Quarto de bebê como decorar – dicas simples e importantes!

Essa é uma das partes mais fofíssimas da gestação, arrumar cada detalhe daquele ninho de amor que será o quartinho do bebê. Tem cada detalhe lindo e fofo, que por vezes no mundo de opções ficamos meio perdidas, dá vontade de comprar tudo, de fazer tudo, é uma ideia mais linda que a outra.

Lembrando que o segredo de um quartinho de bebê lindo, é que todas as coisas devem ter harmonia entre si,  então antes de iniciar a parte prática da decoração é importante pesquisar muitas idéias, definir um estilo, obter as medidas do quarto, a posição solar para ver aonde os móveis serão colocados, verificar a questão de tomadas, luzes, etc. São pequenos detalhes que fazem muita diferença. 

A escolha das cores para quarto de bebê

Quarto de bebê como decorar
Escolhendo as cores do quarto do bebê. Imagem: decorfacil

Primeira definição importante são as cores que irão compor a decoração. Prefira tons neutros, que deixam o quarto mais clean, mais aconchegante, mais suave, deixe para ousar nas cores dos itens de decoração que podem ser facilmente substituídos depois caso seja necessário ou caso você enjoe da cor, por exemplo é mais fácil trocar um enfeite de parede do que a cor de uma parede inteira e cores neutras também ajudam o próprio bebê a relaxar, é importante criar um ambiente tranquilizador para o bebê, e por incrível que pareça as cores e a decoração podem interferir muito nisso.

Você se sente mais relaxado em um ambiente colorido, cheio de coisas para ver e sentir ou em um ambiente mais clean, com menos objetos, menos estímulos visuais?!

O bebê é todo estímulo, ele está explorando o mundo a sua volta com seus olhinhos miúdos, atentos a tudo, então para a hora da amamentação e do soninho no quartinho é importante quanto menos estímulos melhor.

Você pode pintar todas as paredes do quarto de uma mesma cor e deixar apenas uma para fazer destaque, nessa você pode pintar de outra cor dando um contraste no ambiente, ou colocar um papel de parede, ou colar adesivos infantis como nuvens, bolinhas, linhas geométricas, desenhar na parede montanhas, árvores, ou fazer aplique de madeira em metade dela, etc, diversifique em apenas uma parede assim você terá menor chance de erro.

Móveis para quarto do bebê

Quarto de bebê como decorar
Tipos de móveis para quarto de bebê. Imagem: casa-e-ambiente-bebe-bebe

Os móveis podem ser planejados ou não, hoje em dia está muito em alta a decoração vintage, e isso abre margem para que os móveis de família sejam repaginados e entrem na decoração, além de serem lindos, também carregam história, então uma cômoda antiga, o berço de madeira que era seu e sua mãe guardou (sim muitas mães fazem isso), ou algum outro móvel, pode ser repaginado compondo a decoração do quarto do bebê, dando um toque especial.

Quadros para decorar

Quarto de bebê como decorar
Quadros no quarto do bebê. Imagem: Allegrini Baby

Quadrinhos são uma aposta barata e fofa, você pode usar pôsteres comprados na internet, com imagens de bichinhos ou dizeres inspiradores, colocar em molduras e adicionar nas paredes.

Móbiles

Quanto aos móbiles, você pode fugir dos eletrônicos e inovar confeccionando seu próprio móbile, não é difícil de fazer e tem muitas ideias fofas e baratas, use um bastidor de crochê como base, depois pendure nele, bichinhos de feltro e fitinhas coloridas com fio de nylon.

Iluminação

Iluminação em quarto de bebê. Imagem: Pin de Julie Oller

Iluminação é fundamental, você precisa ter ao acesso a uma luminária ou um abajur que forneça uma meia-luz para a hora de amamentar, de ninar, ou de atender o bebê de madrugada sem precisar acender a luz principal do quarto.

Existem várias idéias lindas de luminárias e uma delas que fica um charme e compõem a decoração são as luzinhas pisca-pisca que hoje existem decoradas de diversos temas, e ficam lindas no quarto.


Aproveite e confira:


Nichos, organizados e prateleiras

Organizadores para quarto de bebê. Imagem: Blog Grão de Gente

Nichos, organizadores e prateleiras são ótimas opções para organização e também para a decoração do quarto. Os nichos podem ser usados para colocar bichinhos de pelúcia, enfeites e mimos do bebê. Existem várias versões fofas de organizadores para quartos de bebês que são muito funcionais. Já as prateleiras podem servir de apoio para fraldas, lenços umedecidos, kit de higiene do bebê, etc, ou para guardar livros de maternidade/infantil, brinquedos decorativos, bichinhos de pelúcia, elas são muito úteis em espaços compactos.

Enfeites

Enfeites para quarto de bebê. Imagem: Quarto para Bebê

Bandeirolas, de papel, tecido ou feltro, dão um charme para o ambiente e são opções baratas e bonitas para a decoração, nas bandeirolas pode conter o nome do bebê, fixar na parede, na lateral do berço ou na portinha do quarto.

Flores de papel ou lanternas japonesas para compor a decoração também ficam lindas, as flores de papel de seda podem ser confeccionadas em casa mesmo, depois é só pendurá-las no teto do quarto. As lanternas japonesas podem ser compradas por preços bem acessíveis em bazares de miudezas em geral ou de artigos para festa.

Tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas em quarto de bebê. Imagem: Quarto para Bebê

Tapete usar ou não usar? É o mesmo caso da cortina, usar ou não usar? Esses itens tendem a acumular muito pó e junto com eles ácaros, sujeiras, o melhor é não usar, ou pelo menos optar por versões que sejam de fácil lavagem, e não sejam tão pesados, grossos.

Você pode deixar o piso amostra e colocar tapetes pequenos e decorativos perto do berço, ou do trocador, para deixar o ambiente aconchegante, mas na hora da escolha, prefira os que você facilmente irá poder lavar em caso de leite derramado, respingos, fraldas sujas, ou outros acontecimentos corriqueiros. Bem como as cortinas, tem as opções de persiana que são mais fáceis para lavar, você nem precisa desinstalar, só limpar com esponja, água e sabão neutro.

close