Parto Normal: Quanto Tempo Pode Durar? E quais suas fases?

A busca por um parto mais natural tem sido cada vez maior nos últimos anos. As adeptas do parto normal colecionam experiências diversas, mas que culminam na satisfação de trazer à vida seu bem mais precioso.

Mas qual é a duração média de um parto normal? Será que consigo encarar um trabalho de parto? Essas e outras dúvidas permeiam todas as mulheres no momento em que precisam definir como darão à luz. Por isso, vamos te dar algumas informações sobre parto normal e te ajudar na sua decisão.   

Trabalho de Parto Normal

O trabalho de parto normal se caracteriza pelas contrações uterinas sentidas pela gestante em intervalos regulares e que provocam a dilatação do colo, necessária para que a criança venha ao mundo de forma natural.

É por essa razão, por depender das contrações do organismo da mãe, que ele é o parto considerado mais natural.

O tempo total do trabalho de parto normal varia muito de mulher para mulher. Entretanto, a média é de 12 a 14 horas.

Uma diferença pode surgir se a mãe é de primeira viagem ou se já tem outros filhos. As que já foram mães costumam ter um tempo de parto menor do que as que passam pela sua experiência, entre 8 e 9 horas totais contra 12 até 14 horas das mulheres que irão parir pela primeira vez.

Fases do Trabalho de Parto Normal

Crédito: Rainer_Maiores/Pixabay
Crédito: Rainer_Maiores/Pixabay

1ª – Latente

A primeira fase é a latente, que pode ir de 12 a 20 horas e é marcada por contrações irregulares e sem grande intensidade. A barriga pode endurecer, mas sem a futura mamãe sentir qualquer dor. A dilatação do colo do útero é de 1 centímetro por hora. No entanto, o momento inspira cuidados e observação do progresso do quadro.

Enquanto isso, o bebê tem outra experiência. O colo vai ficando mais amolecido, e os músculos fazem com que a cabeça do bebê se posicione onde ele tem que ficar prontinho, esperando seu momento de nascer, com a cabeça virada para baixo.

2ª – Fase Ativa

A fase ativa tem início quando a gestante já se encontra pronta fisicamente para dar à luz. O médico obstetra verifica que a dilatação começa a aumentar, de 4 centímetros, e as contrações são regulares e intensas, e duram menos de um minuto entre uma e outra. As contrações vão diminuindo, e a dilatação chega até os 10 centímetros.

O parto em si leva entre 6h a 12h, e o momento de trabalhar pela expulsão do bebê pode chegar a uma hora. Depois, ele é preparado para ir para os braços da mãe. Mas ainda não acabou. A placenta ainda é expulsa após o nascimento da criança, e isso pode levar alguns minutos.

O parto normal exige uma preparação prévia da mãe, que deve estar preparada emocional, física e psicologicamente para o momento. Recomenda-se a meditação, ioga, pilates e hidroginástica – desde que as atividades sejam autorizadas pelo médico – para que a gestante esteja em sua melhor forma para viver a sua experiência inesquecível.

A tranquilidade conta e muito no parto normal. Inclusive a presença de doulas acompanhando e dando apoio para a mulher torna o trabalho de parto ainda mais humanizado e cheio de atenção e carinho.

Converse sempre com o seu médico sobre as possibilidades e necessidades do parto normal. A decisão é sempre sua, mãe! A forma como seu bebê vira ao mundo, se cesária ou parto normal, é uma escolha da família com o médico mediante o seu desejo e a sua segurança e do seu filho.

close