Dicas de proteção e segurança nos carros para as mães com crianças

Garantir a segurança nos carros para as crianças exige atenção e uso dos equipamentos corretos. Saiba como garantir o bem-estar do seu filho.

Se você é mãe, sabe que a preocupação com os filhos é constante e a segurança nos carros é mais um ponto de atenção.

Muitas vezes apenas orientar não é o suficiente é preciso adotar algumas medidas para que os pequenos não se exponham e acabem colocando mãos e cabeça para fora da janela, fiquem em pé nos bancos e sejam arremessados em caso de uma frenagem mais brusca e outros.

Conhecendo toda as situações de perigo não dá para se preocupar apenas em colocar as criança no carro e sair dirigindo.

Segundo o site Lojapecasauto.pt, é muito importante pensar se as peças automotivas não estão quebradas, se o cinto ou cadeirinha foram fixados corretamente, se os vidros estão fechando e todas as situações que já passou ou ouviu falar.

A grande dúvida é como garantir a segurança nos carros e poder focar nas ruas enquanto dirige.

Veja algumas dicas de como levar seus filhos sem riscos.

Dicas de segurança nos carros. Imagem: pixnio.com

Distraia as crianças para garantir a segurança no carro

Diferente dos adultos, se não tiver o que fazer, as crianças vão começar a mexer em tudo ou ficar irritadas.

Para que isso não aconteça e o pequeno acabe se machucando, quando for andar de carro sempre tenha algo para distrai-lo.

Pode ser um brinquedo, um vídeo ou qualquer outra coisa que distraia a atenção e não faça com que ele queira mexer no trinco da porta, janela ou outros itens que possam apresentar perigo.

Nas viagens mais longas, essa atenção deve ser redobrada.

Trave as portas e janelas

A grande maioria dos carros já possui dispositivos capazes de travar as portas e janelas traseiras com um botão localizado peto do motorista.

Deixe essa função ativa para não ter risco de a criança abaixar o vidro e colocar uma mão para fora do carro.

Se o veículo não possui esse recurso, busque fazer a instalação para ter mais tranquilidade ou veja maneiras de impedir que haja a abertura pela parte interna.

Use cadeirinha para os pequenos

As crianças não podem ir soltas no banco apenas com o cinto de segurança, devem fazer uso da cadeirinha, conforme recomenda a legislação, pois assim também ajudará a evitar uma multa.

De acordo com a idade é preciso escolher o equipamento certo. O bebê conforto deve ser usado para crianças com até 1 ano de idade e deve ser colocado de forma que o pequeno fique olhando para a parte traseira do veículo.

A cadeirinha deve ser usada entre os 1 e 4 anos, já com a sua posição voltada para a frente do carro.

A partir dos 4 anos, se a criança já tiver tamanho, pode usar o assento de elevação e o cinto de segurança do veículo.

Na hora de prender os acessórios é preciso atenção, o ideal é que sejam presos no sistema ISOFIX, mas, se não forem compatíveis ou o veículo não tiver, então utilize o cinto de segurança e garanta que estão bem fixados.

Tenha um retrovisor especial para viajar as crianças

Depois de colocar os pequenos na cadeirinha, ficar virando toda hora para verificar se estão se comportando pode colocar em risco a segurança nos carros.

O retrovisor comum não permite ter uma boa visão do que está acontecendo no banco traseiro, mas já existe um retrovisor que pode ser colocado no carro que possui exatamente essa função. 

Dessa forma, basta olhar no espelho para saber se está tudo bem, com isso o olho não desvia da pista e os riscos de acidente são minimizados.

Não deixe objetos soltos

Deixar malas, brinquedos e outros itens espalhados pelos bancos pode parecer facilidade, mas, esses podem se tornar armas.

Os pequenos em um momento de irritação podem arremessar os objetos nos irmãos e em você e ocasionar machucados ou acidentes.

Além disso, em caso de frenagens bruscas ou um acidente mais grave, podem cair sobre a criança e resultar em machucados bem graves.

O ideal é deixar tudo no porta-malas e nos bancos apenas os brinquedos que serão utilizados durante o passeio de carro.

A segurança nos carros é uma preocupação das mães, mas, se quer deixar seu filho bem protegido, não esqueça de seguir essas dicas e estar sempre atenta ao que acontece.