Teste de gravidez de vinagre

A menstruação atrasou, e a gente já fica logo querendo saber se tem bebê vindo por aí, e para confirmar essa informação rapidinho recorremos aos inúmeros testes de gravidez que temos disponíveis hoje. Mas você sabia que os povos de antigamente que não tinham à disposição a infinidade de testes de gravidez cientificamente comprovados, também realizavam testes de gravidez?!

Os testes eram baseados na concentração de estrogênio na urina das grávidas, e tinha um êxito de aproximadamente 70%. Claro que o resultado está bem longe do ideal, mas já é bem satisfatório uma vez que estamos falando de povos antigos, com conhecimento científico primitivo. O que eles observavam ou imaginavam era o papel da urina no diagnóstico da gravidez. Eles já estavam indo na direção certa, que para se saber se uma mulher está grávida ou não é preciso medir os níveis de estrogênio, e a forma mais prática é através da urina como diagnóstico. E apesar de a ciência ter evoluído muito e termos tantos recursos a nossa disposição, ainda hoje em dia muita gente utiliza os métodos caseiros, que não possuem embasamento científico comprovado para tentar diagnosticar a gravidez.

Será que esses métodos caseiros são realmente eficazes? Uma vez que os povos antigos sem conhecimento científico apropriado conseguiam apresentar um grau de eficácia satisfatória, será que os métodos caseiros dos nossos dias são de fato eficazes para diagnosticar a gravidez? Existem vários na internet como o teste de gravidez da água sanitária, teste de gravidez do cloro, teste da gravidez da pasta de dente, etc… mas hoje vamos falar de um específico, o teste de gravidez do vinagre.

Teste de gravidez do vinagre

teste de gravidez
https://www.famivita.pt/teste-de-gravidez-pode-dar-errado/

Isso mesmo, teste de gravidez usando vinagre!!! Você já deve ter visto as multifuncionalidades do vinagre, para lavar vidros, para tirar mofo, para desinfetar brinquedos, para amaciar roupas, para tirar cheiro ruim, para temperar salada….mas por essa você não esperava, o vinagre para diagnosticar casos de gravidez!!!!

Mas afinal como é feito o teste do vinagre?!

Você irá precisar de :

  • Um recipiente limpo e transparente;
  • Duas colheres de sobremesa de vinagre;
  • Uma colher descartável ou um palito de madeira;
  • Urina coletada na hora.

Colete a urina (para fazer o teste a urina precisa ser coletada na hora) em um recipiente limpo e transparente, misture com o auxílio da colher descartável ou do palito de madeira as duas colheres de sobremesa de vinagre. Se a solução mudar de cor ou espumar é sinal de que você pode estar grávida (teste positivo). Se não mudar de cor é negativo, ou seja, você não está grávida. Simples assim!


Aproveite e confira:


Conclusões sobre o teste de vinagre:

O vinagre é composto por ácido acético, que é um ácido fraco. A urina também é uma substância levemente ácida. Em geral, a mistura das duas substâncias não provoca reação nenhuma, exceto pela mudança de cor, que se dá mais porque o vinagre tem coloração ou tonalidade diferente da urina. Em algumas situações clínicas, a urina pode ser tornar alcalina, o que favoreceria a ocorrência de reações com o ácido acético. Mas isso nada tem a ver com a presença ou não do hormônio hCG na urina, pois o vinagre não é capaz de reagir ao hormônio hCG, fator responsável por confirmar a gravidez.

Outro ponto importante é que não há uma definição de qual tipo de vinagre se deve usar, e como o resultado é justamente observando a mudança de coloração da solução, uma pessoa que fez o teste com o vinagre branco pode obter um teste diferente da que fez o teste com vinagre de maçã, por exemplo, que tem uma coloração mais avermelhada.

Conclusões Finais: O teste de gravidez do vinagre não apresenta confiabilidade para detecção de uma gestação.

O teste de gravidez mais confiável que existe é o que se baseia na dosagem do hormônio hCG no sangue. A taxa de acerto é próxima de 100% quando a mulher já está com pelo menos 1 dia de atraso menstrual. A sua grande desvantagem é o fato de ser um exame laboratorial que precisa de uma amostra de sangue.

Já os testes de farmácia que são mais simples que os exames de sangue, pois podem ser feitos em casa e precisam apenas de uma amostra de urina apresentam a capacidade de identificar a presença do hormônio beta hCG que é produzido em casos de gravidez. Um pouco mais baixa que a dos exames de sangue laboratoriais, porém, ainda é bastante elevada cerca de 98%. A taxa de acerto é altíssima se o teste for feito com pelo menos 5 dias de atraso menstrual. No entanto os testes de farmácia podem não detectar a gravidez se forem realizados cedo demais ou quando é feito de forma errada. Portanto para que o resultado seja mais eficiente é preciso que seja realizado quando o atraso da menstruação de 7 dias ou mais. Atualmente, um teste de gravidez de farmácia custa algo em torno de 5 a 20 reais, dependendo da marca.

close