Planejamento Familiar para 2016

Sempre quando um ano acaba e outro se inicia é normal pararmos para refletir no ano que passou e traçamos novas metas e objetivos para o ano que se inicia. Lembrando sempre o quanto isso é importante pois quando não sabemos aonde queremos chegar, não chegamos a lugar nenhum. Pensando nisso reunimos aqui algumas dicas de planejamento familiar para o ano de 2016.

1- Reuna a família

Faça desse momento um momento familiar, um marco, um evento que acontecerá todo ano para que a família crie esse hábito saudável de fazerem planejamentos juntos. Seja para planejar uma reforma, uma viagem, uma compra, etc…que seja um momento divertido em família para que todos possam se sentir participantes dos mais pequenos membros da família até os mais velhos. Com isso em mente, pode-se organizar até um lanche rápido e gostoso para que todos possam estar bem a vontade para esse tempo juntos.

2- Avaliações

É importante avaliar o ano que passou, ver os objetivos que foram traçados e analisar se foram alcançados ou não, e se não foram porque não foram. Aprendemos com nossos erros, para não cometermos eles novamente. Seja por falta de organização, empenho, dedicação, auto-controle, etc…com essas avaliações podemos ver se tomamos as decisões certas ou não, para que os erros não se repitam no próximo ano, afinal sempre buscamos o melhor a cada dia, para alcançarmos novas conquistas. Então com a família reunida troquem ideias de como foi o ano que passou, faça o chamado brainstorm (tempestado de ideias) , deixe que todos expressem suas avaliações do ano que passou tanto de forma pessoal como familiar, vá anotando as ideias num caderno ou num quadro-negro, aonde todos possam visualizar as ideias que estarão sendo expostas para juntos depois discutirem elas, extraindo o que deu certo e o que deu errado. Fazendo assim, cada membro irá se sentir valorizado e participante.

3- Traçando novos objetivos

Uma vez avaliado o ano que passou, podemos então seguir em frente e começarmos a traçar os novos objetivos como família para o novo ano que se incia. Traçem objetivos a curto, médio e longo prazo.Os objetivos podem ser divididos em familiares e individuais. Pode ser distribuído cartolinas para cada membro da família de forma que cada um vá colocando suas metas individuais na sua cartolina e depois exponha para o grande grupo, as crianças pequenas que não ainda não souberem escrever podem desenhar, assim ninguém ficará de fora. E também traçem os objetivos da família como um todo.

4- Pondo em prática

Uma vez que as metas estão traçadas é importante vermos como cada membro irá colaborar para que elas sejam atingidas. Assim todos se comprometerão em chegar no objetivo comum da família. Por exemplo o objetivo é fazerem uma viagem juntos no fim do próximo ano, então aqueles que já trabalham provavelmente ajudarão financeiramente destinando um valor todo mês para esse fim, já os que não podem colaborar ainda financeiramente, poderão ajudar de outras formas como por exemplo na economia do lar, cuidando para deixar as luzes sempre apagadas nos ambientes que não estiverem sendo usados, serem mais rápidos no banho, fazerem um brechó com roupas e brinquedos que já não são mais usados, ou fazerem biscoitos para venderem na vizinhança, enfim nessa hora cada família verá com criatividade como cada membro poderá ajudar. Assim todos comprometidos pelo bem comum, você estará passando para seus filhos valores para a vida toda de colaboração, empenho, dedicação, economia, noções financeiras, de que as coisas na vida nem sempre são fáceis de serem alcançadas mas sonhos podem se tornar realidade se nos esforçarmos para que eles aconteçam.

Faça desse momento um momento único na lembrança de sua família, não é um momento de cobranças mas de equipe, de trabalharem juntos, certamente unirá mais a sua família se todos juntos colaborarem cada um da sua forma. E desfrutar depois dos objetivos atingidos seja a compra de uma TV nova, ou uma viagem juntos, todos terão o sentimento que fizeram parte dessa conquista e certamente vão querer fazer muitos outros planejamentos familiares juntos.

Veja mais temas relacionados:

Educação Financeira : Sete passo para organizar o orçamento familiar

10 dicas para mães que trabalham em casa

 

 

 

close