Uma Festa infantil caseira ou MINI PARTY!

As crianças começam a pensar nos seus próximos aniversários assim que acabam a festa do anterior. Já pensam no tema, em quais brinquedos vão querer, qual coleguinha não vai chamar ou em qual buffet vai querer a festa. Os pais neste momento, ainda tontos com as despesas e a agitação da festa infantil só pensam em DUAS coisas: descanso e economia!

Sabemos que uma festa infantil em buffet, com personagens e mágicos, docinhos, lembrancinhas e afins não sai nada barato e o orçamento equivale a de um casamento as vezes (não dá para organizar um ou dois “casamentos” por ano, né minha gente?! O que dirão as mães de 3,4,5..filhos). E os noivos que não são nada bobos, trataram de inventar o tal de mini-wedding, que é um casamento intimista, lindo, inesquecível e mais barato. Então porque não incorporar essa idéia do “mini” para a festa infantil do seu filho também?!

Brincadeiras a parte, o conceito mini pode ser vantajoso se você considerar algumas máximas como o fato da festa infantil ser para crianças, e não adultos. Para celebrar a vida, e não encher a pança para comer em excesso. Além do mais, as “miniparties” tem todo um leque de possibilidades que vão agradar e muito seus filhos, como uma festa do pijama (que aqui no Soumae.org tem dicas de como organizar), festa mão-na-massa e por aí vai. Então a idéia está lançada, Mini Party! Vamos fazer um check list:

Lista de convidados

Se é mini, a lista também tem que ser mini! Converse com seu filho e veja os amiguinhos que ele gostaria de convidar, os primos que ainda são crianças, tios, padrinhos, e claro os avós! No caso da festa do pijama, faça duas listas, uma para os que irão dormir e outra para os que participarão do café da manhã no dia seguinte.

Algumas mães ficam na dúvida se devem obrigatoriamente convidar as mães dos colegas, e isso vai depender do tipo da festa e da idade das crianças. Se for uma festa 100% monitorada, explique isso no convite, mas não se assuste se algumas quiserem acompanhá-los assim mesmo.

O ideal para uma miniparty é que não ultrapasse 30 convidados.

Convites e decoração

Como é mini, você pode fazer uma decoração mais simples. Você pode por exemplo comprar um bolo personalizado do tema, descartáveis coloridos (copo, canudos, guardanapos e etc), e completar com balões, vidros de balas de gelatina e suqueiras coloridas.

Para os convites, faça um projeto com seu filho! Se ele souber escrever, peça que ele escreva o nome dos colegas, faça um desenho ou pinte artes malucas. Cole em um papel cartão e escreva o endereço da festa no verso.

festa infantil caseira bolos

festa infantil caseira descartáveis

O que servir

Com um público mais “restrito”, você pode pesquisar as preferências da turma. Faça um item principal, como mini-sanduíches e/ou cachorro-quente, e dois salgados complementares, como pão-de-queijo quentin (Minas tá no sangue, gente…kkk) e coxinha de frango. Use um cálculo bem modesto, nada de exageiros.

Para os doces, faça brigadeiros! Eles são unânimes e fáceis de fazer hoje em dia. Digo isso porque sou uma negação para “dar ponto” nas coisas, mas depois que o microondas começou a fazer brigadeiros por mim, sou outra pessoa! É muito simples!

E não menos importante, crianças sempre esperam a lembrancinha da festa. Copos, squeezzes, uma foto imantada enviada por correio alguns dias depois, ou um arranjo feito com as balas que enfeitaram a festa. Coloque as crianças para dividirem e vai ser aquela confusão.

festa infantil caseira hotdogs

Organização e brincadeiras

Para que tudo saia bem, chame azamigas para ajudarem nos preparativos e na organização. Animadores de festas também são interessantes, vale a pena investir para animar as crianças.

Não esqueça das fotografias, e de sair nelas também! Eu garanto que esta festa será um sucesso, e depois de muitos anos, os sorrisos das crianças e dos pais serão mais descontraídos e familiares, como aqueles que nós vemos nas fotos dos nossos aniversários! Ah…só não garanto que no final desta festa infantil você estará menos cansada!

festa infantil caseira mesa

 

close