Recém-nascido: Fotos que contam história

Quais são as mais belas fotos de um bebê recém-nascido? Aquelas que contam a história dele, da família dele. Com certeza.

Lembro quando meu primeiro filho ia nascer. Eu estava sentada em uma área de convivência do hospital aguardando minha obstetra, e uma fotógrafa me abordou:

– Você já tem uma fotógrafa para o parto?

Eu respondi que não, e ela me olhou com uma surpresa tão grande, que na hora fiquei na dúvida se ela estava me perguntando sobre fotos ou de algo indispensável para o parto, como o próprio bebê. Sei que ela estava querendo vender o serviço dela, mas para mim o fato de não ter uma fotógrafa não era uma aberração, era uma questão de gosto.

Se ela tivesse me perguntado se eu queria uma fotógrafa para fazer o acompanhamento fotográfico, talvez eu teria analisado o álbum que ela trazia consigo. De novo, isso é uma questão de gosto, e diga-se de passagem acho lindo, tenho em meu Pinterest vários registros de parto na água que acho lindo. Mas de outras mulheres, não do meu.

Mas então, quais são essas tais fotos de recém-nascido que contam história?

São fotos da rotina atrapalhada dos pais com o novo membro da família, os momentos engraçadinhos, a vida boba que se leva, algo que deixe ele orgulhoso quando for mostrar para a namorada daqui uns 20 anos (estou sendo boazinha, por mim só namoraria depois dos 30!).

As fotos de recém-nascido de estúdio sempre encantam, são lindas e muito bem produzidas, mas as fotos na casa aonde o bebê vai crescer, com o animal de estimação que ele vai brincar, com os futuros amigos do peito, essas fotos não podem faltar de jeito nenhum, pois elas contam histórias da vida do bebê e da família.

Um pequeno detalhe de amor, a visita da irmã no hospital, o primeiro olhar. Esses momentos tem tanta emoção que eternizam um sorriso que não se repete, mas que pode ser lembrando sempre quando rever aquela foto.

O nascimento é o começo de uma vida e tem tanta luz, que até um hospital, com todos os seus equipamentos e paredes estéreis é envolvido numa áurea de amor e de alegria. Crianças fazem isso acontecer.

recém-nascido no hospital

recém-nascido no hospital pés

Não deixe de registrar os momentos de superação, os momentos que pedirão força. Eles são tão bonitos como os momentos de intimidade, os momentos em família e com pessoas importantes.

Pense que estas fotos um dia serão vistas por ele. E ele verá e sentirá amor por elas, assim como você já mais velha, um dia olhará para elas para lembrar dessa história. E essa história começará em uma paquera, uma gravidez, um nascimento, passará por desafios dos primeiros cuidados, ganhará irmãos, amigos, irá para a escola, se apaixonará, e de repente você estará olhando um álbum de fotos com seus netos, que verão não somente um bebê de revista com poses, efeitos de luz e cenário, mas os pais deles quando eram pequenos em momentos que eles identificam em suas vidas.

Isso não é um artigo para te desencorajar de contratar uma fotógrafa, nem de fazer as fotos do estilo “Anne Guedes”. Esse artigo é para te lembrar de também fazer fotos de momentos reais, pois esses sim, contam uma história. Se quer mais dicas fotográficas, leia este post sobre fotos com filhos. Dicas simples, mas necessárias!