Organização: dicas incríveis para um quarto infantil de menino

Quer ideias para decorar o cantinho do seu filho com beleza e organização? Tenho algumas dicas para você fazer um quarto infantil de menino perfeito! Confira.

As crianças adoram soltar a imaginação e acabam, muitas vezes, deixando aquele rastro de bagunça pela casa. Isso é natural e saudável (embora elas também tenham que ser orientadas desde cedo a arrumar o que tiraram do lugar!). Mas é importante que cada brinquedo, cada livro tenha o seu lugar certo.

Há muitas opções criativas, divertidas e modernas para organização de quarto infantil e que podemos usufruir para montar ou renovar o quartinho tanto de menino quanto de menina. Veja algumas destas ideias e se inspire.

Ideias para organizar e decorar um quarto infantil

  • Estantes, prateleiras e nichos

É um excelente recurso fazer o aproveitamento dos espaços do quarto infantil com estantes, prateleiras e nichos. Isso porque você consegue utilizar as paredes para guardar objetos, o que otimiza ambientes pequenos, por exemplo.

Mas nada de bagunça. Tirar a bagunça espalhada pela sala ou que ficava jogada debaixo da cama ou no fundo do armário da criança para colocar em evidência nas prateleiras, jamais! Deve estar tudo bem organizado e bonito, bem exposto nelas. E pense em fazer tudo para que o seu filho consiga alcançá-los sozinho. Afinal, a organização deve ser, antes de qualquer coisa, funcional.

Não pense apenas em prateleiras e nichos convencionais, não. Há ideias bem moderninhas e que têm tudo a ver com a temática infantil que vão combinar com o gosto do seu menino.

quarto-infantil-1

quarto-infantil-7

quarto-infantil-20

quarto-infantil-30

  • Puffs (pufes)

Os puffs são muito interessantes para o quarto infantil. Eles deixam o ambiente divertido, fofo, confortável e aconchegante. Podem ser usados no lugar de cadeirinhas, apoiar livros e brinquedos. Enfim, têm mil e uma utilidades.

Mas nada substitui uma cadeira convencional para os estudos, ok? Lembre-se de que, para passar horas estudando, seja um livro ou computador, a postura dele deve estar correta, para evitar problemas futuros de desenvolvimento e saúde.

Acabou de usar? O puff pode ser escondido debaixo da cama ou de uma escrivaninha. Pronto. Já limpou o ambiente.

quarto-infantil-6

quarto-infantil-28

  • Escrivaninha e materiais de estudo

Se o seu filho tem um quarto infantil onde ele se sente à vontade, é muito provável que ele se sinta também mais incentivado a estudar nele, com mais disposição.

Um cantinho com escrivaninha, luminária com luz de qualidade (para estudar, uma luz mais forte e direcionada) e material escolar, livros e o que mais ele precisar é perfeito.

quarto-infantil-9

quarto-infantil-29

quarto-infantil-13

  • Caixas organizadoras

Debaixo da estante, em prateleiras, nos espaços debaixo da escrivaninha ou criado mudo. Sempre cabe uma caixa organizadora bonita e eficaz para esconder o que você acha que não tem lugar certo para ser guardado. Pequenos itens podem ir para lá e ser de fácil acesso, mas sem parecer bagunçado.

Agora uma dica especial para a mamãe de crianças menores. As caixas organizadoras com rodinhas vão onde você precisar, sem ter que ficar carregando brinquedos para lá e para cá nos braços. Quando seu filho estiver maiorzinho, você já poderá dar a ele a tarefa de guardar tudo e empurrar a caixa para o lugar certo dela.

Dê preferência às caixas que sejam de material mais flexível e macio, como borracha ou tecido. Isso evitará que o seu filho se machuque caso tropece nela ou algo assim.

quarto-infantil-2

quarto-infantil-19

quarto-infantil-18

Já teve algumas ideias a partir das minhas? O que você achou? As dicas podem ser aproveitadas e adaptadas para a sua casa facilmente. As lojas de decoração e artigos para o lar reúnem diversas opções interessantes e que vão manter o quarto infantil do seu menino estiloso e organizado.

Olha esse post sobre organização dos brinquedos do seu filho!

 

close