Observação de Aves – saiba os benefícios e como fazer?

Você sabia que uma das práticas recomendadas para reconectar as crianças ao meio ambiente é a observação de pássaros, também conhecida como Birdwatchin?

É preciso reconectar a criança a natureza, o contato com o meio ambiente é extremamente benéfico para o desenvolvimento das crianças, muitos estudos vem sendo realizados ao longo dos anos mostrando que muitas doenças infantis como a obesidade, déficit de atenção, hiperatividade estão ligado a grande ausência do contato da criança com a natureza.

A observação de aves tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, encantador além de incentivar a passear mais e ter mais contato com a natureza.

Para observar aves, tudo que você precisa é um olhar atento para essas criaturas cheias de encanto e simplicidade. As aves estão por todas as partes, as vezes é mais fácil observá-las em parques, mas existem muitas aves que povoam as cidades, e mesmo da janela de casa com um olhar de atenção é possível encontrá-las, diferenciá-las, observá-las e se encantar com elas.

Porém, existem equipamentos que facilitam ou deixam o processo ainda mais interessante. A “Observação de Aves”, apesar do nome não se restringe a uma mera observação passivas, se desdobrando também na busca das aves, registro fotográfico, video gráfico, ou auditivo, identificação de espécies, cantos dos pássaros e muitas outras observações.

Na Europa e Estados Unidos a observação de pássaros como hobby já é praticada há muito tempo, inclusive existem lugares com estrutura para esse tipo de atividade, com trilhas, placas, e guias em parques naturais. No Brasil essa prática é muito recente ainda, mas vem crescendo ao longo dos anos, e ganhando espaço e cada dia mais adeptos.

Alguns dos benefícios da observação de pássaros:

  • A sensibilização para o desenvolvimento sustentável, auxiliando na preservação das aves e do meio ambiente;
  • É uma terapia natural, pois ajuda a combater a depressão e ansiedade;
  • Aumenta a capacidade de atenção e estimula os sentidos como audição e visão;
  • O fomento da informação e educação ambiental;
  • Conecta as pessoas de volta a natureza.
https://g1.globo.com/

Como observar os pássaros com as crianças:

1- Primeiro se inicia com a observação de fato, peça a criança que leve consigo um material de apoio, como um caderno de anotações, um guia e binóculos se tiver.

Escolham um local para a observação, o quintal de casa, um parque que a família frequentemente visite, até mesmo a janela de casa, mas claro que o melhor é que a criança saia de casa e possa observar os pássaros em seu habitat. Incentive a criança a procurar pelos pássaros no local escolhido, e observá-los de longe (pois se chegar muito perto, eles ficam com medo e voam), e peça a criança para registrar suas observações fazendo comparações, questionamentos, criando hipóteses, etc.

2- Após a observação de várias aves de modo informal, as crianças podem começar a escolher suas favoritas, e após a escolha peça a criança que comece a seguir essa ave em particular e observar seu comportamento:

como ela é ( características físicas), como é o seu canto, o que ela normalmente faz, se ela interage com outras aves ou não, do que ela se alimenta, se ela gosta de ficar em alguma árvore específica, aonde faz seus ninhos, etc. Peça para a criança fazer um desenho simples e descrever a ave em seu caderno de anotações. Esse tipo de anotação dará a criança uma grande experiência em fazer observações sistemáticas, e logo ela se tornará um especialista na espécie que ela escolheu, capaz de identificá-la só pelo seu canto. E consequentemente poderá ajudar outras crianças a identificar a sua espécie favorita.


Aproveite e confira:


3- Agora chegou a vez de aguçar os ouvidos e ouvir o canto das aves, esse é um momento de concentração e relaxamento.

sem distrações, com a mente e o ouvido afinados, leve a criança a escutar o canto dos pássaros e identificar suas particularidades, se é curto ou longo, grave ou agudo, se lembra algum outro som conhecido para poder fazer associações, se o pássaro está querendo comunicar algo, etc. Uma sugestão é: leve a criança ao ar livre, e peça a ela que fique em silêncio por 10 minutos ouvindo atentamente os sons ao seu redor, isso irá permitir que a criança possa focar seus ouvidos nos sons da natureza.

4- Alimente os pássaros fazendo comedouros.

são recipientes abertos para serem pendurados nas árvores aonde se colocam frutas e grãos para que os pássaros possam se alimentar durante o inverno, especialmente aonde há mais escassez de alimentos. Existem muitos projetos legais de comedouros para fazer com as crianças com materiais reciclados.

5- Observe os ninhos e filhotes, quem não gosta de um filhotinho?

Achar um ninho e observar seus filhotes em crescimento é algo fantástico de se ver. Estimule seu filho a procurar por ninhos nas árvores com intuito de observação, sem tocar ou interferir, apenas registrar a descoberta e o desenvolvimento dos filhotes, tirando fotos para comparações futuras do seu processo de crescimento.

Alguns recursos digitais para ajudar na observação dos pássaros:

  • Merlin Bird ID aplicativo compatível com sistema IOS e android, fantástico para identificar as aves mas infelizmente ele só tem em seu banco de dado os pássaros da América do Norte;
  • Aplicativo Aves do Brasil da Nova Escola;
  • Macaulay Library ouvir os cantos dos pássaros e assistir vídeos;
  • Bird Song Hero para escutar o canto dos pássaros;
  • Wikiaves, uma enciclopédia colaborativa sobre aves.

​Fonte de pesquisa: apassarinhologa.com.br