Pintando o sete – Como fazer tinta caseira

Aqui em casa essa semana, foi a semana de pintar o sete! Aproveitei que era aniversário do meu marido e decidi colocar em prática uma idéia que já tinha em mente a bastante tempo, mas que sempre me dava uma preguincinha de fazer…tinta caseira! Fazer a tinta ia ser fácil a questão toda ia ser a lambança que isso ia me causar…mas em prol da infância feliz, mãos a obra!

Quando digo que aproveitei que era aniversário do meu marido para fazer essa arte toda, é porque eu queria fazer um cartão para ele com a marca do pé da Bia…pois como ela não pode escrever um cartão para ele, queria fazer um presente que tivesse a participação dela, então daí veio a idéia de fazer um cartão que tivesse a marca do pé dela, a marca teria que ser feita com tinta, só que a Bia tem 9 meses e eu não queria correr nenhum risco desnecessário usando tintas normais, que podem causar alergias pois crianças pequenas colocam TUDO na boca, e não seria diferente com as tintas, por isso decidi fazer em casa mesmo a tinta.

Existem várias receitas de tinta caseira eu optei em fazer a que julguei mais fácil e prática de fazer.

Depois que as tintas estavam prontas para o uso, estendi uma toalha de plastico no chão, que eu já tinha dos meus artesanatos, meu intuito era de me poupar um pouco da bagunça toda que eu teria que limpar depois..kkkk…coisas de mãe. Coloquei só um tapa fralda na Bia, mas você pode usar só fralda mesmo, quanto menos roupa melhor…daí duas coisas importantes de dizer..o melhor é fazer no verão ou em algum dia que esteja quente, porque vai ser uma bagunça só, então nada melhor que deixar a criança bem livre, com o mínimo de roupas possíveis. E a outra questão é que o corante mancha, então cuidado no que a tinta irá tocar.

Posso dizer que a Bia se divertiu muitoooooooooo, claro que primeiro ela experimentou a tinta (por isso fiquei feliz de ter feito a tinta em casa), certo que iria para a boca. Depois ela começou a se lambusar todaaaaaaa, e o mais divertido era derrubar o pote na cabeça…hahaha…só minha filha para ter essas idéias.

A consistência da tinta não ajudou muito para fazer a impressão do pé dela no papel, mas consegui alguma coisa. Esperava que ficasse melhor a marquinha, mas dá para entender que é um pé. O cartão vai ficar “meia-boca”, mas a experiência sensorial que proporcionei a ela foi muito legal, valeu muito a pena e ela se divertiu bastante.

Receita de tinta caseira para fazer em casa com seus pimpolhos

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de água

Corantes alimentícios de diversas cores

ingredientes-tinta-caseira

Mistura a farinha de trigo e a água na panela, leva ao fogo e mexe até o ponto de tinta….mas qual o ponto de tinta????? Então aqui em casa, parei no ponto de creme…kkkkkk

preparando-a-tinta-caseira

Depois coloquei  um pouco em potes separados para poder adicionar os corantes…Após coloquei um tempinho na geladeira para dar uma esfriadinha.

DSC_0092 (2)

Tudo pronto…coloquei a Bia no chão (ela estava tão limpinha)….por pouquíssimo tempo…hahaha…

começando-a-brincadeira

Primeira provadinha, delícia mamãe!!!!  Rosa, tinha que ser né?kkkk…..

experimentando-tinta

Uni, duni, tê….qual será que vou escolher para me sujar….

qual-tinta-escolher

Todos!!!!!hahahahah….uma verdadeira lambança!

bricando-com-tinta-caseira

Coloquei uns papéis junto para ela brincar, foi uma festa só….no final não sobrou nada dos papéis…

tinta-e-papeis

E no final de tudo terminou assim….meu Deus, me socorre!!!!

DSC_0208 (2)

E esse é o cartão que fizemos para o papai, uma idéia criativa, legal e barata para ser feita em casa. Fica a Dica!

cartão-para-papai

Limpar tudo depois foi a parte mais difícil…mas valeu todo o empenho e esforço! Bia feliz, papai feliz…mamãe feliz! Massss cansada…..

Bjs.Inté.