Puerpério: Puer o que ???

Pois é gente estamos numa nova fase… para não dizer absolutamente TUDOOOOOO novo! Minha vida hoje é vivida de 3 em 3 horas… hahahah… nunca pensei que pudesse dormir tão pesado em 1h… você nem pode imaginar o que consigo fazer em apenas 1 hora… hahaha…

Bom, entramos no puerpério, o que é puerpério??? É a fase em que me encontro, ou seja, uma mulher após dar a luz a um bebê! Essa fase que estamos vivendo eu e a Beatriz se chama puerpério… uma época de muitosssssss desafios, medos, alegrias, lágrimas, dores, etc… e vou contar um pouco como tem sido meus dias após o nascimento dela, lembrando que essa é a minha experiência e cada mamãe tem a sua experiência, as coisas podem ser bem diferentes de mamãe para mamãe!

puerperioQuando recebemos alta, confesso que fiquei com medo, queria ficar um pouco mais no hospital… hahaha… lá não precisa limpar casa, fazer comida, etc… sem falar que tinha toda a assistência necessária para mim e a Beatriz… mas um dia eu precisava voltar a realidade, pena que foi tão rápido… hahaha… bom fomos para a casa, aquele frio na barriga, de sairmos do hospital e sabermos que agora é nós e só nós… (dramático não? Mas de muitas formas bem real !). Bom ao chegarmos em casa, foi aquela sensação de meu Deus como será agora?????? Primeiro definimos como faríamos com ela, aonde ela dormiria, como organizaríamos nossa vida a partir dali… e assim foi, nos primeiros 20 dias a Beatriz dormiu no carrinho dentro do nosso quarto, uma porque no nosso quarto tem ar condicionado e no dela não, lembrando que ela nasceu em pleno inverno e também pela comodidade de tê-la pertinho quando ela chorasse para mamar (mais prático para as mamães)!

Durante o dia tentávamos fazer uma rotina de 3 em 3 horas que foi o que o pediatra recomendou, sei que nesse ponto as opiniões divergem entre rotina e livre demanda, mas cada casal sabe o que será melhor para sua família nesse aspecto… e para nós colocarmos a Beatriz já dentro de uma rotina nos ajudaria bastante, claro que teve dias que dei de mamar um pouco antes outras um pouco depois, afinal não somos inflexíveis, a Beatriz é apenas um bebezinho… sejamos sensatos né? A noite a ordem era não acordá-la, nos primeiros 20 dias, ela acordou como quis… kkk… de 1h em 1h, de 2h em 2h… depois aos poucos ela foi criando um padrão e logo estava acordando apenas 2x por noite entre 2 e 3 horas e depois entre 5 e 6 horas da manhã… essa foi nossa deixa para tentarmos colocar ela no quartinho dela, isso ela deveria ter uns 20 dias, no início era ruim acordar 2x por noite e ir até o quartinho dela para dar de mamar, mas mais cedo ou mais tarde teríamos que passar por isso, então foi… hoje ela está com 1 mês e meio e GRAÇAS A DEUS está dormindo até as 6,7 horas da manhã direto, a última mamada a meia-noite e depois só de manhã! Sei que isso não é o normal, mas agradeço a Deus por isso, pois tem sido ótimo ter noites de sono de verdade…

Em compensação o dia da Beatriz que antes era cheio de sonecas, agora não é tão cheio assim… tem dias que ela dorme mais outros dorme menos, ela também está ficando cada dia mais tempo acordada, começando a interagir… essa semana ela deu os primeiros sorrisos… coisa mais querida! E o privilegiado em ganhar o primeiro sorriso foi o super papai! Hahahah… tudo bem ele mereceu! Meu marido reservou esse tempo de início para se dedicar a nós duas, e ele tem sido SUPER, sem ele certamente eu não teria passado tão bem por esse período… ele que faz as trocas de fralda, tempos de arroto, banhos, etc… ele que consegue acalmar ela nos momentos de gases e cólicas, pois como eu tenho cheiro de leite (ninguém merece), se eu pego a Beatriz no colo ela só quer peito mesmo não estando com fome, os bebês se acalmam no peito… até tentei dar bico, mas bebê que mama no peito dificilmente pega bico… na verdade ela até pega mas com outras pessoas, tipo quando alguém de fora pega ela no colo e oferece o bico ai ela pega… hahahha… mas no meu colo nem pensar, afinal para que bico se ela tem o peito da mamãe né?!

Mas temos sobrevivido! Não é uma fase fácil, pois independente de ser cesárea ou parto normal sempre há dores… dores de pontos, dores no corpo, cansaço físico, emocional… nas primeiras semanas vocês estão se conhecendo (pais e bebê), é uma adaptação com essa outra pessoinha que chegou que requer atenção exclusiva e isso requer teu corpo literalmente… no início apesar de a amamentação ter sido um sucesso, TODOS os peitos doem, todos doem de verdade, há dias melhores outros nem tanto, e mesmo com o bebe fazendo a PEGA de forma certinha, ainda assim o peito dói, pois o nosso peito está se acostumando com alguém sugando com tanta veracidade de 1h em 1h ou de 2h em 2h… é de fato uma doação por completo!

