O que seu bebê pode e não pode comer na Páscoa? (e 3 receitas para os pequenos)

Com a chegada da Páscoa muitas mamães ficam na dúvida sobre o que podem e o que não podem oferecer para os pequenos nessa época do ano. Uma dúvida comum é em relação ao consumo de bacalhau, e claro, o chocolate. Por isso, a nutricionista do Empório da Papinha, Gislaine Donelli, deu algumas dicas de como passar por essa fase com o seu bebê.

Consumir peixe é importante para a alimentação da criança e segundo Food and Drug Administration (FDA), recomenda-se consumir peixe de duas a três vezes por semana, principalmente os de água fria, como o bacalhau. Mas vale lembrar um ponto importante e específico do bacalhau. Como esse é um peixe salgado, é preciso tirar o sal antes de oferecer para os pequenos. Outras opções interessantes de peixe para os pequenos são o atum, o salmão e a sardinha.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria o consumo de peixe é indicado para as crianças a partir do sexto mês, época em que se inicia a introdução alimentar. A recomendação dos especialistas é que a mãe ofereça o alimento aos poucos, para observar se a criança vai apresentar alguma reação alérgica. Para isso, o ideal é começar com a introdução do peixe uma vez por semana e observar como o bebê ficará nos outros dias. Caso ele não apresente nenhuma reação, a mãe pode aumentar o consumo do peixe para a criança.

Os benefícios do peixe não são poucos. Eles possuem uma gordura super benéfica à saúde, o ômega 3. Segundo estudos, essa gordura pode melhorar a capacidade de leitura de crianças com baixo desempenho escolar, além de ter um papel importantíssimo no desenvolvimento do sistema nervoso, da retina e do cérebro. Por tanto mamãe, não tenha medo de dar peixe para seu filho, pode ter certeza que você estará oferendo o melhor para seu desenvolvimento.

pascoa-chocolate
Crianças pequenas podem comer chocolate? imagem: motherandbaby.co.uk

E os chocolates?

Já os chocolates, esses sim devem ser evitados. Sabe aquela “tradicional” foto do bebê com a boquinha toda suja de chocolate? Então, ela não deve acontecer antes dos três anos, especialmente se o chocolate for ao leite ou branco, pois são os que possuem uma maior quantidade de açúcares e gorduras.

Sabemos, é claro, que chega uma hora que fica difícil impedir que a criança experimente o doce. Nesse caso, o melhor a fazer é dar preferência ao chocolate meio amargo. Ele tem um índice de gordura menor, praticamente não tem açúcar e conta com bastante cacau, que contém substâncias benéficas e antioxidantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar diária não ultrapasse 50 gramas, o que representa cerca de seis colheres de chá. Por isso, mamães escolham sempre frutas como sobremesa e eventualmente algo mais adocicado.

Texto por: Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha www.emporiodapapinha.com.br

Pensando nos pequenos selecionei algumas receitas de Páscoa:

  • Mousse de chocolate para crianças

1/2 abacate bem maduro
1 banana
cacau em pó
leite que o bebê toma

Pique o abacate e a banana. Acrescente o leite (+/- 50 ml). Acrescente 1 colher  (de café) de cacau em pó e bata no mixer.

  • Muffin de Banana com Chocolate

4 bananas bem maduras
2 colheres (de chá) de cacau em pó
2 ovos
1 1/2 de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo vegetal (girassol, coco, milho)
1 colher de chá de fermento
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de açúcar orgânico ou mascavo

Misture os ovos, o leite, e o óleo e reserve. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento, o açúcar e o cacau. Acrescente nessa mistura o que ficou reservado antes.

Amasse 4 bananas e misture. Coloque nas forminhas de cupcake e leve ao forno por 20 minutos em temperatura baixa (180º)

  • Bolo integral de cacau

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de mel ou açúcar mascavo
1 ovo
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de óleo (sugestão canola)
2 xícaras de leite ou de água morna
1 colher (de sopa) de fermento em pó

Misture a farinha, o leite, o óleo e o ovo. Mexa até ficar homogêneo. Acrescente cacau e mel e mexa por uns 10 minutos. Por último coloque o fermento. Unte uma forma como sempre, leve ao forno médio por uns 40 minutos.

Receitas retiradas do site As delícias do Dudu.

Aproveite mais alguns posts com dicas de páscoa com as crianças:

E para finalizar que tal você esse vídeo sobre a verdadeira história da Páscoa para seus filhos?

close