Recém-nascido: Saiba AQUI quais exames ele deve fazer na maternidade

Acho que ainda não inventaram a profissão cerimonialista de nascimentos, mas uma pessoa desempenha esse papel para nós no grande dia e geralmente é uma pessoa querida e envolvida com o parto. A grande questão é que estando envolvida com a chegada do recém-nascido na família, as vezes até esta pessoa não sabe o que vai acontecer e estando emocionalmente envolvida, também não sabe ao que deve estar atenta.

Ainda que não exista esta profissão, como em um plano de casamento elaborado pelo cerimonialista, o plano de parto contém todas as informações necessárias para que este dia seja além de maravilhoso, bem organizado. Já falamos da importância dele AQUI, e quais os procedimentos que devem ser feitos com o bebê após o nascimento também devem constar nele.

Mas afinal, quais exames o recém-nascido deve fazer ainda na maternidade?

  • Teste Apgar – Este teste é feito logo após o nascimento e verifica a boa saúde do bebê no que diz respeito ao coração, tônus muscular, respiração, reflexão e cor da pele. Para cada item é atribuído uma nota e após um tempo, ele pode ser refeito para verificar a evolução. É um teste rápido e não prejudica o primeiro contato mãe e filho.
  • Tipo sanguíneo – E feito à partir de uma amostra do cordão umbilical e é importante para qualquer emergência que ocorrer durante a internação da mãe e do recém-nascido.
  • O teste básico do pezinho – Ele é feito depois que o bebê já está amamentando e seu sistema metabólico já pode ser analisado e identificado alguma anomalia como hipotireoidismo, a hiperplasia congênita da supra-renal, anemia falciforme e outras. Existe também o teste do pezinho ampliado ou expandido, que além das mais de 40 doenças que o teste básico analisa, também investiga outras. Você pode ler mais sobre ele AQUI

Além destes exames, ainda existe o Teste da Orelhinha que é obrigatório na rede pública e não incomoda o bebê, e o Teste do Olhinho, ou reflexo vermelho. O “cerimonialista do nascimento” deve procurar na maternidade o responsável pelo laboratório ou obstetra para certificar que todos esses exames foram ou serão feitos, e se o recém-nascido precisará de outros exames, considerando que cada um possui uma especificidade.

O Teste da Linguinha também é obrigatório e polêmico. Alguns pediatras não acham a obrigatoriedade do procedimento necessária, afirmando que a análise é feita conforme considerações do médico, mas os fonoaudiólogos são totalmente à favor, afirmando que o diagnóstico precoce de alguma alteração no frênulo é essencial para não prejudicar a amamentação e tratar possíveis dificuldades na fala e deglutição. Também já falamos dele AQUI.

São tantas coisas que devemos nos atentar que o plano de parto ajuda a organizar todas as informações, exames e dados importantes. E com relação à saúde dos nossos bebês, nada é excessivo, não é mesmo? Além do mais, o plano de parto e o mapeamento de todas as consultas, doenças apresentadas é um importante registro para a vida do seu filho.

Você já fez o seu plano de parto? E se seu bebê já nasceu, conte para nossas amigas grávidas como foi o seu envolvimento para certificar que todos os exames estavam sendo feitos na maternidade! Compartilhe sua experiência.