Etc

Várias ideias de como ensinar as cores para crianças

A criança percebe as cores à sua volta a partir dos 4 meses de idade (idade em que ela começa a enxergar melhor o mundo colorido que a cerca, pois antes disso ela enxerga tudo em preto e branco, por isso não precisa investir em móbiles ultra coloridos antes dessa idade, pois para ela não irá fazer a menor diferença), perceber ela percebe mas o que ainda demorará um tempo é para ela associar as cores aos objetos, pois a nomenclatura das cores é na verdade uma parte subjetiva do aprendizado.

A cor é um conceito abstrato e demora muito tempo para ela conseguir criar esse conceito, ela precisa de muitas experiências e vivências que o seu cérebro vai formando e armazenando até que ela começa a conseguir fazer essa conexão por volta dos dois anos de idade. Por isso você pode começar a fazer referência as cores antes mesmo dos dois anos, embora ela só irá começar a fazer essa associação mais tarde.

O ideal é que quanto mais experiências e mais vivências você proporcionar a ela, mais capacidade de fazer essa associação ela terá a seu tempo, pois as cores são um conceito muito difícil para a criança compreender, uma vez que envolve uma nova forma de ver o mundo para ela, o abstrato.

Lembrando que nessa idade, tudo se resume em conversa e brincadeira, as crianças pequenas aprendem brincando, então quanto mais brincadeiras, mais leve é o aprendizado.

Algumas ideias de como ensinar as cores para crianças do blog Tempo Junto:

  • Use a palavra cor juntamente com um objeto. Por exemplo, se estiver a dizer maçã, diga: esta é uma maçã e tem a cor verde.
  • Não teste a criança antes de lhe ensinar. Antes de lhe ensinar o conceito das cores com paciência, não questione a criança sobre o assunto, isto atrasará a aprendizagem.
  • Quando ensinar as cores lembre-se que a linguagem verbal nem sempre é a ideal, pois a criança irá começar por ser capaz de apontar uma cor antes de a verbalizar.
  • No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a idéia.
  • Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
  • A cada semana junte uma cor nova, mas trabalhe uma cor por semana, por exemplo: faça a semana da cor verde, a semana da cor vermelha… Quanto mais repetir a cor, mais facilmente a criança será capaz de assimilar o conceito.
  • Quanto mais formatos de cor (texturas, formatos…) mostrar à criança, mais o cérebro dela se desenvolverá e mais fácil será recordar-se posteriormente.

Para os bebês, você pode introduzir a noção de cores utilizando painéis sensoriais e garrafas sensoriais, recursos que irão despertar o interesse da criança, e proporcionar que ela explore o conceito de cor de uma forma divertida.

Painéis sensoriais:

Imagem: criandocomapego

Você pode utilizar um pedaço de papelão e colar nele itens da mesma cor que possam ser tocados, cheirados, quanto mais proporcionar a exploração melhor, por exemplo: pedrinhas, plumas, botões, pompons, etc.

Garrafas sensoriais:

Imagem: massacuca

Colocar dentro de garrafinhas plásticas pequenas que sejam de fácil manuseio para a criança, água + corante + pequenos itens da mesma cor do corante. Lembre de vedar bem a garrafa para evitar vazamentos.

Objetos iguais de cores diferentes:

Palitos coloridos e copos coloridos:

Imagem: Tempojunto

A criança precisa associar a cor dos palitos com as cores dos copos, colocando os palitos dentro dos copos de respectiva cor.

Tubos de papel + pompons:

Imagem: soescola

Utilizando tubos de papel (pode ser de rolo de papel higiênico, de rolo de papel toalha, etc.) pinte eles e depois peça a criança para colocar os pompons dentro dos tubos das cores respectivas.

Palitos coloridos + lata:

Imagem: mykinglist

Utilize uma lata de alumínio com tampa, na tampa faça furos para poder introduzir os palitos, na volta de cada furo, cole fita adesiva colorida nas respectivas cores dos palitos, e peça a criança para colocar os palitos de acordo com as cores em cada furo.

Pregadores coloridos + papel colorido:

Imagem: CriandoComApego

Em um papelão, pinte as cores separadamente e depois peça a criança para colocar os prendedores coloridos em suas cores respectivas no papelão.

Adesivos + papel:

Imagem: busytoddler

Utilizando folhas de papel colorido, peça a criança para colar os adesivos de bolinhas nas respectivas folhas de cada cor.

Objetos diferentes com cores diferentes

Caixa + objetos diferentes:

Utilize uma caixa de sapato, faça furos grandes com espaço suficiente para passar os objetos, e pinte a borda dos furos com as cores dos objetos selecionados, depois peça a criança que coloque os objetos dentro dos furos coloridos de acordo com sua cor.

Bambolês coloridos + objetos:

imagem: ohiofitnessgarage

Posicione os bambolês de cores distintas no chão e selecione os objetos das cores dos bambolês, depois peça a criança que coloque os objetos dentro dos bambolês das cores respectivas.

Papel + objetos:

Imagem: sandboxacademy

Selecione alguns objetos e disponha folhas coloridas em uma mesa, peça a criança que associe os objetos com as cores das folhas respectivamente.

Gostou dessas ideias de como ensinar as cores para as crianças?

Confira mais ideias de atividades infantis nos posts a baixo:

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Matemática Divertida: 9 Dicas para Ensinar Matemática para Crianças

A matemática é uma parte essencial da vida, e quanto mais cedo as crianças se…

% dias atrás

Resenha de “Ferreiro de Bosque Grande” de J.R.R. Tolkien – para crianças e adultos

J.R.R. Tolkien, um nome que evoca imediatamente imagens de hobbits, anéis poderosos e batalhas épicas…

% dias atrás

Estilo em Família: Mães famosas e seus filhos que encantam com looks coordenados

Diversas personalidades famosas são conhecidas por terem um incrível estilo pessoal, tornando-se referências de moda…

% dias atrás

Filmes antigos para ver com as crianças

Nada melhor do que um bom clássico para curtir em família, os filmes antigos apesar…

% dias atrás

Melhores Parques Aquáticos de SP: Thermas Water Park, Magic City e Muito Mais!

Quer fazer um passeio diferente e refrescante? Conheça neste artigo os melhores parques aquáticos de…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás