Receitas de Ovos de Páscoa

Que tal economizar e ainda fazer algo mega saboroso? Confiras essas Receitas de Ovos de Páscoa.

E mais uma Páscoa se aproxima, aquela época famosa por sua doçura, principalmente para as crianças que se deliciam com as muitas guloseimas dessa época. E para quem quer preparar a sua própria Páscoa colocando a mão na massa, selecionamos algumas receitas de ovos de Páscoa para serem feitos em casa, com aquele toque de amor bem caseirinho da família.

Receitas de Ovos de Páscoa

Ovo de Páscoa Simples

Receitas de Ovos de Páscoa
Imagem: Receitas Globo

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 1 forma para ovo de chocolate de 1 quilo

Modo de Preparo:

Quebre o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma vasilha de vidro. Derreta o chocolate no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo bem com uma espátula a cada intervalo para o chocolate derreter por igual.  Você também pode derreter o chocolate em banho-maria, em fogo baixo, mexendo sempre. Quando o chocolate tiver derretido, despeje-o sobre uma superfície de mármore limpa e lisa. Com a espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, retorne-o para a vasilha de vidro. Usando um pincel de cozinha ou uma espátula de silicone, forre a parte interna de uma das formas com chocolate. Leve a forma à geladeira por 10 minutos. Retire da geladeira e repita mais uma camada de chocolate por cima. Deixe esfriar na geladeira novamente por 10 minutos, retire da geladeira e faça outra camada por cima. Desta vez, deixe a forma na geladeira por 15 minutos até o chocolate ficar bem firme. Repita este processo com a outra metade da forma. Retire as duas formas da geladeira e, com uma faquinha afiada, apare o excesso de chocolate das bordas das formas. Desenforme os ovos de chocolate colocando as formas de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa e lisa. Faça uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até o chocolate sair todo sozinho.

Ovo de Páscoa chocolate amargo e brigadeiro

Receitas de Ovos de Páscoa

Ingredientes:

  • 100 gramas de chocolate amargo (para cada metade de ovo de tamanho médio) – você pode aumentar essa quantidade, dependendo de quantos ovos irá fazer.
  • 1 grama de Mycro para temperar o chocolate – use sempre 1% de mycryo em relação a quantidade usada de chocolate.
  • 1 bolo de chocolate
  • 1 receita de brigadeiro
  • confeitos (opcional)

Modo de Preparo

Em banho-maria, derreta o chocolate até que ele atinja 45 a 50oC. Retire do banho-maria e mexa sem parar até que o chocolate chegue a 35oC. Adicione o mycryo e mexa sempre até que a temperatura do chocolate abaixe para 32oC. Despeje o chocolate na forma até a marcação e aperte com a parte de cima da forma. Coloque na geladeira por aproximadamente 10 minutos ou até que o chocolate se desgrude por completo da forma. Cubra o fundo do ovo com um pouco de brigadeiro. Coloque a fatia do bolo cortada com 1cm de espessura e no formato do ovo. Pincele o bolo com a calda de especiarias. Cubra com o brigadeiro e alise. Arrume em uma caixinha de presente. Decore com o bico pitanga usando o restante do brigadeiro. Coloque confeitos se preferir.

Modo de Preparo: caldo base

Em uma panela, misture 1 litro de água, 135 gramas de açúcar, 7 cravos, 1 canela em pau e 3 sementes de cardamomo abertas e amassadas. Leve para ferver. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e reserve em um pote fechado por até 2 semanas na geladeira ou congelado em forminhas de gelo por até 3 meses.

