Um quarto de bebê barato em 4 dicas arrasadoras

Chegado o momento de decorar o quarto de bebê, os pais só pensam em uma coisa: economia!

A palavra de ordem não tem nada haver com crise econômica ou mundial, tem haver com o fato desta decoração não durar muito tempo, pois ainda nos primeiros anos de vida, o bebê já precisará de uma outra estrutura para seu quarto, e isso também não é exagero. O trocador de fraldas, por exemplo, um móvel que normalmente é grande e ocupa muito espaço no quarto de bebê, será inutilizado por volta dos dois anos de idade.

Por isso, pensando de forma lógica, e colocando uma pitadinha de experiência em “quebrar a cara” com exageros demais, reuni as 4 dicas mais importantes para fazer um quartinho lindo e barato, quer ver?!

Quarto compartilhado – Tudo que é meu, é seu.

O quarto compartilhado é uma super idéia para enxugar o orçamento e ainda ganhar de bônus uma decoração nova no seu quarto e muitos bons momentos para recordar.

Se você conhece e pretende aplicar a criação com apego, sabe que a cama compartilhada é uma grande opção para vocês, não é mesmo? Mas se você quer compartilhar apenas o quarto, existem decorações maravilhosas que não descaracterizam totalmente o quarto dos pais, mas também trazem a leveza que a presença de um bebê libera.

Essa opção também é super válida para casas e apartamentos pequenos, aonde os pais preferem usar o “quarto prometido” para um espaço de interação da família por mais alguns anos, para só depois adaptá-lo para um quarto de criança.

Aqui no Sou Mãe você tem um pouquinho das duas coisas, um post sobre a criação com apego e um sobre quarto compartilhado. Legal, né?! Dá uma lida nos dois e comente.

quarto de bebê barato

quarto de bebê barato compartilhado

 

“Montessori is the new black”

O quarto de bebê inspirado na filosofia Montessori está para a maternidade assim como o “pretinho básico” está para o guarda-roupa das mulheres. E o bacana é que um dos pilares da filosofia é ter muito espaço para brincar e descobrir o mundo.

Não quer dizer que você não vai comprar nada, mas também não precisará montar uma mega estrutura, a exemplo do colchão, que é feito de espuma e fica na altura do chão para que a criança futuramente possa se deslocar livremente no quarto quando acordar.

Você pode pegar informações deste estilo de quarto neste post aqui, que ainda sugere espelhos e muitas caixas coloridas para organizar brinquedos.

quarto de bebê barato montessori

Aproveitando espaços e móveis

Você não precisa quebrar paredes e fazer uma janela redonda para o quarto de bebê dos sonhos. Uma boa reforma de armários e prateleiras pode render uma boa economia para os pais e um quarto cheio de memórias para contar.

Veja com familiares e amigos que tenham filhos maiores se eles podem emprestar ou vender berço e outros móveis para o quartinho. Brechós também costumam ter ótimas opções que com uma boa higienização, ficam prontinhos para uso!

Quando mães usam roupinhas de outras crianças, sempre fazem questão de contar para seus filhos: “Esse sapatinho era do seu irmão”. Essas memórias são muito interessantes para a família, e o mesmo vale para o quarto de bebê. Pinte de outra cor, faça texturas e reforme pequenos móveis para o quarto.

quarto de bebê barato espaços

quarto de bebê barato móvel reformado

quarto de bebê barato reformado

Invista no que realmente é necessário e duradouro

Aqui em casa, o quartinho do meu segundo filho não tinha absolutamente nada. Somente caixas fechadas de uma mudança preguiçosa. Quando engravidei, optei por fazer apenas dois móveis no quarto. Um armário de roupas e uma bancada com alguns nichos. Em cima dela, coloquei um colchão plastificado para usar de trocador e aproveitei duas prateleiras do quarto do meu outro filho para colocar alguns quadrinhos de decoração (que também foi eu quem fiz!).

Agora que meu rapazinho já está largando as fraldas, a bancada já não tem mais o trocador, já coloquei uma cadeira de estudos para compor o ambiente (ele nem alcança ela direito, mas sem ela parece que está faltando alguma coisa, sabe?!) que será usada por muito tempo.

quarto de bebê barato bancada

*Não consegui tirar uma foto digna para vocês do quarto do Pedro, por isso coloquei essa que ilustra bem!

Seguindo essas dicas você gastará muito pouco com o quartinho e ainda ficará lindo e charmoso!

 

close