Porque as plantas morrem no Inverno? Saiba como cuidar das suas

Florista do Grupo Jardim da Saudade, Blumenau – SC. dá dicas para manter o quintal bonito mesmo com as baixas temperaturas.

Com a chegada do Inverno parece inevitável que algumas plantas deixem de florescer. As baixas temperaturas costumam agredir as flores e o gramado que passam a sofrer com a mudança na Estação. No entanto, é possível tomar algumas medidas para garantir que o quintal fique florido como no Verão e na Primavera. O florista do Grupo Jardim da Saudade, Lenir Jeronimo Dias, afirma que o segredo está em apostar na manutenção. “É ideal ficar atento à limpeza diária, retirando todas as folhas murchas dos vasos ou do quintal, que evitam o crescimento correto das plantas”, afirma Dias.

Molhe pouco

Como o tempo está mais úmido, a tendência é que as folhagens já possuam uma grande quantidade de água armazenada. “É necessário ficar atento ao tipo de planta. A maioria das flores, como a orquídea, por exemplo, pegam bastante umidade e se molhar demais nesta época elas podem morrer”, afirma. Além de impedir que a planta não se desenvolva, o cuidado também evita a proliferação de insetos e do mosquito da dengue.

Fique atento ao solo

Todo cuidado é válido para garantir que a terra fique saudável. Quanto mais mexer e colocar adubo irá auxiliar na oxigenação do solo e fortalecer a planta. Segundo Dias, variar no tipo de adubo faz com que a folhagem receba vários tipos de nutrientes, tornando a planta mais resistente e maior.

Evite a poda

Com o frio, as plantas têm uma grande dificuldade para crescer. Neste período o jardineiro recomenda apenas retirar as folhas velhas, que estão para cair, e dificultam ainda mais o crescimento da vegetação. “Aquela parte da planta que está morrendo consome os nutrientes do resto da planta. Mas é preciso ficar atento! Os galhos secos só devem ser cortados a partir da Primavera”, afirma Dias.

Plantio não é proibido

Diferente do que muitas pessoas imaginam, é possível incrementar o quintal com novas flores. O responsável pelos cuidados com jardinagem do Grupo Jardim da Saudade explica que fazendo a adubação correta e a limpeza necessária é possível garantir que a planta resista até a chegada de uma nova Estação. “Neste período a planta não terá um grande desenvolvimento, mas conseguirá resistir, até a Primavera quando irá crescer bastante”,

Iluminação e ventilação são essenciais

Para garantir um desenvolvimento da planta é necessário que o ambiente tenha bastante luz e seja bem arejado. Mesmo os locais fechados devem contar com uma iluminação e ventilação direta na folhagem.

Gramado bonito

Embora o frio faça com que a grama cresça mais lentamente, o quintal deve receber um cuidado mais frequente nesta época do ano. A temperatura baixa estimula o aparecimento das ervas daninhas que devem ser retiradas com maior frequência para evitar o desenvolvimento do solo.

Gostaram das dicas?

1 comentário em “Porque as plantas morrem no Inverno? Saiba como cuidar das suas”

  1. No inverno as plantas tendem mesmo a ficarem mais amareladas e as flores ou não se desenvolvem por completo ou não nascem mesmo por causa do frio! Como aqui no Sul tudo é exagerado, tanto o frio quanto o calor, temos que ter sempre o máximo de cuidados se quisermos ter o jardim ou até mesmo aquele canteirinho pequeno bem bonito!

Os comentários estão encerrado.

close