Os benefícios de andar de bicicleta

Você sabia que andar de bicicleta além de ser algo divertido para as crianças, é também muito benéfico para elas?!

Os benefícios são tanto para o corpo quanto para emocional delas, além de que pedalar também faz bem para o meio ambiente pois a bicicleta é o único meio de transporte que emite zero poluentes para o nosso planeta. Vivas!!!!!

Vejamos alguns dos benefícios que andar de bicicleta traz para seus filhos:

https://www.zoom.com.br/
  • Proporciona um maior contato com a natureza;
  • Promove a conscientização desde cedo em cuidar do meio ambiente, optando por um meio de transporte que não prejudique nosso planeta;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Desenvolve o equilíbrio;
  • Evita a obesidade pois pedalar é uma atividade física que promove um gasto de energia;
  • Traz sensação de bem estar e prazer;
  • Insere a criança desde cedo, nas regras de convivência comum, como as placas de segurança por exemplo;
  • Colabora com o desenvolvimento da massa óssea, articulações e músculos;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a resistência;
  • Melhora o condicionamento cardiovascular;
  • Reduz a ansiedade e o stress;
  • Ganho de noção de espaço;
  • Reforça valores como companheirismo, amizade, respeito, confiança, solidariedade;
  • Além de colaborar com a autoestima e a autoconfiança.

Por esses motivos e muitos outros é tão importante que a criança seja incentivada desde cedo a andar de bicicleta, pois além de fazer parte do seu desenvolvimento motor, incentiva a criança a gostar de praticar exercícios.

E como iniciar a criança na aprendizagem do ciclismo?!

A iniciação na bicicleta vai variar de acordo com o modelo que for escolhido pela família, pode ser uma bicicleta com pedal ou sem pedal:

Bicicleta SEM PEDAL

andar de bicicleta
https://kitsegifts.com.br/

A criança começará desenvolvendo primeiro o domínio do equilíbrio e só depois ela irá de fato aprender a pedalar.

Esse modelo de bicicleta é um treinamento que ajuda a criança a aprender sobre direção e equilíbrio. Ela não tem pedais, nem pedivela, nem corrente ou rodinhas laterais. São ideais para as crianças pequenas, a partir de 18 meses em diante. Aprender a se equilibrar sem pedais é muito mais fácil, pois quando a criança pedala ela joga o peso do corpo de um lado para o outro, e isso dificulta o equilíbrio, já no caso da bicicleta sem pedal isso não acontece, a criança quando percebe que vai perder o equilíbrio já coloca os dois pés no chão imediatamente, evitando quedas. Crianças que usam uma bicicleta de equilíbrio por 20 ou 30 minutos duas vezes por semana apresentaram melhoras significativas na coordenação bilateral e no equilíbrio dinâmico.

Bicicleta COM PEDAL

benefícios de andar de bicicleta
https://www.gorillamix.com.br/

Neste modelo, o processo é o inverso, primeiro a criança aprende a pedalar e dominar a direção e e só posteriormente irá aprender a se manter equilibrado.

Escolhendo a bicicleta certa para as crianças

As bicicletas infantis variam de acordo com o tamanho da roda (aro) de 12 a 26 polegadas. Uma forma de decidir qual é a bicicleta ideal para seu filho é através da idade e peso, pois a idade geralmente segue uma linha de desenvolvimento geral das crianças naquela faixa etária e o peso leva em conta sua estrutura física.

Crianças de 3-4 anos e até 21kg

O ideal são bicicletas sem pedal com rodas de 12″, para iniciar primeiro o treino do desenvolvimento do equilíbrio sobre duas rodas.

Crianças de 4-6 anos e até 25kg

Podem migrar para bicicletas com pedais, de rodas de 16″ e podem ter rodinhas ou não. Geralmente crianças que iniciaram nas bicicletas de treinamento sem pedais, migram para as bicicletas com pedais já sem o auxílio de rodinhas.

Crianças de 6-8 anos e até 30kg

A criança já pode utilizar uma bicicleta com rodas de 20″ e também já podem começar a usar bicicletas com marchas.


Aproveite e confira:


Crianças de 8-12 anos e até 45kg

O ideal para essa faixa etária são as bicicletas com rodas de 24″ e 26″ para pedalar.

Não esqueça que na escolha da bicicleta ideal, também deve ser considerado que a criança precisa encostar com os dois pés no chão a qualquer momento da pedalada, para evitar quedas e aumentar a sua segurança durante o aprendizado. E também precisam alcançar os manetes do freio, por questões de segurança.

Itens de segurança para andar de bicicleta

É importante lembrar que toda diversão precisa também ter segurança, justamente para que a diversão possa continuar. E para a segurança do seu filho é necessário alguns itens:

  • Um adulto responsável, sempre que a criança for pedalar, por mais segura que ela se sinta pedalando, é necessário um adulto para acompanhar e auxiliar todo o processo de aprendizagem e prática do ciclismo;
  • Capacete, é imprescindível. Portanto todas as vezes que a criança for pedalar ela precisa de um capacete que seja confortável e sirva adequadamente sem folgas, por exemplo, pois para a proteção adequada ele precisa estar bem ajustado na cabeça;
  • Também é importante fazer uso, de cotoveleiras, joelheiras e munhequeiras, esses itens de segurança previnem em casos de quedas machucados graves nas áreas que geralmente são alvos nas quedas.