dinheiro” para fazer um belo chá de bebê, principalmente porque agora os gastos da família só vão aumentar. Sem drama, sem exageros. Essa é a medida e aqui vou dar algumas dicas para vocês arrasarem no cardápio do chá de bebê!

1 – O cardápio do Chá de bebê deve respeitar o clima

OK, já vamos entrar em uma polêmica. Desde quando inverno no Brasil quer dizer frio? Eu sei, minha gente! Mas um chá de bebê com caldos quentes vai cair muito melhor em climas amenos, né?! E um churrasco com muitas frutas e geladinhos vai ser maravilhoso no calor.

Então, é preciso adaptar o cardápio de acordo com o clima para que a grávida e seus convidados não tenha mal-estar por comidas pesadas no calor ou que uma chuva estrague o clima de churrasco na beira da piscina.

Imagem: Challenge Sophia
Imagem: Challenge Sophia

2 – O cardápio do Chá de bebê pode combinar com o tema da festa

Os buffets são mestres para fazer esta associação de idéias, mas você também pode usar sua criatividade e deixar a festa ainda mais completa. Se o tema for “animais”, cupcakes e doces personalizados com bichinhos. Se o tema for de “navio”, que tal usar barquinhos para servir os salgados? Se um tema multicolorido for sua escolha, que tal saladas de frutas, legumes e muitas balinhas para servir na mesa de doces?

3 – Um prato principal mais barato

Mesmo que seja um brunch, o chá de bebê precisa ter um “prato principal”, seja um quiche, torta salgada ou uma refeição. Você pode optar por refeições que são do tipo prato único, como risotos, massas ou as famosas paellas e suas variações brasileiras.

Paella é um prato típico espanhol, e aqui em BH o pessoal tem curtido bastante fazer e comer a Paella Mineira! Enquanto a versão original usa açafrão, frutos do mar, carne de boi, porco, alguns legumes e claro, o arroz, a Paella Mineira tem bacon, costelinha, frango, linguiça, milho, pimenta junto ao arroz.

4 – Acompanhamentos e complementos

Uma forma ótima de reduzir os custos é fazer uma mesa de salgado aonde o convidado possa se servir sozinho. Assim você poupa pelo menos o custo de dois garçons. Você ainda precisará de alguém para repor a mesa regularmente e manter os alimentos quentes, como os caldos e o prato principal.

Mas como nas fotos dos alimentos da dica 2 que combinam com o tema da festa, você tem itens que o convidado se serve sozinho e ainda tem um custo benefício excelente. As pipocas com sabores diferentes e os snacks de legumes com molho suave de iogurte!

Uma cesta de pães com patês variados, frios e quatro variedades de salgados, sendo um de frango, um vegetariano e os outros dois de carne vermelha para atender todos os gostos. É preciso lembrar que eles são complementos, por isso nada de exageros!

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

5 – O lado doce da vida!

Não tem escapatória! Todo chá de bebê precisa de uma lista de doces, como os cupcakes, brigadeiros de colher, biscoitos, musses e claro, o bolo! Não precisa ter todos, é verdade, mas eles não podem faltar.

6 – A bebida que não pode faltar

Pessoas, comprem água. Por mais que sua festa tenha cerveja, refrigerante, sucos e drinks diversos, as pessoas precisam beber água. No calor e no frio, não pode faltar água. O restante das opções podem ser harmonizadas com o prato principal.

Por último, uma dica de alguém muito estressada para fazer festas (euzinha!): Deixe em algum lugar visível ou informe aos seus convidados o que será servido e quais bebidas estão disponíveis. Assim, sua programação de cardápio tem uma chance muito maior de dar certo.

Quantas vezes você se perguntou porque sobrou tanto do prato principal e nada das entradas e complementos? E as bebidas? Se um convidado está tomando cerveja e tem sede, ele pega o primeiro copo de refrigerante que passa na frente dele. Mas se ele souber que tem água, com certeza vai pedir ao garçom. Se eles souberem que uma deliciosa paella os espera, não vão comer todos os salgadinhos também!

É mais planejamento e organização e assim sobra mais tempo e disposição para algumas brincadeirinhas de chá de bebê. Aqui vão 4 brincadeiras verdadeiramente legais!

Conte para nós o que você está planejando servir no seu chá! Compartilhe idéias!

 

close