Pós-parto: Mitos e verdades que você precisa saber

O parto da mulher é cercado de significados, crenças e cuidados. Tudo isso misturado. Até mesmo a mais racional das mulheres credita como verdade algum procedimento ou crença em relação a gravidez, parto e pós-parto por estes “ditos” estarem em nosso cotidiano.

Alguns deles são quase absurdos, mas outros possuem explicações aceitáveis, e por isso não devemos recriminar quem acredita em algum deles. A verdade é que, se não comprometer a saúde da mãe e do bebê, essas crenças deixam as mães emocionalmente mais seguras, como se estivessem “fazendo o melhor para seus filhos”.

Alguns mitos sobre o pós-parto

  • Algumas mulheres deixam de lavar seus cabelos por duas semanas após o parto. Isso garantiria a limpeza completa do útero, aonde todo o sangue sairia sem impedimentos.

Meninas, podem lavar o cabelo à vontade!

  • Beber água de arroz e cerveja preta ajudaria a estimular a produção de leite.

Meninas, podem beber a água de arroz à vontade, embora beber água filtrada tenha o mesmo efeito e não tenha gosto ruim. Em relação a cervejinha, nã-nã-ni-nã-não!

  • Enquanto estiver amamentando, não é possível ficar grávida.

Infelizmente não é verdade! Nossa menstruação não vem, mas não significa que não ovulamos, ok? Se fosse verdade, amamentaria meus filhos até uns 18 anos mais ou menos.

  • Amamentar faz o peito cair.

Isso não tem haver com a amamentação, tem haver com a pré-disposição genética! Pode liberar o peito!

  • Se o bebê nascer através de uma cirurgia cesárea, só poderá ser amamentado após a conclusão da mesma.

Essa eu tenho o prazer de dizer que é mito! Meu segundo filho começou a amamentar logo depois que nasceu! E assim ficou na sala de recuperação, e no quarto e se pudesse, continuaria assim pro resto do dia. 

Sem estender demais nesse assunto, meu primeiro filho não foi amamentado logo que nasceu, e já nos primeiros dias eu complementava sua amamentação com fórmula por ter uma “produção fraca”. O segundo começou a amamentar logo que nasceu e amamentou exclusivamente até a introdução dos alimentos sólidos.

Algumas verdades sobre o pós-parto

  • Evitar fazer esforço físico, atividade física ou dirigir no primeiro mês

Mesmo no parto normal é preciso respeitar a recuperação do corpo por completo. Seu corpo não passou somente por um parto, passou por uma gestação de nove meses.

  • Uso de absorvente interno é permitido

Sim!

  • Mulheres no período pós-parto tem mais prisão de ventre

Infelizmente é verdade! Tome mais água e alimentos que contenham fibras para ajudar nesse processo.

  • Mulheres ficam mais sensíveis emocionalmente

Verdade, menina! Ficamos mais emotivas, mais nervosas e mais protetoras do nosso filhote. São nossos instintos primitivos de preservação da prole falando mais alto. Por isso mandamos uma norma de visita dos recém-nascidos, e quem não segue na íntegra, fica seriamente comprometido! Brincadeira! Mas se você ainda não tem uma listinha ou normais de etiqueta, aqui vai nossa sugestão: Etiqueta para um “sem noção” visitar um recém-nascido!

  • Mães com silicone ou que tenham feito redução de mama podem amamentar?

Sim. Eu fiz redução de mama, e como contei no início deste post, tive duas experiências com a amamentação, uma “mal orientada” (mas maravilhosa) e a outra plena ( e também maravilhosa), apesar das feridas que tive no bico do seio nas duas ocasiões. Então, é verdade! Yes, we can!

  • Amamentar emagrece

Amiga, se emagrecemos até dormindo, porque não emagreceríamos dando amor? É claro que emagrece!

  • Pode usar henna no cabelo

Sim, pode usar! Se você é daquelas que sempre pintou o cabelo e na gravidez teve que dar uma paradinha, considere usar a Henna para pintar o cabelo e acabar com sua vontade. As demais tintas ainda não podem ser usadas pois podem contaminar o bebê através do leite ou pelo cheiro!

Existem vários outros mitos e verdades, no México por exemplo, a mulher que teve o bebê só pode receber ajuda e cuidados de outras mulheres da família enquanto ela dedica exclusivamente ao filho. A casa também precisa ser “purificada” das vibrações do parto. E por aí vai!

E você, conhece algum outro mito do pós-parto? Conta para a gente aí!