Uma ceia de natal infantil e super divertida

Me conta aí, quantas comemorações de natal você e seu filho vão participar esse ano? Aqui em casa serão quatro, tirando os amigo-ocultos (aqui tem dicas para montar essa brincadeira de forma criativa com as crianças, elas vão adorar!)! E para quem tem filhos maiores, se lembra das batalhas dos anos passados para colocar as crianças na mesa para jantar.

Primeiro pela excitação do natal, dos presentes, das brincadeiras, da reunião em família. E segundo porque as refeições mais requintadas costumam ser menos atraentes para as crianças. Meu filho mais velho tem pavor de fio de ovos, e não vou discordar de que eles tem uma aparência “urghhh”.

E aí vem a idéia de levar a criançada para a cozinha. Que tal deixar um prato por conta deles? Vocês escolhem juntos o que será feito e depois de uma aula de higienização, colocam a mão na massa para começar a diversão! O hábito de cozinhar com as crianças é muito construtivo e envolve uma série de aprendizados, desde o desenvolvimento motor até física e química, já parou para pensar?

Quem sabe você não descobre um pequeno Masterchef em casa, não é mesmo?

Mas minha sugestão para o natal são receitas simples, como o bom e velho bolo de chocolate com calda de frutas vermelhas (para comer junto com sorvete), Danoninho Caseiro ou brusquettas divertidas, por exemplo.

Bolo de Chocolate com calda de frutas vermelhas para o natal

A receita de bolo pode ser a que você mais gosta, mas eu prefiro usar esta que já até publiquei antes por um simples motivo, não usa batedeira nem liquidificador e fica mais “kidsfriendly“.

Imagem: unidunikids
Imagem: unidunikids
Imagem: unidunikids
Imagem: unidunikids

Essa receita uso o ano inteiro, e não só no natal porque ela é muito gostosa e o bolo fica super fofinho! Mas para deixar mais especial, uma calda de frutas vermelhas pode ser servida junto. Lave bem as frutas, coloque na tábua de picar e deixe as crianças picarem com faca sem ponta. Como não existe uma estética a ser respeitada, qualquer resultado será satisfatório! Depois, com sua supervisão, leve ao fogo baixo com açucar cristal e um pouco de água (ou vinho tinto, se tiver dando sopa!). A proporção dependerá da quantidade de frutas. Para uma xícara de frutas, usar 1/2 xícara de açucar e a água (ou vinho) fará a calda ficar mais líquida ou espessa, então vocês decidirão! Eu gosto dela grossinha e por isso coloco uma xícara de água.

Com esse bolo pronto, pode ter certeza que seu filho vai sentar na mesa na hora da ceia só para avisar à todos que a sobremesa ficou por conta dele.

Receita de Danoninho, o segredo revelado no natal!

Essa é outra receita maravilhosa para fazer com as crianças, pois é super fácil e rápida e só vai precisar do liquidificador. Fiz essa receita esse final de semana com meu filho pela primeira vez, e o mais gostoso de ver foi a cara dele de espanto pelo fato do sabor ser tão parecido com o original.

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Ingredientes

2 latas de creme de leite

1 lata de leite condensado

1 potinho de iogurte natural (usei iogurte Grego)

1 Saquinho de suco em pó sabor morango (os lights são melhores, pois o leite condensado já deixa a receita beeeeeeem doce!)

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador, colocar em uma travessa, deixar no freezer tampado e lamber a colher junto com seu filho enquanto isso!

Não fizemos substituições além do iogurte grego e seguimos a receita que uma amiga havia me dado à muito tempo atrás, mas sei que existem várias receitas desta delicinha por aí!

Brusquettas divertidas para o natal

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

As brusquettas fazem sucesso aqui em casa. OK, é preciso usar o forno, mas como você vai supervisionar, não tem problema.

Ingredientes:

Bisnaga italiana ou torradas já cortadas

Queijos variados

Alho

Azeite

Tomate em cubos pequenos

Cebola em cubos pequenos

Presunto parma

Manjericão

Outros

Modo de fazer

Se optar pela bisnaga, corte de forma transversal e em fatias mais grossas. Descasque um dente de alho e peça que seu filho esfregue nas fatias de pão. Depois, deixe ele montar as torradas combinando os sabores. Uma dica é dizer que é preciso usar todos os ingredientes, mas não precisa ter todos em cada torrada. Finalize com um fio de azeite em cima e leve ao forno pré-aquecido!

Os minichefes de natal vão se envolver pra valer com esta noite tão especial, e não só pelos presentes de natal, mas também por terem participado dos preparativos de natal. E pode ter certeza, eles podem até reclamar dos fios de ovos e das azeitonas pretas, mas com certeza estarão presentes na hora da ceia de natal cheio de expectativas para receberem elogios!

 

close