Por que os cães podem ser bons para o crescimento do seu filho?

Nas redes sociais faz muito sucesso vídeos e fotografias que captam a relação entre crianças e cachorros, sempre rendem muitos likes e comentários fofos. Essa dupla forma uma harmonia tão perfeita que é impossível não se encantar.

Muitas são as histórias de quem teve a felicidade de crescer ao lado de um animal de estimação. Uma infância com um bichinhos é marcada pela cumplicidade, carinho e, claro, muita bagunça.

Os motivos para ter um animal de estimação em uma casa com crianças são bem maiores do que os motivos para não tê-lo. Continue lendo e saiba porque essa combinação de crianças e cachorros é tudo de bom!

Crianças que convivem com cães adoecem menos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Aberta do Canadá, foi confirmado que os cães reforçam o sistema imunológico das crianças. O resultado da convivência diminui o risco de desenvolvimento de alergias infantis, além de proteger da obesidade.

Nesse estudo foram analisados históricos de 700 bebês. 46% deles conviveram com pelo menos um cachorro desde de que estavam na barriga da mãe até os três meses após o seu nascimento. Os dados comprovaram que as crianças com cães em casa têm menos doenças respiratórias.

Alguns especialistas ainda acreditam que isso se deve a uma maior exposição a alguns tipos de bactérias e germes, que ajudam no fortalecimento e na melhoria da resposta do sistema imunológico a algumas doenças.

Quando seu filho receber um “lambeijo”, entenda isso como um ato de amor. Se o seu pet estiver saudável e com as vacinas em dia, nada de ruim poderá acontecer ao seu filho.

Aproveite e confira:

Os cães ensinam muito sobre afeto

Os cachorros são animais muito carinhosos por excelência. Com a convivência com eles os bebês acabam aprendendo a ser carinhosos também, desenvolvendo assim comportamentos mais afetivos e solidários.

O cuidado consigo e com o outro também é estimulado pela presença de um animalzinho de estimação em casa. A companhia de um cão ensina as crianças a compartilhar os brinquedos, o que ajuda a evitar as atitudes egoístas.

Crianças que convivem com cães são menos propensas ao estresse

A saúde da mente de adultos e crianças também é beneficiada pela convivência com um pet. O melhor funcionamento do sistema cardiovascular tem sido associado à presença de um cão na família.

Com isso, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca ficam mais estabilizadas, o que ajuda na redução do estresse. O simples gesto de fazer carinho no seu cachorro, reduz as condições psicossomáticas produzidas por fortes emoções, como por exemplo a agressividade.

A também a redução de quadros de ansiedade que entra na lista dos benefícios de deixar a criança ter contato com animais. As brincadeiras e o cuidado com o pet servem como exercício terapêutico e reduz sintomas de angústia, medo, insegurança e solidão.

Em outra pesquisa realizada, agora pela Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal, no Canadá, foi constatado que a criança portadora de autismo, na presença de um cão treinado para lidar com esse tipo de quadro, entra em estado de tranquilidade e segurança.

Com isso, os níveis de hormônios de estresse reduzem consideravelmente. A “terapia animal” vem sendo uma prática utilizada por especialistas do mundo todo e os resultados têm sido cada vez mais positivos.

Outras vantagens são:

  • Autonomia
  • Autoestima

A criança sente que é amada pelo seu cachorro e, de alguma forma, quer retribuir, dando comida e proporcionando momentos de lazer.

Cães deixam as crianças mais ativas

Uma das queixas da atualidade é em relação ao uso excessivo dos aparelhos eletrônicos como tablet, celular e TV que deixam as crianças cada vez mais longe das atividades de recreação que são realizadas fora do sofá.

Com o cachorro, seu filho irá se sentir mais estimulado a brincar fora de casa. Brincadeiras de correr, jogar bola e arremesso de objetos vão fazer com que os criança e o seu pet gastem suas energias e fiquem mais ativos socialmente.

Os cães estimulam a socialização das crianças

Desde que nascemos, aprendemos a desenvolver habilidades de organização social e esse processo fica muito mais enriquecedor quando se tem a companhia de um “aumigo”.

Quando a criança cresce convivendo com um cachorro, ela desenvolve habilidades sociais e adquire senso de responsabilidade e cooperação. A expansão das relações sociais influenciam diretamente na melhora da autoestima da criança.

Além disso, vai ficar muito mais fácil fazer novas amizades, administrar sentimentos de compaixão e paciência com os outros. Isso ajuda e muito a fortalecer o vínculo entre irmãos ou outros membros da família, reduzindo ciúmes e até as inimizades.

Crianças que têm déficit de atenção também começam a ter uma considerável elevação nos níveis de concentração e interação social. Isso acontece graças à rotina que é criada durante a convivência com seu animal de estimação.

As crianças desenvolvem autonomia e responsabilidade

Você pode atribuir alguma tarefa que a criança seja capaz de desempenhar em relação ao cuidado do seu cão. Mas tome cuidado e se certifique de que vai ser seguro para ambos.

Trocar a água ou escovar os pelos do cachorro vai fazer com que ela tenha noção de responsabilidade. A prática também auxilia na percepção de autoconfiança porque seu filho vai se sentir orgulhoso em poder executar uma tarefa que só cabe a ele.

A importância do trabalho em equipe também pode ser explorada. O cachorro é de responsabilidade de todos da família, então, cada membro deve dar sua contribuição para garantir que o animal seja bem cuidado.

Já deu para perceber que a felicidade e o bem-estar vão fazer parte dessa amizade verdadeira que vai durar muitos e muitos anos. Lindas histórias e ótimos momentos renderão da parceria perfeita entre criança e cachorro.

Se você tem alguma dúvida sobre essa relação que é só amor, entre em contato com um veterinário. O especialista vai ser capaz de orientar sobre raças, rotina e adaptação do pet e da criança à nova rotina.

Texto por: Vet Quality

close