Parto normal x Cesariana. Qual o melhor?

Esse não é um post com ponto de vista pessoal, mas sim um explicativo básico entre esses dois partos.

Lembrando sempre que, para cada mulher, o seu parto, não importa de qual tipo for, vai ser diferente do parto de outra e que todas são mães iguais, quer o filho tenha vindo de parto normal, humanizado, cesárea ou adoção.

Como todos sabem o parto normal é por via vaginal. E a cesariana, é uma intervenção cirúrgica no útero para extrair o bebê. E tem também o parto humanizado, que merece outro post em breve.

Todos sabem que é grande o número de cesarianas agendadas no Brasil, devido a comodidade, tanto para os médicos como para algumas mães que preferem marcar do que esperar pela surpresa do parto normal.

Mas… e você, sabe bem a diferença entre os dois? Parto normal x cesariana:

Como é feito o parto normal?

O normal envolve o famoso trabalho de parto, com as contrações sentidas de tempos em tempos, e o intervalo entre as contrações vai diminuindo. A partir desse momento o médico avalia a dilatação do colo do útero, que deve chegar a 10 cm. Se a dilatação for insuficiente para o bebê passar, é feito um corte cirúrgico na região perineal – episiotomia- (corte que está sendo muito feito hoje em dia, precisando ou não). Quando o colo estiver completamente dilatado e as contrações estiverem fortes, as paredes do útero farão uma pressão e, com a ajuda da mãe, impulsionarão a criança para fora. A anestesia no parto normal é opcional. Algumas intervenções médicas podem ser feitas, além do corte, também podem romper artificialmente a bolsa e usar medicação para acelerar o parto. Ao final do parto você provavelmente estará exausta, e no geral pode ir para casa em 2 dias.

Mais dicas para gestantes:

Como é feito a cesariana?

A cesariana é um procedimento cirúrgico, que pode ser de emergência ou planejada, em que é preciso fazer uma anestesia, que pode ser a raquiana ou peridural. As duas são aplicadas nas vértebras das costas. Como a peridural demora um pouco mais para fazer efeito e as mulheres sentem a movimentação durante a cirurgia, é mais comum o uso da raquiana. Depois disso, é feita uma sondagem, antissepsia (limpeza) e uma incisão por sete camadas até chegar ao bebê, e depois todo o procedimento de fechar tudo de novo. No dia seguinte a cesariana pode levantar-se da cama, geralmente as mulheres vão para casa no terceiro dia após a cesariana, com medicamentos para aliviar a dor (algumas sentem dor outras não durante a recuperação).

Quanto tempo dura cada processo?

No geral, a cesariana é realizada em uma hora. Já o parto normal pode variar muito, indo de 1 até 15 horas. Diz que para as mães de primeira viagem o trabalho de parto costuma demorar mais.

Agora segue um comparativo entre os dois partos:

Volto a lembrar que nem tudo que tem na lista é assim para todas as mulheres, sobre ambos os partos, varia de mulher para mulher, mas basicamente é isso:
partonormal-x-cesariana

Então é basicamente isso, o importa é você se informar bastante sobre o parto que deseja. E bom parto para você!

Para você que já teve 1 ou mais partos, conte-nos como foi…

Confira também:

1 comentário em “Parto normal x Cesariana. Qual o melhor?”

  1. A minha dúvida é qual dos dois partos é melhor para o bebê? Será que é só a compreessão da caixa torácica?

Os comentários estão encerrado.

close