Receita: www.amandocozinhar.com.br

Ovo de Páscoa Red Velvet

Receitas de Ovos de Páscoa
Imagem: Bakels Brasil

Ingredientes:

Casquinha:

  • 150g de chocolate branco fracionado ou temperado

Bolo:

  • 75g de açúcar (1/2 xícara)
  • 75g de margarina gelada (3 colheres de sopa)
  • 1 ovo
  • 75g de farinha de trigo com fermento (3/4 de xícara)
  • 1 colher (de sopa) de corante vermelho em gel

Cobertura e recheio: 

  • 150g de cream cheese gelado
  • 75g de manteiga gelada
  • 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
  • 1 xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro peneirado 

Modo de preparo:

Casquinha: Coloque o chocolate derretido na forma para ovos de páscoa de 150g, retire o excesso e deixe gelar até ficar ficar firme, e desenforme.
Bolo: Bata a margarina gelada com o açúcar, em velocidade máxima até formar uma massa esbranquiçada. Coloque a essência de baunilha. Adicione o ovo sem parar de bater. Depois de incorporar o ovo, adicione a farinha aos poucos, batendo em velocidade mínima. Depois de colocar toda a farinha adicione o corante. Coloque em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido à 180ºC por 20-30 minutos. Não abra o forno antes de 15 minutos. Fure a massa com um palitinho, se ele sair limpo está pronto. Espere esfriar. 
Cobertura e recheio: Na batedeira bata o cream cheese e a manteiga, adicione a essência de baunilha e misture. Adicione o açúcar e bata até ficar homogêneo e cremoso. (Se não for usar na hora mantenha na geladeira). Coloque em um saco de confeitar com um saco de confeitar com bico pitanga.

Montagem:

Desenforme o bolo e esfarele. Na casquinha do ovo de páscoa coloque um pouco do bolo esfarelado, por cima do bolo usando um bico de confeitar coloque o recheio de cream cheese, por cima do recheio coloque novamente uma camada de bolo e por último decore com a cobertura.

Receita: www.amandocozinhar.com.br

Ovo de Páscoa de Colher no Pote

Receitas de Ovos de Páscoa
Imagem: Amor à doceria

Para cada casquinha:

  • Uma forminha para ovos de páscoa de 150g com silicone
  • 150g de chocolate ao leite ou meio amargo temperado ou fracionado

Modo de preparo:

Coloque o chocolate derretido nas forminhas de acordo com as instruções de uso dela. Leve à geladeira até ficar bem durinho. Desinforme. Coloque um pouco de chocolate nas bordas das duas metade e cole uma na outra. Espere endurecer. Esquente uma faca na chama do fogão, corte a tampinha do ovo de páscoa e reserve. Num papel manteiga faça uma bolinha usando o mesmo chocolate para servir de base para o ovo ficar em pé, deixe descansar por 5 minutos. Depois que tiver decorado a casquinha de acordo com o sabor desejado coloque a base do ovo em pé em cima desse círculo de chocolate e segure até secar e ficar firme.

Recheio de frutas vermelhas:

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 2 colheres (de sopa) de pó para sobremesas sabor frutas vermelhas
  • Confetes rosa

Modo de preparo:

Coloque os 3 primeiros ingredientes em uma panela. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar. Se ficar muito duro adicione creme de leite até ficar cremoso. Usando as mãos passe chocolate derretido em algumas partes do ovo, e passe ele no confete até o confete cobri a parte com chocolate derretido. Usando um bico de confeitar recheie o ovo de páscoa.Coloque a tampinha e uma colher e está pronto.

Recheio de trufa de Nutella:

  • 4 colheres (de sopa) bem cheias de Nutella
  • 4 colheres (de sopa) de creme de leite
  • Confete colorido

Modo de preparo:

Usando as mãos passe chocolate derretido em toda a parte de fora do ovo, e passe ele no confete até o confete cobri-lo por completo. Misture os dois primeiros ingredientes até ficar homogêneo. Recheie o ovo de páscoa. Coloque a tampinha e uma colher e está pronto.

Recheio de Doce de leite crocante:

  • 150g de doce de leite
  • Amendoim picado a gosto

Modo de preparo:

Coloque chocolate derretido na superfície da base e na superfície da tampa do ovo, passe e essas partes com chocolate no amendoim picado. Coloque o doce de leite em um bico de confeitar recheie o ovo de páscoa. Coloque a tampinha e uma colher e está pronto.