Nosso corpo mudou, tem mamães que demoram séculos para perder o que ganharam na gestação, ou por excessos na gestação ou por metabolismo mesmo mas o fato é que muda, eu perdi tudo que ganhei na gestação em 3 dias, de verdade, verdadeira… pois se v0cês se lembram eu tive diabetes gestacional e isso fez com que eu tivesse um controle super rigoroso na minha gestação com a alimentação o que ocasionou em um ganho de apenas 5 kg a gestação toda… meu porte físico é de alguém que iria ganhar muitoooooo peso, comecei o primeiro trimestre ganhando muitooo peso, mas no 2º trimestre descobrimos sobre a diabetes e a partir dali não só não ganhei mais peso, como comecei a perder os excessos… e claro que isso AJUDOU MUITO para quando a Beatriz nasceu… a amamentação EMAGRECE e o fato é comprovado, pelo menos comigo a regra funcionou, e após 3 dias (tenho uma balança em casa) já tinha perdido o que tinha ganhado na gestação, após isso graças a amamentação segui perdendo peso… isso ajudou muito para minha auto-estima! Vocês nem fazem idéia!!!! Pois o útero demora um pouco para voltar ao tamanho normal…quanto mais você amamenta mais rápido ele volta ao normal, e como minha querida filha é boa de peito …hehehhe….logo, eu já estava mais magra que antes da gestação…

MAAASSS minha barriga não voltou a ser a mesma, meu corpo todo ficou flácido, e isso não é tão legal assim… meus peitos ficaram ENORMES por causa da descida do leite, minha pele ficou ressecada e cheia de alergias… mudanças hormonais… nada disso ajuda para nós mulheres no meio desse turbilhão de coisas… enfim de um jeito ou de outro todas as mulheres passam por algum tipo de mudança corporal pós gestação… e não é fácil… mas temos que superar… precisamos lembrar que é uma fase, nada é permanente, as coisas vão melhorar e logo criaremos novas rotinas e novos hábitos que nos auxiliarão nessa nova etapa… pretendo assim que possível começar a malhar para poder enrijecer a musculatura do meu corpinho… hoje sempre quando posso caminho com a Beatriz, sei que são pequenos passos, mas pelo menos não estou parada! Movimento gera mudança!

Apesar de não ter tido depressão pós-parto, que acomete uma grande parte das mulheres, tive o famoso BABY BLUES… sim tive, a MAIORIA DAS MULHERES tem, mas claro que também a MAIORIA não assume isso… e isso é ruim pois quando passamos por isso, achamos que somos só nós e isso torna tudo pior! Nos achamos as piores mães do mundo… fala sério né???? Nem de longe somos as piores mães do mundo, afinal não jogamos nossos filhos em latas de lixo, nem mesmo desistimos deles quando estavam dentro de nós… só estamos passando por muitas mudanças e precisamos processar tudo isso junto com um bebê que depende de nós EXCLUSIVAMENTE… então é super NORMAL passarmos por momentos de choro, de medos, de questionamentos e isso nem por perto nos torna PIORES MÃES, esses momentos são necessários e eles PASSAM, sim passam e tudo MELHORA! Nada como nessas horas estar cercadas por pessoas que te amam, para te ajudar, te apoiar, te animar… se necessário faça uso de psicólogas, grupos de mães, etc… não importa qual recurso o importante é você saber que NÃO ESTÁ SOZINHA, e que isso VAI PASSAR… e para mim o pior já passou… cada dia vejo meus sentimentos voltando ao seu estado mais normal…hahahaha….

Para ajudar nessa fase nada melhor do que receber uns mimos né?! E a PETITBOX como sempre se fazendo presente em todos os meus MOMENTOS…. chegou esse super mimo, além de tudo que veio que é super útil ainda vem essa caixinha mais linda e fofa do mundo… olha que amor o pente em forma de coroa, vai dizer que não foi especial? Para uma mãe de menina, o máximo !!! Amamos coisas fofas!

presentes

petite-box

Bom enfim meninas, eu teria muitas dicas para dar sobre todos esses assuntos e muitos outros, mas hoje meu post é apenas para contar minha experiência… sem dicas, apenas o consolo de que não existe PARTO PERFEITO, NEM AMAMENTAÇÃO PERFEITA, NEM PUERPÉRIO PERFEITO, reconheço que tive poucos imprevistos e muito apoio mas que mesmo o mais perto do perfeito NÃO É PERFEITO, ou seja, TODOS vamos enfrentar algum tipo de luta, batalha, desafio nesses assuntos mas o importante é saber que PODEMOS VENCER, e que tudo VAI DAR CERTO!

Deus abençoe a cada de uma de vocês! Dando a força necessária para a luta de cada dia! Façamos nosso melhor em tudo, para podermos colher bons frutos de nossos plantios de hoje! Quem com lágrimas semeia com júbilo ceifará!

Beijocas com muito amor!

close