A Jornada da Maternidade: Treinamento e Educação para uma Vida Cristã

As crianças são dotadas de um espírito livre e uma mente curiosa, agindo de acordo com seus instintos e emoções. Por vezes, essas reações podem não se alinhar com o que esperamos como pais, especialmente no contexto da vida cristã. Mas, afinal, quais são as nossas expectativas?

Idealizamos que nossos filhos, através de um toque de mágica, adquiram rapidamente todo o conhecimento que nos parece óbvio e natural. Queremos que eles aprendam as regras e normas da sociedade sem a necessidade de muitas repetições e que saibam discernir o que é seguro e o que é perigoso, apenas seguindo o roteiro que lhes passamos. Tentamos, com nossa bagagem e experiência, protegê-los das adversidades que nós mesmos enfrentamos.

No entanto, a realidade é que a qualidade de vida, seja nos relacionamentos com amigos ou na prática cristã, precisa ser ensinada e exercitada continuamente.

A Importância do Treinamento na Educação Infantil

Desde cedo, ensinamos a criança a transição da amamentação para a mamadeira e, posteriormente, para a alimentação sólida. Ensinamos o uso do vaso sanitário, a vestir-se por conta própria, a pronunciar as primeiras palavras e a interagir com o mundo ao seu redor. Este é o treinamento: uma ação repetida, constante, semelhante ao processo de formação de um atleta.

Para muitos pais, certos ambientes podem se tornar um desafio:

  • Festas de aniversário: Alguns pais transformam a festa em um campo de batalha, fazendo promessas e ameaças como “nunca mais te trago em uma festa” ou “quando chegar em casa…”.
  • Mercados e lojas de brinquedos: Estes locais são um verdadeiro teste de paciência para os pais, que frequentemente se veem diante de birras e choros das crianças, desejosas pelos produtos anunciados na TV.
  • Locais abertos: Aqui, as crianças se comportam como animais em cativeiro que, ao se verem livres, correm sem direção e sem noção dos perigos, ignorando os alertas dos pais.

A questão é: como podemos compreender e ser compreendidos por nossos filhos?

Aprendendo com os Exemplos Bíblicos

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” (2Tm 1.5)

Eunice e Lóide foram exemplos a serem seguidos. Elas sabiam o que queriam para Timóteo e ensinaram a ele a Palavra de Deus. A prática de ensinar exige treinamento, paciência e dedicação diária.

Como Treinar as Crianças na Era Digital?

Então, como treinar essas crianças que estão cada vez mais inseridas no mundo digital, que ainda não sabem ler, mas conseguem facilmente desbloquear dispositivos eletrônicos? A verdade é que treinamos, mesmo “inconscientemente”, como uma adaptação à vida moderna.

Mas qual é o objetivo desse treinamento? Apenas para ter crianças que atendam aos comandos na hora certa e que demonstrem uma boa educação?

Claro, isso soma pontos na sociedade e nos faz sentir orgulhosos. No entanto, a real intenção vai além: queremos formar crianças que se tornem seguidoras de Cristo. Por quê? Porque elas aprendem desde cedo a dominar sua própria vontade, a fazer o que é bom e a reconhecer que há alguém maior que elas, maior que papai e mamãe: o Senhor Jesus.

Cinco Passos para um Treinamento Eficaz

A missão de educar não é fácil, mas existem certos passos que podem facilitar o processo de treinamento:

  1. Não trabalhe sozinho. Acione Deus: Peça a Ele sabedoria, criatividade, paciência e tempo de qualidade para passar com seus filhos.
  2. Identifique as necessidades do seu filho: Seja na vida social ou espiritual, observe o que precisa ser trabalhado e planeje atividades para lidar com essas questões.
  3. Seja amigo do seu filho: Ouça o que ele tem a dizer, permita que ele expresse seus sentimentos.
  4. Repita: A criança aprende por repetições. Seja persistente e sempre reforce os ensinamentos de maneira agradável.
  5. Mantenha sua Bíblia em uso: A Palavra de Deus é nosso manual de instruções para a criação dos filhos. Ela nos orienta, mesmo nos momentos de incerteza.

A criação de filhos não envolve mágicas ou truques. É um treinamento árduo que produzirá frutos que não podemos ver agora, mas que certamente farão diferença no futuro. Que Deus nos ajude a sermos treinadores fiéis através da Sua Palavra.

Fonte: Ministério Fiel

close