Quarto infantil: Como mantemos os brinquedos organizados aqui

Desde que minha primeira filha nasceu eu comecei a me interessar bastante pelo método Montessori. Já fiz algumas postagens sobre Montessori que você pode conferir nos links a baixo:

E hoje quero compartilhar com você sobre a estante que optei por colocar no quarto das minhas filhas. Desde que Isabela era pequena sempre optei por estantes baixas e de nichos. Mas desde que ela ficou maior, e agora com a maninha optamos por essa estante maior. Mas ainda seguindo a mesma linha, baixa e de nicho.

Sobre a preparação do ambiente:

Além de pensar na estante que você vai escolher para colocar os brinquedos da criança é importante pensar e preparar todo o ambiente, deixar ele seguro para que a criança possa explorá-lo livremente. Portanto lembre-se de cobrir as tomas, prender os fios no chão ou na parede, tirar plantas e também produtos tóxicos do alcance dos pequenos.

O melhor  para os bem pequenos é não usar as caixas organizadoras (pois fica um monte de brinquedo junto numa caixa grande que ela não enxerga), o ideal é arrumar os brinquedos direto nas prateleiras, ou em bandejas e cestas. Isso faz com que o pequeno aprenda de uma forma mais fácil como colocar no lugar, pois são poucas coisas expostas e organizadas na estante, além de ser fácil do próprio bebê pegar seus brinquedos.

Além da estante no quarto, nós temos estantes na sala também, uma estante para a Elisa, com brinquedos e livros, e outra estante com livros para a Isabela e livros da família (as estantes dos livros na nossa sala também são da marca Politorno).

Isabela, hoje com 4 anos, usa uma cama alta. Em baixo da cama é um ótimo espaço para brincar e também para guardar brinquedos, por isso a estante escolhida foi essa, o modelo é estante Caracol 10 nichos da marca Politorno, você pode usar essa estante na horizontal ou vertical! Aqui coube perfeitamente em baixo da cama!

estante-montessori

Conhecendo o quarto das meninas em vídeo:

Fiz um vídeo antes da Elisa nascer mostrando a organização do quarto das minhas filhas e também mostro a estante:

Motivos para escolher uma estante de nichos para quarto infantil:

  • É bom que os brinquedos estejam ao alcance do olhar e das mãos das crianças.
  • O formato de nichos permite que os brinquedos fiquem organizados “cada um no seu quadrado” e não entulhados (o melhor para crianças pequenas é que os brinquedos fiquem um em cada nicho, ou em cestos pequenos com poucos itens dentro). Aqui em casa como minha filha mais velha já tem 4 anos, optamos pelos organizadores de brinquedos grandes.
  • Os brinquedos podem ser separados por tipo em cestos. Por exemplo, na estante temos uma caixa para lego, outra de comidinhas, outra para bonecas, pelúcias, instrumentos musicais e brinquedos soltos nos nichos.
  • Você não precisa deixar todos os brinquedos à disposição das crianças, você pode fazer rotação de objetos, semanal ou quinzenal e para os bebês pode ser um rodízio mensal de brinquedos. E deixar sempre presente aqueles que a criança gosta muito.
  • Uma dica ótima é colocar elementos que servem de estímulo para os 5 sentidos (visão, audição, tato, paladar e o olfato).

Como a estante está sendo usada pelas minhas duas filhas?

Com a Isabela com seus 4 anos é muito tranquilo, ela vai lá pega uma caixa de brinquedos, já sabe onde fica cada coisa, brinca, depois guarda tudo e coloca no lugar novamente.

A Elisa, minha baby de 8 meses, está descobrindo a casa, e já descobriu a estante no quarto delas, ela adora pegar a caixa de instrumentos musicais, brinca, bate, tira tudo da caixa, se diverte! A caixa de lego eu já desisti de deixar na estante e deixei em um cantinho da sala, pois as duas brincam todos os dias com legos.

estante-organizacao-montessori