Babymoon – Saiba tudo sobre como viajar grávida!

Viajar grávida virou tendência entre as famosas. Kate Middleton foi para Mustique antes do nascimento do príncipe George; Gisele Bündchen pegou praia em Miami; e Kim Kardashian passou uma temporada em Paris com o marido. 

Glamour à parte, essa mistura de baby com honeymoon nada mais é do que uma viagem feita por casais “grávidos”, encaixada em algum momento entre os enjoos no início da gestação e a enorme barriga que antecede o parto.

Enquanto alguns futuros papais preferem curtir momentos românticos e relaxantes antes de terem suas vidas viradas de cabeça pra baixo, outros investem em conhecer um destino que não seja tão legal para ir com crianças mas que seja ótimo para viaja grávida.

Há também quem aproveite a babymoon para fazer as compras de enxoval ou fotografar a futura mãe em cenários especiais.

O importante é que a viagem siga o ritmo da gestante – e não represente nenhum risco para a saúde dela ou do bebê. Além de estar com o pré-natal em dia, é fundamental conversar sobre seus planos de viagem com o obstetra.


Confira também:


Veja abaixo dicas essenciais para você se planejar e viajar grávida:

Para onde eu vou?

Dicas para viajar grávida. Imagem: Diário de uma Viajante

1° Trimestre

Até a 7ª semana, é possível que a mulher não apresente nenhum sinal de gravidez. Mas, pouco tempo depois, é provável que note oscilações de humor, enjoos, sono excessivo e dores de cabeça. Entre a 8ª e a 11ª semana, o corpo também começa a se expandir, ocasionando possíveis dores nas costas.

Por esses motivos, o doutor Sérgio Floriano alerta: “Nos primeiros três meses, a gestante está mais suscetível a sentir mal-estares que possam dificultar a viagem, como queda de pressão, vômitos e intolerância a alguns cheiros e alimentos”.

Como é também nesse período que acontecem 80% dos abortos espontâneos, a recomendação geral dos médicos é evitar viagens muito longas.

“Para que elas não passem por nenhuma decepção, também desaconselho minhas pacientes a fazer qualquer grande compra de enxoval durante o primeiro trimestre”, acrescenta o ginecologista e obstetra Paulo Nowak.

Mas, salvo exceções, as grávidas estão liberadas para tirar férias próximas de casa e fazer exercícios físicos leves, como natação e caminhada.

2° Trimestre

É o melhor momento para fazer uma babymoon (viajar grávida)! Primeiro, porque o risco de aborto espontâneo diminui drasticamente: de acordo com o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (Acog), o período entre as semanas 18 e 24 é o mais seguro para a gestante viajar.

Segundo, porque a essa altura os enjoo começam a melhorar e a disposição e o apetite aumentam.

Terceiro, porque a barriga ainda não está grande demais a ponto de atrapalhar a movimentação – é até recomendável que as grávidas aproveitem essa fase para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto.

Sendo assim, não é à toa que a maioria das mulheres considere o 2º trimestre de gravidez o mais prazeroso. Se o desejo é viajar para o exterior ou para um destino nacional mais longínquo, a hora é essa!

“O período realmente é ótimo para viajar e não há restrições de destino. Se a mulher estiver acostumada, não há problema em pegar um voo mais longo”, explica Nowak.

Ainda assim, é importante que a viagem siga o ritmo da grávida, que não será o mesmo de antes. Da 19ª à 25ª semana, é normal que a futura mãe aumente muito de peso, sinta falta de ar e comece a ter o sono prejudicado por azias e desconfortos.

3° Trimestre

Na reta final da gestação, voltam a valer as recomendações do 1º trimestre. Entre as semanas 27 e 30, é esperado que as gestantes sintam cansaço e passem por oscilações de humor novamente.

Como o bebê está num estirão de crescimento, a mulher pode chegar a engordar meio quilo por semana e, por isso, fica difícil manter o equilíbrio e fazer exercícios vigorosos – caminhadas, hidroginástica e ioga são recomendadas.

O ideal é que, nesse período, as viagens sejam feitas de carro e para lugares próximos, de preferência em horários com pouco trânsito. Assim, fica fácil voltar caso haja necessidade.

“Mas, a partir da 35ª semana, é melhor a grávida não aprontar mais”, brinca Nowak. Dali até o final da gestação, o feto já está grande o suficiente para pressionar os órgãos, de forma que as futuras mães sentem dor, falta de ar e dificuldade para dormir. Também é comum ter contrações de treinamento.

E como eu vou?

viajar grávida dicas
Grávida pode viajar de avião? Imagem: m.bonde.com.br

De avião

Verifique qual a política da companhia aérea para o transporte de gestantes. A maioria não tem restrição até a 27ª semana de gestação, mas passa a exigir um atestado médico depois disso, como é o caso da Azul e da Latam.

Já a Gol pede uma declaração de responsabilidade a partir da 28ª semana, e o atestado, só entre a 36ª e a 37ª – depois disso, a gestante poderá embarcar apenas com acompanhamento de um médico responsável.

Em seu site, a própria Gol aconselha que a gestante reserve um assento próximo da asa, onde a estabilidade durante o voo é maior, e no corredor, o que facilita as frequentes idas ao banheiro.

“Como a grávida tem mais chance a ter trombose, o ideal é que ela possa se levantar a cada duas ou três horas para caminhar”, acrescenta o doutor Sérgio Toledo. Outra dica é utilizar meias compressoras para evitar inchaço e fazer pequenos exercícios de alongamento durante a viagem.

De carro

Dicas para viajar grávida. Imagem: Deixa de Frescura!

O atual Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma restrição sobre grávidas dirigirem, mas vale ouvir a opinião do seu obstetra a respeito. Segundo Paulo Nowak, o recomendado é que a mulher pare de guiar na estrada depois da 36ª semana, e na cidade, após a 38ª.

Como motorista ou passageira, o cinto de segurança é indispensável e deve estar posicionado abaixo da barriga.

Para evitar inchaços e cãibras durante a viagem grávida, a gestante deve fazer paradas estratégicas a cada uma ou duas horas para caminhar, ir ao banheiro e comer.

Se a mulher estiver como passageira, também vale fazer pequenos movimentos circulares com os pés dentro do veículo. Antes de partir, não se esqueça de preparar uma bolsa com lanchinhos e água para o caso de aperto.

De navio

Grávida pode viajar de navio? Imagem: Ficar Grávida

Geralmente, as armadoras de cruzeiro não permitem que mulheres com mais de 24 semanas de gestação embarquem.

É o que acontece na Costa, que, antes disso, também exige a apresentação de um atestado com a liberação de um médico para a viagem. Já a MSC coloca a 23ª semana como limite e também pede a autorização do doutor.

O maior desafio nesse tipo de viagem é o enjoo. Antes de reservar a viagem, peça para o seu médico receitar um remédio contra náuseas e considere que as cabines centrais e inferiores do navio balançam menos. Saiba também que passar a maior parte do tempo no deque superior ajuda: se ficar enjoada, tente fixar o olhar na linha do horizonte.

Por fim, prefira as cabines com cama de casal, já que as camas de solteiro em navios costumam ser estreitas – portanto, desconfortáveis para fazer uma viagem grávida.

Gostaram das dicas para você fazer uma ótima viagem grávida?

close