Receita: www.amandocozinhar.com.br

Ovo de páscoa vegano

Imagem: Blog tudo gostoso

Ingredientes:

  • 1 kg de chocolate amargo
  • 200 gramas de creme de leite de soja
  • 2 colheres (de sopa) de glucose (xarope de milho)
  • 6 gotas de essência de amêndoas para chocolate
  • Formas para ovos de páscoa

Modo de Preparo:

Tempere o chocolate. Pique 500 gramas de chocolate amargo em pedaços menores e derreta em banho maria até amolecer. Passe com o auxílio de uma colher ou pincel na forma de ovo e preencha todos os espaços. Coloque na geladeira por 5 minutos, retire e faça outra camada. Volte novamente à geladeira e retire também depois de 5 minutos. Faça a última camada e coloque no freezer. Enquanto o ovo está no freezer, prepare a trufa. Derreta os outros 500 gramas de chocolate na mesma vasilha e acrescente 200 gramas de creme de leite de soja. Misture bem e adicione duas colheres de sopa de glucose e 6 gotas de essência de amêndoas para chocolate. Misture novamente e deixe descansar na geladeira por 3 horas.
Retire o ovo cuidadosamente da forma e recheie com a trufa. Decore como preferir e está pronto!

Outra opção é rechear com mousse de maracujá. (Bater no liquidificador 1 lata de leite condensado de soja, 1 caixinha de creme de leite de soja e um maracujá médio). Sirva gelado.

Receita: https://presuntovegetariano.com.br/


Aproveite e confira:


Ovo de Páscoa de Mousse de Chocolate

Imagem: Youtube Sal de Flor

Ingredientes

  • 300g de ovos de chocolate
  • 300g de creme de leite (1 lata)
  • 150g de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • Ovos de chocolate médios para servir

Modo de Preparo:

Separe os ovos de chocolate até ter 300g, quebre-os ovos em pedaços e derreta no microondas – 30 segundos em potência alta e mexa, mais 30 segundos e mexa, e assim até que esteja totalmente derretido. Acrescente o cacau em pó e misture bem. Adicione o creme de leite – sem soro – ao chocolate derretido. Acrescente o leite condensado à mistura de chocolate e creme de leite – se quiser menos doce, não coloque todo o leite condensado e misture bem. Abra os ovos de chocolate reservados para servir ao meio – cuidado para não quebrar – e recheie-os com a mousse. Deixe gelar por uma hora pelo menos antes de servir.

Obs.:O número de ovos para servir a mousse dependerá do tamanho dos ovos.

Receita:http://malasepanelas.com/

Ovo de Páscoa Recheado Torta Mousse de Limão

Imagem: Cook’n Enjoy

Ingredientes:

  • 1 ovo de Páscoa caseiro ou industrializado de 350g de chocolate branco;
  • 1 receita de mousse de limão (abaixo);
  • Fatias de bolo
  • Raspas de chocolate branco e casquinha de limão para decorar.

Ingredientes Mousse de Limão:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2/3 xícara (chá) de suco de limão;
  • Raspas da casca de 1 limão;
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite.

Modo de preparo da mousse:

Basta misturar com um batedor de arame o leite condensado e o suco até encorpar, isso acontece na hora. Depois misture o restante dos ingredientes. Dependendo da marca do leite condensado ele fica mais ou menos encorpado, mas depois de gelado ele endurece mais.

Para montar o ovo recheado:

Coloque uma camada de mousse, fatias do bolo, outra camada da mousse, cubra com raspas de chocolate e casquinha de limão ralada.

Receita: www.panelaterapia.com.br

Ovo de Páscoa no Pote

Imagem: Frascopira

Ingredientes:

  • 1 Lata de leite condensado
  • 3 Colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • 1 Caixinha de creme de leite
  • 1 Xícara de gotas de chocolate
  • Pedaços de brownie
  • 6 biscoitos Oreo
  • Pote de vidro para servir

Modo de preparo:

Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem até começar a soltar do fundo da panela.
Adicione o creme de leite e misture mais um pouco até formar um brigadeiro mole. Agora é bem simples
É só montarmos o nosso “ovo de páscoa” em pote de vidro na seguinte ordem: Gotas de chocolate, brigadeiro, brownie, Oreo, brigadeiro, gotas de chocolate e brigadeiro. Feche o pote e prontinho!

Receita: www.duplagourmet.com.br

Gostou dessas receitas de Ovos de Páscoa??

close