Teste de ovulação, como usar?

O teste de ovulação é um aliado das mulheres que estão tentando engravidar, pois ele funciona como um alerta do período fértil da mulher, aumentando assim as chances de engravidar. A determinação do período fértil para quem quer engravidar é muito importante, pois é justamente nesse período que o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de Falópio em direção ao útero e pode ser penetrado por um espermatozóide, dando início então a uma gravidez. Este período dura aproximadamente 6 dias, a ovulação começa 14 dias antes da menstruação descer.

O ciclo menstrual regular da maioria das mulheres é de 28 dias, sendo assim o período fértil se inicia no 11º dia depois do primeiro dia da menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar. Porém, nem todas as mulheres tem um ciclo regular, e nestes casos fica mais complicado de precisar o período fértil. Uma alternativa é usar como parâmetro a duração do seu ciclo mais curto nos últimos meses, por exemplo se ele durou 35 dias, subtraia 14 desse total e o resultado será uma estimativa de quando provavelmente deve acontecer sua ovulação. Nesse caso, ela deveria acontecer perto do 21º dia. O cálculo a ser feito é esse:

Duração total do ciclo mais curto – 14 = Dia provável de ovulação

Mas esse cálculo dá apenas uma estimativa sem precisão do período fértil, nestes casos o melhor é procurar ajuda de um especialista para verificar o que pode estar ocasionando o ciclo irregular.

Os testes de ovulação que se compram na farmácia é um bom recurso para quem quer engravidar mais rápido, pois ele indica quando a mulher está no seu período fértil, através da medição do hormônio LH. Eles podem ser comprados nas farmácias sem necessitar de prescrição médica, são higiênicos e fáceis de serem utilizados. Além de que alguns testes de ovulação como o Confirme, o Clearblue e o Needs, chegam a apresentar uma precisão de 99% na determinação do período fértil.

https://www.guiadebemestar.com.br/teste-de-ovulacao-melhores-modelos/

Como utilizar o teste de ovulação?

Para usar os testes de ovulação, basta molhar a pipeta em um pouquinho de urina, aguardar cerca de 3 a 5 minutos, e observar as alterações de cores que ocorrem e comparar com a tira de controle. Deve-se observar no folheto indicativo do teste a cor que corresponde ao período fértil, se for de intensidade igual ou mais forte, significa que o teste deu positivo e que a mulher está no período fértil.

Existem também os testes de ovulação digitais, que indicam se a mulher está ou não no período fértil, através do aparecimento no ecrã de uma carinha feliz. Geralmente, uma caixa contém 5 a 10 testes, que devem ser utilizados um de cada vez, sendo descartados após o uso.

Algumas dicas para garantir que o teste seja realizado adequadamente:

  • Ler atentamente o folheto de instruções do teste de ovulação;
  • Conhecer o seu ciclo menstrual, de forma a testar nos dias mais próximos ao período fértil;
  • Realizar o teste sempre à mesma hora;
  • Realizar o teste na primeira urina da manha ou após 4 horas sem urinar;
  • Não reutilizar tiras teste.

Como o teste de ovulação determina o período fértil?

O teste de ovulação mede a quantidade de hormônio luteinizante (LH) presente na urina da mulher. Quando o nível de LH aumenta, é um sinal de que a ovulação deve acontecer nos próximos dias. Portanto ao realizar o teste se ele der “negativo”, significa que o nível do hormônio está baixo (você não está no período fértil) agora se o resultado der positivo, quer dizer que o nível de hormônio LH atingiu seu “pico” e que você está no período fértil, ou seja, a fase mais propícia para engravidar.

A partir do momento em que o teste de ovulação deu POSITIVO, pode ser que você demore de 24 a 36 horas para ovular, portanto o ideal é começar as tentativas e ter relações sexuais  já no dia do teste e também nos 2 dias seguintes. O período fértil da mulher dura em torno de 5 dias: o dia ovulação e os quatro dias anteriores, pois os espermatozóides conseguem sobreviver por mais de 72 horas dentro do corpo da mulher mesmo depois da relação sexual. Lembrando que o fato do teste dar positivo não significa que você irá engravidar, mas sim que há mais chances de engravidar.

Quando o teste dá NEGATIVO não quer dizer necessariamente que você não ovulou. Alguns fatores podem atrapalhar o resultado como um ciclo muito espaçado ou um ciclo menstrual muito irregular, nestes casos os testes de ovulação podem não funcionar.

Quando devo fazer o teste de ovulação?

Depende do seu ciclo menstrual, geralmente a ovulação e o período fértil acontecem mais ou menos no meio do seu ciclo, então por exemplo se você menstrua a cada 28 dias, provavelmente vai ovular perto do 14º dia, assim é bom começar a fazer os testes uns 3 ou 4 dias antes. Você deve começar a fazer os testes alguns dias antes da previsão de ovulação. Teste diariamente, sempre no mesmo horário, até que o resultado dê positivo. Lembrando que os testes são descartáveis e não podem ser reutilizados.

Outros métodos para determinação do período fértil

O nosso corpo dá alguns sinais de estarmos chegando ao período fértil. Pode ser que sua temperatura basal aumente um pouco e que sua secreção vaginal venha mais clarinha e em maior quantidade, parecendo uma clara de ovo. Algumas mulheres também sentem dor de ovulação, um incômodo que parece uma cólicaSe notar alguns desses sinais, provavelmente você está perto de ovular. Ainda assim, esses sinais costumam ser menos precisos do que os testes de ovulação e os ultrassons.

close