Vai viajar com crianças? Veja as dicas

Embora se intensifiquem nas férias de julho, as dúvidas sobre viagens com crianças sempre estão entre as maiores preocupações de quem planeja viajar. Seja para lugares nacionais ou para o exterior, é preciso tomar alguns cuidados para que o momento de lazer e diversão não vire uma dor de cabeça.

Uma ótima dica é escolher o local certo de acordo com o perfil dos integrantes da viagem. Para os que desejam viajar com seus filhos para locais sossegados, o destino certo é Cancún, localizada no estado de Quintana Roo, no México. “Famosa pelas suas praias, a cidade dispõe de ótima rede hoteleira com amplos espaços para a criançada se divertir, proporcionando tranquilidade durante a viagem”, explica o agente de viagens Igor Arruda, da Luck Viagens. Entretanto, Cancún não se resume somente às belezas naturais. “Há também bares e restaurantes, além de lojas de roupas, perfumes e artesanato com preço bastante atrativo que são opções para os adultos.”

Os Estados Unidos é outro país bastante procurado para viajar com os pequenos. Em Orlando, na Flórida, por exemplo, encontra-se o maior e o mais famoso complexo de parques do País, o Walt Disney World. Composto por 10 parques temáticos gigantescos, o local é o melhor lugar para quem deseja visitar os estúdios da Walt Disney e conhecer também os bastidores dos desenhos que fazem o imaginário infantil.

Porém, se não der para programar uma viagem para o exterior, já que o dólar está em alta, existem alguns lugares no Brasil que são muito atrativos tanto para os adultos como para a criançada. Um exemplo é o Beach Park, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, na praia Porto das Dunas. O maior parque aquático da América Latina conta com praias, resorts, lounges e restaurantes, além de 18 atrações entre radicais, moderadas e infantis. Outra opção é o parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, que é considerado o maior parque temático da América Latina. “Um dos mais famosos brinquedos de lá é o Crazy River, localizado na área temática do filme Madagascar e é ideal para quem gosta de água”, explica Igor Arruda. “Ele simula o rafting, prática de descer água corrente abaixo com um bote inflável, e leva os visitantes em aproximadamente 1 km de extensão de rio.”

Cuidados – Além de selecionar o lugar de acordo com o perfil dos viajantes, é necessário tomar algumas precauções, como tomar vacina contra Febre Amarela, se for para algum país da América do Sul. Também é preciso observar as documentações exigidas, como passaporte válido, caso sua viagem esteja programada para os EUA. Se a criança for viajar sem a presença dos pais é necessário ter uma autorização autenticada em cartório. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. Além disso, é sempre necessário andar com todas as documentações da criança, como a Carteira de Identidade. Também é preciso orientar as crianças quanto aos cuidados básicos necessários antes da viagem. “Sempre é bom que os pais orientem os filhos, principalmente se a viagem for para fora do país. Cuidados como contato do guia e ter atenção com estranhos são básicos, mas podem evitar maiores transtornos”, adverte Igor.

close