Penteados com tranças – lindas ideias para você se inspirar!

Penteados com tranças é um clássico e faz muito sucesso com as meninas. Confira aqui algumas ideias para fazer lindos penteados com tranças!

Menina bonita do laço de fita, as meninas carregam em si a delicadeza dos seus cabelos que emolduram seus rostos inocentes da infância vivida. Cabelo de menina é cabelo que não precisa de pintura, de alisamento, de reconstrução capilar, de retoque e mil produtos para tratar as pontas duplas pois cabelo de menina é cabelo virgem, é cabelo com sua cor natural ainda, é cabelo cacheado de forma natural, é cabelo liso que não precisa de escova, é cabelo ondulado que não precisa de babyliss, cabelo de menina carrega a leveza da infância.

E que delicadeza é um cabelo de menina com tranças… os cabelos que se emaranham nos dedos formando tranças mil. Á quem já nasce tramando suas tranças e tem aquelas que aprendem com muita insistência, o fato é que tranças combinam com meninas e meninas combinam com suas tranças, cada uma com seu tipo de cabelo e seu estilo diferente pois as tranças cabem em todas elas.

Para as que não nasceram tramando mas aprendem pela persistência, segue algumas dicas de penteados com tranças:

Como fazer trança simples:

penteados com tranças
Confira como fazer trança simples. Imagem: Penteados

1- Primeiro os cabelos devem estar preferencialmente já lavados e desembaraçados (para não trancar nos dedos na hora de trançar);

2- Escove o cabelo, e com o auxílio de um pente ou escova divida o cabelo em três mechas;

3- Comece passando a mecha da esquerda por cima da mecha do meio;

4- Depois passe a mecha da direita por cima da mecha do meio; Sempre que cruzar as mechas “empurre” a mecha para cima em direção a cabeça para ir deixando a trança mais firme;

5- Cruze as mechas sucessivamente, na mesma ordem que começou (esquerda, direita, esquerda, direita, etc..);

6- Trance as mechas até a altura desejada, o ideal é até as pontas do cabelo;

7- Finalize prendendo a trança na ponta com um elástico de cabelo.

Como fazer uma trança embutida:

ideias de penteados com tranças
Trança embutida. Imagem: YouTube

1- Comece separando uma mecha do topo da cabeça e divida ela em três partes, como se você fosse fazer uma trança normal. Se você optar por uma trança mais soltinha, penteie todo o cabelo para trás e divida em três partes, a mecha do meio você irá prender com um rabo de cavalo bem no topo da cabeça, a sua trança embutida irá começar desse ponto, com a parte central levemente separada e soltinha;

2- Cruze as mechas como uma trança normal, comece pela mecha da esquerda, depois a da direita e assim sucessivamente;

3- Antes de trançar as mechas, puxe uma mecha de cabelo e incorpore à cada uma das três partes;

4- Comece sempre puxando os fios mais próximos da testa e vá descendo em direção as pontas;

5- Aperte bem a mechas cada vez que for trançá-las, assim ela irá ficar mais firme evitando que a trança se solte com facilidade;

6- Contineu cruzando as mechas até a nuca;

7- Para finalizar, a partir da nuca não precisa adicionar mais fios, continue a partir dai trançando como uma trança normal.

Dica: Se quiser uma trança embutida invertida, ao invés de passar uma mecha por cima da outra, passe as mechas por baixo.

As tranças além de combinarem com o dia a dia, por sua praticidade e beleza também podem ser incorporadas a penteados para ocasiões mais formais. Ela é um verdadeiro coringa, pois pode ser realizada de diversas maneiras diferentes deixando o visual mais sofisticado ou não dependendo da ocasião e o melhor é que pode ser feito em casa, sem precisar da ajuda profissional, só bons elásticos e habilidade nos dedos.

Alguns tipos de penteados com tranças mais elaboradas que podem ser usadas em ocasiões mais especiais:

  • Trança holandesa;
  • Trança embutida;
  • Trança embutida invertida;
  • Trança corrente;
  • Trança cascata;
  • Trança escama de peixe;
  • Trança espiral;
  • Trança zigue-zague.

Aproveite e confira:


Cabelos afros ficam lindo com tranças, use e abuse delas. Você pode fazer várias trancinhas e juntar todas no final ou deixar elas soltas. Pode trançar várias mechas do cabelo e prender todas no topo da cabeça deixando o restante do cabelo solto para baixo, também dá um visual muito legal.

penteados com tranças para cabelo afro
Penteado afro. Imagem: fiquediva

Cabelos curtos também podem ganhar tranças lindas, neste caso comece pelas franjas ou faça tranças mais fininhas que precisam de menos volume de cabelo.

ideias de penteados com tranças
Penteados infantis com tranças. Imagem: Du Lacet

Tranças também combinam com coques, neste caso comece trançando o cabelo no topo da cabeça e depois finalize com o coque, fica muito lindo o resultado e o cabelo fica bem preso ideal para ocasiões como espetáculos aonde o cabelo precisa ficar bem preso mas ao mesmo tempo sofisticado.

penteado com tranças e coques
Ideias de penteados infantis com tranças. Imagem: YouTube

Tranças com rabo de cavalo: a trança começa no topo da cabeça e você finaliza com o rabo de cavalo, ideal para cabelos compridos. A trança dá um toque especial para o rabo de cavalo.

Penteado com trança e rabo de cavalo. Imagem: youtube

Trança em zigue-zague: se começa separando o cabelo em zigue-zague e depois se trança o cabelo, nesse caso pode ser até a trança simples o efeito do zigue-zague vai dar o toque especial para o penteado.

Tranças divertidas. Imagem: YouTube

Trança corrente: fica linda para ocasiões mais formais como formaturas, eventos, e finalizando ela com um coque, o cabelo estará bem preso, permitindo que a criança possa brincar livremente sem se preocupar em “estragar” o penteado.

Trança corrente. Imagem: Sempre Pronta

Trança holandesa: pode ser usada com a finalização do cabelo preso em coque ou solto, em ambas opções ele fica lindo. Para ocasiões menos formais utilize ele solto, como em festas de aniversário.

Trança corrente. Imagem: Blog da Noiva Criativa

Trança estilo cascata: fica incrivelmente lindo em cabelos compridos e usados soltos.

Trança cascata. Imagem: Solo Infantil

Tranças com maria chiquinhas: quer penteado mais divertido que esse? Mais cara de infância não há. As tranças podem ser feitas separando primeiro as maria chiquinhas e depois trançando cada uma separadamente ou faz duas tranças e depois prende elas como duas maria chiquinhas.

Trança maria chiquinha. Imagem: Blog Tricae